Como é trabalhar na Universidade de Brasília (UnB)?

Ambiente que pode melhorar

Assistente Administrativo

Brasília, DF

Prós: O ambiente é muito agradável e tem grandes possibilidades de crescimento. Em 2 anos de empresa já cheguei a uma coordenação e consigo implantar algumas mudanças por lá. Além de sempre ser possível investir em sua formação profissional.

Contras: A Universidade tem mais de 50 anos e tem algumas práticas muito retrógradas contaminadas por uma cultura corporativista dos professores que faz com que não se avance no que não é do interesse da classe dos professores.

Conselhos para presidência: Diminuir os poderes dos professores e dar mais liberdade de atuação administrativa aos técnicos.

Bom lugar para começar a carreira.

Brasília, DF

Prós: Bom lugar para conhecer gente importante da área de computação. Foco bastante em pesquisa. Flexibilidade no meu horário como estagiário. Possibilidade de aprendizagem muito grande.

Contras: As máquinas são bem desatualizadas, para algumas tarefas eu tenho que usar meu próprio notebook. Insegurança na universidade, de vez em quando acontece alguns furtos nos estacionamentos.

Um bom lugar

PesquisadorEx-funcionário, saiu em 2016

Brasília, DF

Prós: Alunos motivados pra aprender. Apoio para a pesquisa. Bom ambiente, em geral (campus muito bonito). Esta universidade oferece alojamento para professores.

Contras: É muito difícil entrar com uma vaga. O processo é burocrático e complicado demais, sobretudo para estrangeiros. Não tem una rede de internet em todo o campus, cada faculdade tem a sua própria rede.

Conselhos para presidência: Facilita a internacionalização agilizando os tramites para se candidatar a vagas. Por exemplo, aceita o doutorado de países europeias sem necessidade de homologar o titulo.

Potencial enorme, gestão pobre

Estudante

Brasília, DF

Prós: Espaço amplo, prédios novos bastante acolhedores e confortáveis. Alguns docentes são extremamente qualificados e motivados. Espaço para aprender a conviver com a diversidade

Contras: Foco está saindo da tríade ensino/pesquisa/extensão e sendo dado cada vez mais a assuntos externos (política, ideologias). Boa parte dos professores está acomodado no serviço público e não se atualiza nem se esforça para melhorar as aulas. Muita burocracia para tudo atrasa coisas que deveriam se resolver imediatamente

Conselhos para presidência: Melhorem a gestão. Iniciem um programa de gestão que realmente funcione

Opção pela UnB

Professor Adjunto IV

Brasília, DF

Prós: Plano de Saúde, Plano de Carreira, ambiente Profissional e respeitoso. O nível dos professores é excelente. Os alunos são muito preparados e o nível educacional é otimo.

Contras: A infra estrutura sofreu com a falta de de investimento do governo federal. Precisa de reforma nas salas de aulas, nos laboratórios e nos banheiros.

Uma avaliação curta e abrangente

Estudante

Gama, DF

Prós: Excelente lugar, possui uma versatilidade cultural muito grande, ótimos professores, os cursos são muito interessantes, o apoio estudantil é bem evidente.

Contras: Falta um infraestrutura mais adequada, o estacionamento é aquém, a biblioteca não dá um suporte adequado à quantidade de alunos, o acesso à faculdade é cheio de empecilhos

Estágio UnB

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2015

Gama, DF

Prós: É uma empresa flexível com os horários pois sabe as dificuldades que os estudantes da Universidade de Brasília têm no momento de criar a grade horária.

Contras: Os valores das bolsas de estágio poderiam ser diferentes em relação a cada especialidade, já que existem diferentes cursos na instituição. Dependendo da complexidade de cada área.

Muito boa

Bolsista de Doutorado

Brasília, DF

Prós: Boa produtividade, companherismo. Avaliação constante do crescimento. PROFESSORES ACESSIVEL, possibilidade de crescimento, possibilidade de colaboração

Contras: Salário de doutorando muito baixo quando comparado com outras empresas, isso é muito desmotivante para o pesquisador que sempre tem que procurar novas fontes de renda

Técnico de TI

Assessor Técnico de Tecnologia da Informação (TI)

Brasília, DF

Prós: Jornada de trabalho flexível, liberam para estudar, e oportunidades de estudo dentro dos programas de extensão e de formação acadêmica, restaurante universitário e etc.

Contras: As chefias são concedidas por amizade e politicagem e não por capacitação e competência. Há muitos profissionais que não são comprometidos com o trabalho.

As dificuldades no processo influenciam diretamente no êxito da pesquisa

Bolsista de Iniciação Científica

Brasília, DF

Prós: Aprendizado e networking com profissionais da área, conhecimento dos processos de elaboração de pesquisa científica e redação científica, desenvolvimento de características profissionais

Contras: A universidade pública em si conta com problemas na disponibilização de materiais devido ao processo burocrático, e a falta de estímulo e aplicabilidade das pesquisas executadas no ambiente da universidade

Universidade de Brasília (UnB)

Descrição:A Universidade de Brasília (UnB) é uma universidade pública federal brasileira, com sede na cidade de Brasília, no Distrito Federal. A instituição possui 4 campi, sendo estes nas cidades de Brasília (Campus Darcy Ribeiro), Planaltina (Faculdade UnB Planaltina), Gama (Faculdade UnB Gama), Ceilândia (Faculdade UnB Ceilândia) e Paranoá (em projeto).

Desde a sua criação, a UnB tem um papel extremamente importante tanto nacionalmente quanto regionalmente no que diz respeito a excelência do ensino e da pesquisa. Atualmente é a maior instituição de ensino superior do centro-oeste do Brasil e uma das mais importantes do país.