Como é trabalhar na Unilever?

Empresa boa, é uma tristeza está mudando

Recife, PE

Prós: Possibilidade de aprender sobre todas as áreas, programas interessantes para mostrar aos funcionários todo o funcionamento da cadeia desde da produção até o consumidor final, foco total na qualidade do produto e no consumidor.

Contras: Baixa possibilidade de crescimento, cartas marcadas nas promoções, Job Post não funciona. RH inexiste. Baixa remuneração, processos muito burocráticos, contrato com terceirizados globais não atendem as demadas das unidades.

Conselhos para presidência: Revisar políticar de carreiras, internalizar setores importantes como compras. Reter talentos

Ajudante Geral

Goiânia, GO

Prós: Trabalhar na Unilever meu amigo é simplesmente maravilhoso,vou começar a te contar o porque:A partir do momento que eu começei a trabalhar nessa empresa a minha vida tem mudado muito,por exemplo,a Unilever é uma empresa que valoriza bastante o seu colaborador,preza muito pela sua segurança e não acaba ai,ela também te oferece inúmeros benefícios,como o ticket alimentação no valor de 280,00 reais,fornece a rota para que o colaborador se locomova de sua casa com mais tranquilidade evitando que você passe por trantornos ao ir trabalhar como por exemplo enfrentar ônibus lotado,também te fornece uma lojinha na qual você compra os produtos Unilever com descontos especiais que por sinal são produtos de alta qualidade,e não é só isso,também ela te concede o direito de ter um plano de saúde digno e isso não é só para você,se a pessoa for casada e tiver filhos esse plano se estende para seus entes queridos,enfim como eu disse anteriormente são inúmeros benefícios,e para finalizar o que eu mais me sinto grato primeiramente a DEUS e depois a Unilever é que eu estava por fazer uma cirurgia na qual me custaria uma certa quantia de dinheiro considerável,pelo benefício do plano de saúde que a empresa fornece,eu fui contemplado em poder fazer essa cirurgia e a minha esposa também pode fazer,trabalhar na Unilever para mim é simplesmente um prazer e um previlégio!!.

Contras: O ponto negativo que eu acho é as vezes as acepções de pessoas que existe dentro da empresa,ou seja muitos operadores mais antigos de casa se acham superiores as demais pessoas,mais deixando bem claro que não são todos e que isso é um ponto de vista pessoal da minha parte,e outro ponto negativo segundo a minha percepção é o fato de as vezes as lideranças não colocarem as políticas da empresa em prática,por exemplo no dia que tem uma auditoria dentro da fábrica é aquela maior correria para fazer algo,arrumar algo,pintar algo,creio eu que isso é um ponto negativo,porque se sempre manter o foco na organização,em ter sempre um bom desempenho dentro da empresa,dentro da fábrica não precisaria se preocupar tanto em querer fazer esses tipos de coisa na última hora,bom essa é a minha opnião.

Experiência boa, dependendo da marca que trabalhar.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2010

Prós: Como já disseram em uma das avaliações, é uma verdadeira escola de Marketing, várias marcas legais e de sucesso que nos identificamos para trabalhar, tornando o dia a dia produtivo, pois conseguimos ver os resultados do trabalho feito.
    Os colegas de trabalho são qualificados e inteligentes, todos acrescentam muito passando sua experiência.
    Muitos benefícios bons para o funcionário, visando a qualidade de vida e o bem estar do funcionário.

Contras: Pelo que vi, a empresa possui diferentes 'culturas', pois em cada marca, há um tipo de gestão diferente, um RH diferente, ou seja, tudo é diferente. Já vi marcas em que todos os funcionários elogiavam tudo o tempo todo. E já vi marcas em que todos só reclamavam e nada acontecia.
    E na marca que trabalhei, por azar, só reclamavam. Reclamavam do salário que estava abaixo do mercado, reclamavam da estagnação (apesar de ter o job rotation que não funciona para todos como deveria) e falta de crescimento (muitos coordenadores infelizes por não conseguirem uma promoção). Todos os que trabalharam comigo estão atualmente em outra empresa, como gerentes. Já vi isto em outra avaliação, que a Unilever forma profissionais para crescerem em outra empresa. E é verdade. As avaliações são confusas, exigem por exemplo, do estagiário uma experiência pessoal e profissional absurda. Se for seu primeiro emprego e você tiver 18, 19 anos, vai sofrer e muito. Uma por que a maioria dos estagiários são bem mais velhos (23, 24 até 25 anos), mais maduros e com mais experiência. A hierarquia lá é muito forte, apesar da autonomia na liderança de projetos. A politicagem também é forte. Se você for político, chegará longe! Se for introvertido, na sua, dificilmente conseguirá mudar de área, que dirá crescer lá dentro.

Conselhos para presidência: RH extremamente confuso, ninguém entende as avaliações que são feitas, você reclama de pessoas que abusam do poder e nada é feito. Pois o importante pra eles é que você dê resultado para a empresa, independente de qualquer coisa.
    O Q.I. (Quem Indica) lá é muito forte, as pessoas são promovidas por conta disso e não pela sua competência.
    Eles deveriam fazer uma campanha motivacional de 'Viva as diferenças', para que as pessoas entendam que não é porque você não é igual todo mundo, que você não é um bom funcionário.

Atenção promotores !!!!!!

Promotor de Merchandising

Salvador, BA

Prós: Cultura geral muito preocupada com a segurança , saúde , meio-ambiente . Com a sustentabilidade etc...

Contras: RH muito a desejar. Processos centralizados e burocráticos , atrasam e dificultam contratações entre outros serviços , que se fosse adotado o modelo adhocrático de gestão , as coisas seriam muito mais facilmente solucionados.
    Muita cobrança pra pouco investimento no merchandising que é o setor de mais importância .

Conselhos para presidência: Investir mais no setor de merchandising no que tange a quantidade de promotores , pois são muitas categorias para uma pessoa , numa loja com 2500 m².
    Melhorar o salário dos promotores pois várias empresas concorrentes com muitos menos sku's atuando em menos categorias estão com seus vencimentos superiores e com benefícios compatíveis e mais atrativos .

Excepcional!

Prós: Excelente empresa, oportunidades de crescimento, flexibilidade, muitos benefícios e ambiente super agradável.

Contras: RH muito fraco!

Conselhos para presidência: Rever contratos com terceiros, especialmente com a IBM, os funcionários dessa empresa tratam muito mal os colaboradores da Unilever e o processo de contratação é muito lento.

Excelente escola para o mercado.

CoordenadorEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: É uma excelente escola para carreira, com posições de grande autonomia para tomada de decisões em várias hierarquias.

Contras: Empresa totalmente partenalista, quem não entra como trainee ou estagiário possui muito pouca chance de crescimento. RH é inexistente. Houve uma reestruturaçao ha pouco mais de 1 ano e diminuiu ainda mais as chances de crescimento.

Conselhos para presidência: Tratar os "recursos" como pessoas.

Ótima empresa!!!

Prós: Grande nível de aprendizagem
    Visa bem estar dos funcionários

Contras: RH não age corretamente, e esta muito distante das pessoas
    Gerentes que humilham funcionários - RH sabe e não faz nada
    Abuso de poder gerentes - RH sabe e não faz nada

Ótima empresa para formar profissionais, porém muito fraca em retê-los.

Coordenador

Prós: Uma empresa muito interessante para início de carreira e aprendizagem. É uma verdadeira escola de marketing. Por ter no seu portfólio marcas consagradas e altos investimentos, é possivel trabalhar diversas opções e por isso aprender muito.
    Conhecer todo o processo de produção e a cadeia de diferentes produtos é muito enriquecedor.
    Como aprendizado é uma ótima empresa, pois possibilita a visão 360º.

Contras: RH muito ruim e pouco ativo. O sistema de avaliação não é claro e não é aplicado da mesma forma para todos, de forma que causa insatisfação e confusão entre os funcionários. O sistema de meritocracia que implementaram é 100% ineficiente. A grande parte dos funcionários na base que estão um nível abaixo do gerencial, acabam optando por sair da empresa por não ver oportunidades e perspectivas.
    Dessa forma, muitas pessoas acabam ganhando 3 anos de experiencia robusta e acaba em uma oferta muito mais interessante de emprego em outra empresa, ou seja, a Unilever está formando profissionais para outras grandes corporações, tendo uma baixa taxa de retenção.

Conselhos para presidência: No que consigo enxergar é notório que daqui alguns anos a Unilever perderá funcionários de alto desempenho por não estabelecer formas de remuneração e reconhecimentos claros. Além disso, aconselho que o programa de trainee seja revisto para ao fim, o candidato ter uma experiencia também com gestão de pessoas. Há muita gerência sem nenhuma experiencia de gerencialmento pessoal o que causa frustração com grande parte dos times.

Intenso aprendizado

Ex-funcionário, saiu em 2002

Prós: A Unilever eh uma empresa muito madura, que proporciona uma intenso aprendizado aos seus colaboradores. La a possibilidade de aprendizagem eh imensa. Os processos sao muito organizados, os produtos geralmente lideres de mercado e a possibilidade de ser expatriado eh relativamente maior do que quando comparada com seus competidores.

Contras: Por ser uma empresa gigantesca e com muitos processos, a empresa eh lenta para tomar decisoes. Pelo mesmo motivo, existe uma intensa relacao politica nos niveis superiores.

Conselhos para presidência: Flexibilizar alguns processos para dar maior agilidade a empresa.

Pode ser um bom lugar para se trabalhar, dependendo do que você valoriza.

CoordenadorEx-funcionário, saiu em

Prós: Bom ambiente de trabalho e equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Contras: Excesso de burocracia, crescimento muito lento na carreira, RH passivo, baixa remuneração.

Conselhos para presidência: As pessoas se transformaram em números e com isso a empresa perde talentos.

Unilever

Descrição:Uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo, fabricante de produtos de higiene pessoal e limpeza, alimentos e sorvetes, a Unilever completa, em 2013, 84 anos de atuação no Brasil. Presente em 100% dos lares brasileiros ao longo de um ano, seus produtos atingem, mensalmente, 86% dos domicílios, ou seja, cerca de 37 milhões. São oito décadas de sucesso, conquistas, convívio e relacionamento com o consumidor, antecipando desejos, atendendo necessidade e construindo marcas consagradas como Omo, Comfort, Seda, Lux, Kibon, Hellmann’s, Arisco, Knorr, Becel, Maizena, AdeS, Dove, Axe, Close Up e Rexona, entre outras.