Como é trabalhar na Universidade de Fortaleza (UNIFOR)?

Ritmo de empresa pública

Técnico de Laboratório

Fortaleza, CE

Prós: Ambiente amigável e bem tranquilo, tem um refeitório na própria empresa. Para quem gosta de ritmo de empresa pública é ótimo. Pagamento em dias e as vezes até antecipado.

Contras: Sem planos de cargos e salários. Algumas gerências e diretorias não vão atrás de melhorias para seus subordinados. Poucos benefícios. Não investe em cursos.

Uma excelente empresa

Fortaleza, CE

Prós: Boa qualidade de trabalho, sem grandes pressões, a quantidade de setores favorece a divisão de tarefas não havendo a unificação de conhecimento e responsabilidade em apenas um setor.

Contras: Dificuldade de comunicação entre certos setores, acarretando em atraso de determinados processos, setor de TI limitado a manter o que já existe, não havendo foco em novos caminhos e assim não estando a frente do necessário.

Conselhos para presidência: Sair zona de conforto e investir em inovação.

Tem um grande potencial a se explorar

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: É uma empresa que esta disposta a qualificar seus funcionários. Tem uma gama de benefícios que facilitam a qualidade de vida, e incentiva a educação.

Contras: Tem uma gestão que deixa muito a desejar. Hierarquia evidente e impositora. Um alto nível de QI - Quem Indica, oque compromete a satisfação dos funcionários. Manipulação das entrevistas internas, oque impede o crescimento por mérito.

Conselhos para presidência: A presidência e os gestores, tem que serem mais receptivos para com a gestão de pessoas, e o RH tem que sair do escritório e ir a campo para avaliar melhor a verdadeira cultura organizacional.

Desenvolvimento profissional

SecretárioEx-funcionário, saiu em 2014

Fortaleza, CE

Prós: Insentivo á capacitação profissional, onde a empresa tras cursos para desenvolver seus colaboradores em suas funções. Empresa certificada Iso 9001.

Contras: Baixa remuneração. Abuso do poder. Diminuiram a taxa de desconto para estudar na instituição, assim dificutando a possibilidade do funcionário pagar as mensalidades.

Conselhos para presidência: Transformar chefes em líderes, principalmente nos setores que tem parentesco com o dono do grupo.

Bom para quem está começando, mas sem chance de crescimento

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Fortaleza, CE

Prós: É muito flexível, pelo menos no meu setor. Sempre que precisei , pude trabalhar também durante a tarde para folgar depois sem necessidade de comunicar ao RH. Tratava diretamente com a coordenação. Salário conforme o mercado, nada extraordinário.

Contras: Não há plano de carreira para estagiários. Não importa se você se destaca, se é esforçado... Acabou o contrato, valeu, foi bom, adeus. Chefia imediata não se preocupa em motivar os estagiários. O serviço que os estagiários fazem aqui, não acrescenta muito em relação à experiência. Nosso trabalho poderia ser feito por qualquer pessoa. (pelo menos no meu setor). Não creio que seja necessário estar na faculdade pra tirar xerox e grampear documentos.

Conselhos para presidência: Efetivar os estagiários para que os mesmos se motivem a construir carreira na universidade e verificar de perto se o que o serviço dos estagiários CONDIZ COM O CURSO. Trabalhar em uma empresa que você sabe que não vai te dar futuro, desanima e isso se reflete diretamente na produção. Um de meus colegas não durou nem seis meses no estágio, já começou a buscar outras oportunidades. A UNIFOR deveria se atentar mais a isso.

Não possibilita crescimento

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Fortaleza, CE

Prós: Ambiente de trabalho bom, equipamentos de qualidade, bom para quem é aluno, pois fica localizada dentro do campus, muitos projetos inovadores do grupo Edson Queiroz.

Contras: Não possibilita crescimento profissional, salários baixos, não possui plano de carreira, local onde a amizade prevalece do que o bom trabalho. Quase nunca efetivam os estagiários.

Conselhos para presidência: Efetivar mais estagiários.

Ótima experiência se for um aluno da Universidade, mas precisa mudar muita coisa lá

ProgramadorEx-funcionário, saiu em 2012

Fortaleza, CE

Prós: É muito bom por ser uma oportunidade de trabalhar dentro da Universidade. Trabalhei em muitos projetos inovadores. O aprendizado com outros bons profissionais. Na minha época, trabalhei em várias áreas e aprendi muito. Tinha um ótimo relacionamento com as pessoas. Pra quem é aluno, ainda ganha desconto e tem vaga no estacionamento interno.

Contras: Haviam demandas para trabalhar em projetos de inovação e para evolução do sistema legado (projetos internos). O maior problema, é que o sistema legado está difícil de manter e com tecnologias antigas. Fazendo com que os profissionais fiquem para trás do mercado de trabalho. Além disso, devido a alta demanda e falta de conhecimento técnico de superiores, não havia espaço para aplicar boas práticas como testes automatizados, refatoração de projetos, separação de serviços, etc. Isso ajudaria tanto na produtividade da equipe a longo prazo como na motivação para reter e atrair talentos.

Conselhos para presidência: Ouvir mais os líderes técnicos. Incentivar boas práticas de desenvolvimento como testes automatizados, refatoração de projetos, separação de serviços, etc. Isso ajudaria tanto na produtividade da equipe a longo prazo como na motivação para reter e atrair talentos. Não sei se isso agora está sendo feito, mas na minha época não estava.

Professor

Fortaleza, CE

Prós: inovadora aberta para mudancas, permite que haja engajamento e trabalho em equipe. boa para crescer. paga em dia. lindo campus que gosto muito.

Contras: O salario poderia ser um pouco melhot especialmente se avaliarmos outras instituicoes de ensino rm fortaleza como aquela logo ali ao lado. mas gosto.

Trabalhe só se estiver precisando mesmo.

Auxiliar Administrativo

Fortaleza, CE

Prós: Investimento nos funcionários através de cursos. Desconto de 30% na graduação na própria instituição. Campus com clima agradável. Oferece plano de saude e refeição na empresa com abatimento no salário.

Contras: Possibilidades de crescimento são raras, salário não é compatível com o mercado, existe grande burocracia nos processos de trabalho na empresa. Não existe nenhum plano de cargos e carreiras, existe apenas para professores, funcionários administrativos são abandonados neste quesito. Passamos anos na mesma função e recebendo apenas um reajuste baixíssimo do acordo com sindicato dos auxiliares administrativos. A empresa não oferece transporte para quem mora longe.

Conselhos para presidência: Aumento do desconto de incentivo a graduação para os funcionários administrativos, e valorização dos funcionários que possuem curso superior cursando ou já concluído. O salário é incompatível pra quem quer crescer na vida pagando uma mensalidade altíssima mesmo com o desconto ofertado.

Ótima empresa. Ótimo local para aprender.

Auxiliar Administrativo

Fortaleza, CE

Prós: Ótimo ambiente de trabalho, ótimos benefícios. Trabalho em equipe. Cursos internos para o desenvolvimento do funcionário é da equipe. Constante aprendizado.

Contras: Por mais que a empresa invista nos funcionários, deveria haver planos de carreira e de crescimento. Existem funcionários que estão há anos no mesmo cargo e não foram oferecidas oportunidades de crescimento.

Universidade de Fortaleza (UNIFOR)