Como é trabalhar na Tribunal Regional Federal da 1° Região?

Ótimo lugar para aprender sobre o direito

Brasília, DF

Prós: Vários pontos positivos, dentre eles a oportunidade de aumentar o conhecimento na área jurídica e de vivenciar de perto os vários ramos do direito.

Contras: No geral tudo e muito bom, porém acredito que a estrutura de alguns órgãos do tribunal é um pouco precária, devido até pela idade, isso é uma coisa que será resolvida em breve com a construção da nova sede.

Estágio - TRF1

Brasília, DF

Prós: Ambiente agradável. Um Órgão excelente para agregar conhecimento, no âmbito profissional e social. É possível colocar em prática o conhecimento adquirido na faculdade.

Contras: Por se tratar de Órgão Público, não possui oportunidade para seguir carreira, apenas através de concurso público. Em certos momentos é notável como o estagiário é desvalorizado.

Bom.

Estágio

Brasília, DF

Prós: Os servidores costumam serem extremamente prestativos. É um ambiente de trabalho bem agradável, apesar de ser um tribunal as vezes consegue mesmo até ser descontraído.

Contras: Dependendo do setor pode ser um horror trabalhar aqui, principalmente nas secretárias(cartórios),nos gabinetes apesar de terem muito serviço também são mais agradáveis de se trabalhar.

Estágio

Brasília, DF

Prós: Excelente local para aprendizado (em gabinete). Se o estagiário tiver vontade de aprender, processo é que não falta. Com o tempo o estagiário poderá até mesmo minutar votos.

Contras: Por ser um órgão, não tem plano de carreira. Não tem pontos negativos. Horário bem flexível. Grande local de aprendizado. Atendimento aos advogados.

Estagio

EstágioEx-funcionário, saiu em 2010

Lajeado, RS

Prós: Estagio de extremo aprendizado. Ambiente agradável e construtivo. Servidores públicos comprometidos com o trabalho. Todos estudantes de direito deveriam passar por essa experiência.

Contras: Não vejo pontos negativos pois tive experiência maravilhosa no estágio da justiça federal. Os superiores sempre autorização a diminuição da carga horária em dias de prova.

Ótimo lugar para se trabalhar

Analista JudiciárioEx-funcionário, saiu em 2013

Unaí, MG

Prós: A justiça federal tem uma ótima estrutura para se trabalhar, o ambiente de trabalho é excelente e os servidores são bastante qualificados. Foi uma experiência muito boa para minha vida pessoal e profissional.

Contras: O quadro da justiça federal é bem reduzido se comparado com outros órgãos do judiciário e isso acaba por dificultar a remoção dos servidores. Esse foi, inclusive, o motivo da minha saída para outra esfera do judiciário . No mais, não tenho outras reclamações a respeito.

Conhecendo um pouco da Justiça Federal

Técnico Judiciário

Vitória, ES

Prós: Sinergia entre as pessoas, bons equipamentos, boa estrutura física, bons processos de trabalho, boa remuneração, flexibilidade no desempenho das funções

Contras: Falta de participação dos servidores no poder diretivo do órgão, acúmulo de processos, falta de equilíbrio na lotação dos setores tendo como critérios a demanda

Conselhos para presidência: Pensar sempre no jurisdicionado e na melhoria do grau de confiança com a sociedade

Uma experiência inesquecível

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Belém, PA

Prós: Trabalhar com servidores públicos é como fazer parte de uma grande família. Muitos pensam que o trabalho do servidor público é uma baderna, mas não é. Tudo muito organizado, com metas a atingir.

Contras: Os sistemas informatizados do tribunal são muito antigos. Muitos departamentos tinham alguns problemas com eles. Apesar da implantação do SEI, ainda assim existem muitas coisas a melhorar nesse aspecto.

Conselhos para presidência: Solicitar junto aos outros responsáveis pelas subseções judiciárias a atualização dos sistemas informatizados.

Justiça Federal

Técnico

Campo Formoso, BA

Prós: Ambiente tranquilo, sem atendimento direto ao público. Salário bom para os padrões atuais. Possibilidade de remoção para outras localidades com mais facilidade que em outros órgãos.

Contras: Muito trabalho, elevada demanda de processos e poucos servidores. No entanto, com a informatização dos processos vai ajudar na movimentação mais rápida dos processos.

Muito bom.

Técnico Judiciário

Porto Alegre, RS

Prós: Carga horária compatível com o trabalho, salário alto e algumas vantagens como plano de saúde e vale alimentação. Oportunidade de aprendizado contínuo.

Contras: Metas bastante altas, o que exige trabalho fora do horário normal. Não recebe pelas horas extras, apenas compensação em banco de horas. O plano de saúde é quase todo coparticipação.

Tribunal Regional Federal da 1° Região