Como é trabalhar na Tribunal Regional Federal da 2ª Região?

Estágio TRF 2º Região

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

São Pedro da Aldeia, RJ

Prós: Ótima bolsa remuneração para estágio, ambiente acolhedor, servidores pacientes para ensinar o acadêmico, vasta experiência na área jurídica.

Contras: Único ponto negativo é que o estágio acaba... rs, pena que não podemos ser efetivados, só por meio de concurso público... Ou seja, não existe pontos negativos.

Otima experiencia

Prós: Otimo lugar apara aprender materias de direito e aprender convivencia num ambiente profissional, atendimento a partes de um processo e elaborar despachos

Contras: Um acervo muito grande de processos o que demanda muito esforco organizacao e dedicacao ee um estagiario que ocupara essa funcao a ser destinada

Ótima remuneração, pouco incentivo

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: A maioria dos profissionais são legais e permitem desenvolvimento do estagiário; remuneração acima do valor de mercado para a carga horária solicitada.

Contras: Por ser servidores públicos outros colaboradores não se dedicam a suas atividades e não incentivam aqueles que estão no local para auxiliá-los.

Bom local, ótima escolha

Prós: Carga de horário boa, volume razoável de trabalho, bom aprendizado, contato direto com juízes federais e advogados, colegas de trabalho compatíveis com o ensino.

Contras: Baixa remuneração se comparado a órgãos privados, depois de um determinado tempo você acaba tendo que repetir o trabalho e deixa de aprender coisas novas.

Só sai porque estava enrolada com meu TCC! Se não continuava, aprendi muito.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Meu setor era bem agradável. Meus chefes tinham paciência em explicar os trabalhos, que por sua vez não eram tão difíceis. Horário flexível (no período de provas da faculdade).

Contras: Os estagiários ficavam apertados na mesa. As cadeiras não eram confortáveis e os computadores eram antigos. Sala grande sem divisórias, todos se ouviam.

Tranquilidade e estabilidade, sem grande possibilidade de projeção.

Analista Judiciário

Prós: O órgão possui boa estrutura de trabalho (equipamentos, sistema e pessoal de apoio), padrão ético aceitável, benefícios e serviços, como divisão médica, odontológica, psicológica, biblioteca etc.

Contras: Dificuldade de crescimento na carreira, em razão do engessamento da estrutura pública. Influência de aspectos políticos para negociação de salários e falta de incentivo para produtividade.

Ótimo

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Ótimos supervisores, boa gestão, ótimas oportunidades pasta aprender, mas você tem que estar esperto para agarrar essas oportunidades. Recursos bons

Contras: Hierarquia engessada em muitos setores, problemas de comunicação entre áreas fim e meio, alguns colaboradores ser recusam a ser atualizar e a mudança de gestão ocorre com frequência demais

Ambiente agradável, como atribuições claras e definidas mas poucos desafios.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2012

Prós: O ambiente de trabalho é agradável e sua carga de trabalho e atribuições ão respeitadas. Os servidores são pacientes e educados, auxiliando você no seu aprendizado.

Contras: Os processos e rotinas são bem definidos nas áreas administrativa, portanto quem gosta de ambientes desafiadores pode ficar um pouco frustrado em relação as atribuições diárias.

Estagiário de Direito

Prós: Ambiente propício para o aprendizado. Os servidores são muito educados, pacientes e aptos a ensinar o estagiário nos procedimentos necessários para a realização de minutas de decisões e demais atividades.

Contras: Um dos pontos negativos é a escassez de benefícios. Outro ponto negativo é o fato, com certa frequência, ser necessário resolver casos muito parecidos por meio da aplicação de modelos. Isso faz com que, às vezes, haja monotonia.

Um ótimo estágio

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Carga horária de 20 horas semanais respeitadas e que, dependendo do gabinete, podem ser flexíveis; grande aprendizado através da elaboração de votos e decisões.

Contras: A bolsa auxílio não é muito alta comparada com outros órgãos, como a Procuradoria Geral do Estado e a Procuradoria Geral do Município e não possui auxílio alimentação.

Tribunal Regional Federal da 2ª Região