Como é trabalhar na Tribunal Superior do Trabalho (TST)?

Estágio no TST

Estagiário Superior

Brasília, DF

Prós: O Tribunal tem um ambiente muito agradável, é desenvolvido um programa de qualidade de vida muito bom lá dentro. Não se faz tanta diferenciação entre servidor e estagiário, como acontece em outros órgãos que trabalhei, como o Itamaraty.

Contras: Algumas chefias ainda tem a mentalidade um tanto quanto arcaica. Mesmo que a diferenciação estagiário X servidor seja menor que em alguns lugares, isso ainda é feito um pouco, o que é chato.

Conselhos para presidência: Dar mais voz e vez aos estagiários, são pessoas com a mente oxigenada, cheia de inovação que deveriam ser mais ouvidas. Também fazer com que as chefias também ouçam suas demandas.

Tst

Analista Judiciário de TI

Brasília, DF

Prós: Estrutura física, horário de trabalho, benefícios, muitos cursos ofertados aos servidores. O restaurante é muito bom e barato, e há recesso no final de ano.

Contras: Salário inferior ao de carreiras análogas, ausência de politica de gratificação vinculada a desempenho, poucas oportunidades de crescimento na carreira.

Conselhos para presidência: Investir em um politica de remuneração variavel baseada em metas e desempenho, em modernização tecnológica e no desenvolvimento profissional dos servidores.

Ótimo lugar para trabalhar

Analista Judiciário

Brasília, DF

Prós: Valorização do servidor. Infraestrutura (prédio relativamente novo, com estacionamento perto). Horário de trabalho. Creche para filhos dos servidores. Bom atendimento médico e odontológico no prédio.

Contras: Existem lugares com salário melhor. Muitas vezes os salários ficam defasados pela alta inflação sem o respectivo reajuste salarial. O plano de carreira não é longo, desafiador e ambicioso igual do setor privado.

Ótimo

Brasília, DF

Prós: Muito conhecimento adquirido, pessoal qualificado, apenas quatro horas de trabalho, bom para quem precisa de dinheiro sem prejudicar a faculdade.

Contras: O serviço público em geral é bem engessado, pude ver isso, apesar de alguns servidores serem ativos, buscarem se desenvolver, pelas amarras do governo, não crescem.

Ótimo

Supervisor Administrativo

Brasília, DF

Prós: Gestão de pessoas, clima organizacional. Ambiente saudável, implementação de técnicas modernas de gestão para melhorar o desempenho dos colaboradores.

Contras: Burocracia, limitações para valorização e progressão dos funcionários eficientes, em razão das restrições de concurso público, indicações políticas e gestores pouco preparados.

Positiva

Auxiliar de Servidor

Brasília, DF

Prós: Ótimo ambiente de trabalho, cursos constantes, infraestrutura completa. Vários setores e segmentos de trabalho. Palestras e seminários constantes

Contras: Não há política meritocrática. Ambiente de trabalho competitivo, dificuldade de licenças remuneradas, Palestras e seminários constantes apenas na área jurídica

Conselhos para presidência: Valorização dos servidores compromissados

Bom

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Brasília, DF

Prós: Gostei muito de ter estagiado no tst, um ótimo ambiente de trabalho, todos bem educados, porém o salário dos estagiários é baixo, sem vale alimentação e com a apenas o vale transporte e o salário o estagiário vive. Igual a 650.

Contras: Creio que o estagiário não é garçom e muito menos empregado dos servidores que trabalham lá, então tem muito coisas que pedem pra você fazer que não é do alcance do estagiário.

Conselhos para presidência: Aumentar o salário dos estagiários

Uma experiência linda.

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2015

Brasília, DF

Prós: A equipe e o trabalho desenvolvido em comum com todos os colegas, além dos aprendizados que tivemos ao longo dos meses em experiência juntos.

Contras: Ficava em um local longe da minha residência e eu acabei sofrendo com o transito, além de perder muito tempo com o transporte. Mas para quem tem carro, é beleza.

Excelente ambiente para crescimento profissional

Estagiário Superior

Brasília, DF

Prós: Ambiente agradável, organizado e sempre limpo. Todos os servidores tem total disponibilidade e paciência para ensinar as atividades aos estagiários. Transporte de funcionários até a rodoviária de Brasília.

Contras: Muita hierarquia (por tratar-se de órgão publico) o que pode acabar prejudicando um pouco o convívio e a interação entre todos os membros da equipe.

Um bom lugar para se trabalhar

Técnico Judiciário

Brasília, DF

Prós: Oportunidade de crescimento, qualificação, flexibilidade de horário e home office.

Contras: Carga de trabalho elevada e falta de possibilidade de realização de trabalhos diferenciados.

Tribunal Superior do Trabalho (TST)