Como é trabalhar na Unigel?

Muito a melhorar

Gestor

Prós: A Unigel é uma escola, pois desempenhamos/aprendemos outras funções que muitas vezes não são inerentes ao cargo para o qual fomos contratados. Localização do escritório de SP; ambiente de trabalho descontraído; colegas de trabalho.

Contras: É uma empresa familiar, apesar da figura do CEO. Existe muita ansiedade (desnecessária) dos Gestores. Não há planejamento. Onde tudo, absolutamente tudo é urgente e importante, nada é urgente e importante. Todos os processos são manuais (Excel), o Datasul não tem muita utilidade (ou o trabalho não seria feito todo em Excel). Quando um funcionário pede demissão ou é demitido, todo o histórico da função é perdido. A maioria dos funcionários têm que fazer horas extras todos os dias, pois a empresa não automatiza funções e não contrata mão de obra suficiente. Não há plano de carreira, não existem oportunidades de crescimento nem interesse em reter os ótimos funcionários (que acabam pedindo demissão). Ausência de processos estruturados, retrabalhos são frequentes e a hierarquia tem forte dependência do dono da empresa na tomada de decisões... Muito barulho: não existem baias e todos os funcionários falam muito alto o tempo todo (algazarra, parece um mercado de peixe). Isso vai aumentando o nível de stress ao longo do dia, especialmente qdo se tem que atender ligações intls e qdo precisamos de "alguma concentração" para trabalhar...

Conselhos para presidência: O CEO deve ter autonomia. A Unigel deve, urgentemente, deixar de ser uma empresa familiar.

Precisa Melhorar

CoordenadorEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Uma verdadeira escola para quem quer aprender e empreender é o lugar certo. A empresa proporciona um ambiente agradável de trabalho.

Contras: Decisões de ultima hora, falta de planejamento bem como descontrole da administração nos processos.

Operador I

Candeias, BA

Prós: Grande estrutura, muitas áreas para o desenvolvimento profissional, excelente grupo de trabalho para quem está começando a carreira profissional

Contras: Falta um plano de cargos e salários definido e mais eficiente, além das oscilações de mercado de seus produtos finais. Uma Gestão sobrecarregada deixando assim muitas brechas

Prós: É um lugar interessante para se trabalhar, pois você aprende muito. O salário é muito bom, a localização da empresa - fácil acesso às principais vias da capital.

Contras: Os funcionários da companhia. Não todos, porém é muita gente querendo puxar o tapete do outro ou se dar bem em cima dos méritos do outro. Pode ser normal no mundo corporativo em que você está, porém, na Unigel, a ganância fala mais alto que a humildade.

Empresa neutra em todos os quesitos.

Account Manager

Prós: Empresa séria, não atrasa pagamentos. Tem uma boa politica de PLR para os funcionários tanto na fábrica como do administrativo. Empresa com tradição no ramo Petroquímico.

Contras: Sem plano de carreira. Infelizmente as novas vagas não são repassadas para funcionários atuais. Apesar das mudanças na gestão ainda é um ponto a melhorar.

Conselhos para presidência: Melhorar o RH.

Bom lugar

Assistente AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Ambiente agradável, ótimos profissionais de diversos departamentos e boa equipe.

Contras: O fato de ser uma empresa familiar não ajuda muito a empresa como um todo.

Boa empresa para trabalhar.

Técnico de Segurança do Trabalho

Candeias, BA

Prós: Liberdade entre os níveis. Podemos como técnicos transitar nas salas dos gerentes e diretores sem restrições.

Contras: Falta de um plano de cargos e salários. As remunerações são aumentadas na maioria das vezes por meio do sindicato.

Má gestão de pessoas

Operador de Produção I

Candeias, BA

Prós: Relação entre os funcionários muito saudável. A empresa não cobra aprendizado o que para mim é ruim mas outros colegas visualizam como uma pressão a menos.

Contras: A empresa tem dificuldade em reter talentos por não conseguir gerenciar e valorizar corretamente seu capital humano. Assim a qualidade da força de trabalho cai tanto por perda de pessoas qualificadas quanto por desmotivação do grupo.

Conselhos para presidência: Hoje estamos melhorando, por meio da profissionalização da gestão. Acredito que avaliações em 360° pode ser decisivo para identificar pessoas que precisam de treinamento em liderança. Outro fator importante é relacionado a cultura, existe hoje uma barreira enorme que impede que idéias muito boas que existem na base da pirâmide hierárquica venham a ser postas em prática. Por causa disso a empresa deixa de melhorar seu processos e aumentar sua eficiência em diversos processos.

Emprego

Operador de ProcessosEx-funcionário, saiu em 2012

Candeias, BA

Prós: Remuneração, variação de atividades

Contras: Instabilidade, a empresa não tem plano de carreira

Ex-funcionário, saiu em 2015

Prós: Bom ambiente de trabalho Grande aprendizado

Contras: Falta plano de carreira As oportunidades não são iguais, depende de gênero. Falta incentivo para os funcionários trabalharem com qualidade.

Unigel

Descrição:A Unigel é a maior produtora latino-americana de acríclicos e estirênicos. Possui diversos produtos químicos, petroquímicos e plásticos, fertilizantes e embalagens. É também a maior produtora de sulfato de amônio na América do Sul e a única produtora de acrilonitrila e metacrilato na América Latina. Possui centros de produção e distribuição no Brasil e no México.