Como é trabalhar na Universidade de Brasília (UnB)?

A universidade te dá varias possibilidades

Estudante Pesquisador

Ceilândia, DF

Prós: Várias possibilidades para pesquisas, nas mais diversas áreas e para todos os tipos de aluno. O mais importante é o interesse dos discentes em adentrar nas pesquisas, pois vagas sempre tem!

Contras: Mesmo conseguindo entrar numa área de pesquisa de maneira relativamente fácil, é bem difícil conseguir uma bolsa, pois o processo é bastante burocrático. Além disso, nem sempre se tem todos os equipamentos/produtos necessários para uma melhor realização do projeto.

Uma boa instituição mas mal administrada

Ex-funcionário, saiu em 2018

Brasília, DF

Prós: O meio de ingresso na empresa que e através de concurso publico possibilitando uma melhor escolha doa profissionais que ali estão, escolhendo os melhores

Contras: Organização de toda a estrutura de pagamento e da organização geral da empresa sendo extremamente burocrática e demorada a realização de vários trabalhos

copiei do exemplo

Professor Universitário

Brasília, DF

Contras: Liberdade de trabalho, horários flexíveis, excelente pacote de benefícios como alimentação, seguro saúde, seguro de vida e descontos nas empresas conveniadas. Exige alta performance dos funcionários mas possui recompensa em forma de PLR e, para os executivos o bônus anual.

Boa Universidade pública

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Brasília, DF

Prós: Trabalhar em vários projetos de pesquisa e extensão. Conhecer diversas áreas e grupos de pesquisa. Participar de eventos científicos relevantes para atuação profissional.

Contras: Por ser universidade publica, a falta de verbas que deveria ser cedida pelo governo federal, os projetos da Universidade enfrentam dificuldades de continur em andamento.

Ambiente que pode melhorar

Assistente Administrativo

Brasília, DF

Prós: O ambiente é muito agradável e tem grandes possibilidades de crescimento. Em 2 anos de empresa já cheguei a uma coordenação e consigo implantar algumas mudanças por lá. Além de sempre ser possível investir em sua formação profissional.

Contras: A Universidade tem mais de 50 anos e tem algumas práticas muito retrógradas contaminadas por uma cultura corporativista dos professores que faz com que não se avance no que não é do interesse da classe dos professores.

Conselhos para presidência: Diminuir os poderes dos professores e dar mais liberdade de atuação administrativa aos técnicos.

Bom lugar para começar a carreira.

Brasília, DF

Prós: Bom lugar para conhecer gente importante da área de computação. Foco bastante em pesquisa. Flexibilidade no meu horário como estagiário. Possibilidade de aprendizagem muito grande.

Contras: As máquinas são bem desatualizadas, para algumas tarefas eu tenho que usar meu próprio notebook. Insegurança na universidade, de vez em quando acontece alguns furtos nos estacionamentos.

Um bom lugar

PesquisadorEx-funcionário, saiu em 2016

Brasília, DF

Prós: Alunos motivados pra aprender. Apoio para a pesquisa. Bom ambiente, em geral (campus muito bonito). Esta universidade oferece alojamento para professores.

Contras: É muito difícil entrar com uma vaga. O processo é burocrático e complicado demais, sobretudo para estrangeiros. Não tem una rede de internet em todo o campus, cada faculdade tem a sua própria rede.

Conselhos para presidência: Facilita a internacionalização agilizando os tramites para se candidatar a vagas. Por exemplo, aceita o doutorado de países europeias sem necessidade de homologar o titulo.

Potencial enorme, gestão pobre

Estudante

Brasília, DF

Prós: Espaço amplo, prédios novos bastante acolhedores e confortáveis. Alguns docentes são extremamente qualificados e motivados. Espaço para aprender a conviver com a diversidade

Contras: Foco está saindo da tríade ensino/pesquisa/extensão e sendo dado cada vez mais a assuntos externos (política, ideologias). Boa parte dos professores está acomodado no serviço público e não se atualiza nem se esforça para melhorar as aulas. Muita burocracia para tudo atrasa coisas que deveriam se resolver imediatamente

Conselhos para presidência: Melhorem a gestão. Iniciem um programa de gestão que realmente funcione

Opção pela UnB

Professor Adjunto IV

Brasília, DF

Prós: Plano de Saúde, Plano de Carreira, ambiente Profissional e respeitoso. O nível dos professores é excelente. Os alunos são muito preparados e o nível educacional é otimo.

Contras: A infra estrutura sofreu com a falta de de investimento do governo federal. Precisa de reforma nas salas de aulas, nos laboratórios e nos banheiros.

Uma avaliação curta e abrangente

Estudante

Gama, DF

Prós: Excelente lugar, possui uma versatilidade cultural muito grande, ótimos professores, os cursos são muito interessantes, o apoio estudantil é bem evidente.

Contras: Falta um infraestrutura mais adequada, o estacionamento é aquém, a biblioteca não dá um suporte adequado à quantidade de alunos, o acesso à faculdade é cheio de empecilhos

Universidade de Brasília (UnB)

Descrição:A Universidade de Brasília (UnB) é uma universidade pública federal brasileira, com sede na cidade de Brasília, no Distrito Federal. A instituição possui 4 campi, sendo estes nas cidades de Brasília (Campus Darcy Ribeiro), Planaltina (Faculdade UnB Planaltina), Gama (Faculdade UnB Gama), Ceilândia (Faculdade UnB Ceilândia) e Paranoá (em projeto).

Desde a sua criação, a UnB tem um papel extremamente importante tanto nacionalmente quanto regionalmente no que diz respeito a excelência do ensino e da pesquisa. Atualmente é a maior instituição de ensino superior do centro-oeste do Brasil e uma das mais importantes do país.