Como é trabalhar na Tribunal Superior do Trabalho (TST)?

O trabalho que todos querem

Estágio

Prós: TST tem comunhão, muitas pessoas comunicativas, humildes, são bem sinceros, fazem com que a lealdade seja eficaz em tudo que há. Setores onde encontramos pessoas felizes com o que trabalha

Contras: Não há pontos negativos, TST trabalha com lealdade, rapidez, e cada setor podemos ver isso, seja nas turmas, nas secretarias, nos gabinetes, cada um com sua rapidez

Local desafiador

Prós: Ótima estrutura, desenvolvimento pessoal integrado com capacitação profissional avançada. Oportunidades de mudanças e restaurante muito excelente .

Contras: Metas excessivas, alguns gabinetes com politicagem na escolha de funções, poucas vagas de estacionamento e trabalho excessivo para cumprir cotas.

Excelente

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2017

Brasília, DF

Prós: O ambiente de trabalho no qual estive alocado foi fantástico. Tive chefes e supervisores excelentes e que me ensinaram muito do que sei hoje sobre a profissão. É um lugar muito bom para fazer estágio, você é tanto aprende quanto ensina, pois os servidores estiveram sempre dispostos a ouvir.

Contras: Existia alguns problemas de gestão entre a diretoria da unidade a qual estive alocado e meus chefes mais diretos, o que deixava algumas situações desconfortáveis. Mas, acredito terem sido problemas pontuais e já solucionados.

Melhor órgão público para se trabalhar

Analista Judiciário

Brasília, DF

Prós: Estrutura excepcional Preocupação com o bem estar do servidor Refeitório de qualidade Estacionamento amplo Possibilidade de crescimento profissional

Contras: Não é possível qualificar nenhum ponto negativo, pois o Tribunal Superior do Trabalho é referencia quando se trata de serviço publico no país.

Considero um ótimo local para se desenvolver e prestar um serviço de qualidade a sociedade

Técnico Judiciário

Brasília, DF

Prós: Ambiente de trabalho, incentivo ao desenvolvimento, horário flexível, colegas qualificados, incentivos a pós-graduação e a bolsa de idiomas, creches e cursos realizados no horário de trabalho.

Contras: Poucas vagas no estacionamento, falta da gestão por competência para indicação em cargos de chefia e poucas bolsas para pós-graduação e idiomas.

Conselhos para presidência: Incentivar e facilitar a implantação da gestão por competências

Ótimo lugar para trabalhar

Analista Judiciário

Brasília, DF

Prós: Valorização do servidor. Infraestrutura (prédio relativamente novo, com estacionamento perto). Horário de trabalho. Creche para filhos dos servidores. Bom atendimento médico e odontológico no prédio.

Contras: Existem lugares com salário melhor. Muitas vezes os salários ficam defasados pela alta inflação sem o respectivo reajuste salarial. O plano de carreira não é longo, desafiador e ambicioso igual do setor privado.

Uma experiência linda.

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2015

Brasília, DF

Prós: A equipe e o trabalho desenvolvido em comum com todos os colegas, além dos aprendizados que tivemos ao longo dos meses em experiência juntos.

Contras: Ficava em um local longe da minha residência e eu acabei sofrendo com o transito, além de perder muito tempo com o transporte. Mas para quem tem carro, é beleza.

Excelente ambiente para crescimento profissional

Estagiário Superior

Brasília, DF

Prós: Ambiente agradável, organizado e sempre limpo. Todos os servidores tem total disponibilidade e paciência para ensinar as atividades aos estagiários. Transporte de funcionários até a rodoviária de Brasília.

Contras: Muita hierarquia (por tratar-se de órgão publico) o que pode acabar prejudicando um pouco o convívio e a interação entre todos os membros da equipe.

Estágio no TST

Estagiário Superior

Brasília, DF

Prós: O Tribunal tem um ambiente muito agradável, é desenvolvido um programa de qualidade de vida muito bom lá dentro. Não se faz tanta diferenciação entre servidor e estagiário, como acontece em outros órgãos que trabalhei, como o Itamaraty.

Contras: Algumas chefias ainda tem a mentalidade um tanto quanto arcaica. Mesmo que a diferenciação estagiário X servidor seja menor que em alguns lugares, isso ainda é feito um pouco, o que é chato.

Conselhos para presidência: Dar mais voz e vez aos estagiários, são pessoas com a mente oxigenada, cheia de inovação que deveriam ser mais ouvidas. Também fazer com que as chefias também ouçam suas demandas.

Tst

Analista Judiciário de TI

Brasília, DF

Prós: Estrutura física, horário de trabalho, benefícios, muitos cursos ofertados aos servidores. O restaurante é muito bom e barato, e há recesso no final de ano.

Contras: Salário inferior ao de carreiras análogas, ausência de politica de gratificação vinculada a desempenho, poucas oportunidades de crescimento na carreira.

Conselhos para presidência: Investir em um politica de remuneração variavel baseada em metas e desempenho, em modernização tecnológica e no desenvolvimento profissional dos servidores.

Tribunal Superior do Trabalho (TST)