Como é trabalhar na Tribunal Regional Federal da 2ª Região?

Excelente lugar para se trabalhar

Prós: Os melhores pontos, certamente, são: remuneração, estabilidade e ambiente de trabalho. Ganha-se, com estes pontos, qualidade de vida, uma vez que gera um grau baixíssimo de estresse.

Contras: Algumas situações podem gerar no servidor um pensamento de instabilidade interna - porque externamente, por tratar-se de cargo púbico, há estabilidade. Isto porque, em alguns casos, acontecimentos alheios à vontade e à conduta do servidor acabam por trazer-lhe consequências importantes e injustas.

Percepção de um agente interno

Prós: Tem um bom plano de salários, a estabilidade empregatícia é garantida e os horários podem ser flexíveis.

Contras: Embora os altos salários e a estabilidade trabalhista sejam fatores atraentes, esta empresa está emperrada num sistema arcaico de gestão, no qual toda e qualquer promoção é baseada em alianças políticas e relações de interesses.
    É visível que muitos cargos de importância são oferecidos a pessoas incapacitadas para exercê-los e, consequentemente, isso só alimenta o funcionamento nada dinâmico e arcaico que caracterizam a empresa.

Estágio TRF 2º Região

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

São Pedro da Aldeia, RJ

Prós: Ótima bolsa remuneração para estágio, ambiente acolhedor, servidores pacientes para ensinar o acadêmico, vasta experiência na área jurídica.

Contras: Único ponto negativo é que o estágio acaba... rs, pena que não podemos ser efetivados, só por meio de concurso público... Ou seja, não existe pontos negativos.

Otima experiencia

Prós: Otimo lugar apara aprender materias de direito e aprender convivencia num ambiente profissional, atendimento a partes de um processo e elaborar despachos

Contras: Um acervo muito grande de processos o que demanda muito esforco organizacao e dedicacao ee um estagiario que ocupara essa funcao a ser destinada

Ótima remuneração, pouco incentivo

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: A maioria dos profissionais são legais e permitem desenvolvimento do estagiário; remuneração acima do valor de mercado para a carga horária solicitada.

Contras: Por ser servidores públicos outros colaboradores não se dedicam a suas atividades e não incentivam aqueles que estão no local para auxiliá-los.

Bom local, ótima escolha

Prós: Carga de horário boa, volume razoável de trabalho, bom aprendizado, contato direto com juízes federais e advogados, colegas de trabalho compatíveis com o ensino.

Contras: Baixa remuneração se comparado a órgãos privados, depois de um determinado tempo você acaba tendo que repetir o trabalho e deixa de aprender coisas novas.

Só sai porque estava enrolada com meu TCC! Se não continuava, aprendi muito.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Meu setor era bem agradável. Meus chefes tinham paciência em explicar os trabalhos, que por sua vez não eram tão difíceis. Horário flexível (no período de provas da faculdade).

Contras: Os estagiários ficavam apertados na mesa. As cadeiras não eram confortáveis e os computadores eram antigos. Sala grande sem divisórias, todos se ouviam.

Tranquilidade e estabilidade, sem grande possibilidade de projeção.

Analista Judiciário

Prós: O órgão possui boa estrutura de trabalho (equipamentos, sistema e pessoal de apoio), padrão ético aceitável, benefícios e serviços, como divisão médica, odontológica, psicológica, biblioteca etc.

Contras: Dificuldade de crescimento na carreira, em razão do engessamento da estrutura pública. Influência de aspectos políticos para negociação de salários e falta de incentivo para produtividade.

Ótimo

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Ótimos supervisores, boa gestão, ótimas oportunidades pasta aprender, mas você tem que estar esperto para agarrar essas oportunidades. Recursos bons

Contras: Hierarquia engessada em muitos setores, problemas de comunicação entre áreas fim e meio, alguns colaboradores ser recusam a ser atualizar e a mudança de gestão ocorre com frequência demais

Ambiente agradável, como atribuições claras e definidas mas poucos desafios.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2012

Prós: O ambiente de trabalho é agradável e sua carga de trabalho e atribuições ão respeitadas. Os servidores são pacientes e educados, auxiliando você no seu aprendizado.

Contras: Os processos e rotinas são bem definidos nas áreas administrativa, portanto quem gosta de ambientes desafiadores pode ficar um pouco frustrado em relação as atribuições diárias.

Tribunal Regional Federal da 2ª Região