Como é trabalhar na Tribunal Regional Federal da 1° Região?

excelente

Técnico Judiciário

Salvador, BA

Contras: Não há interação entre setores, na verdade há um desorganização, em se tratando de matéria administrativa, afinal, há uma burocracia para coisas simples.

Conselhos para presidência: valorizar o técnico

Juiz de Fora, MG

Prós: Horário que não atrapalha os estudos ( 4 horas diárias - 20 semanais ) estacionamento, boa relação com outros estagiários e funcionários .

Contras: Algumas responsabilidades são repassadas aos estagiários de forma excessiva. Alguns problemas com pessoal. Em alguns locais não existe muita preocupaçao em desenvolver o estagiário.

Estagio

EstágioEx-funcionário, saiu em 2010

Lajeado, RS

Prós: Estagio de extremo aprendizado. Ambiente agradável e construtivo. Servidores públicos comprometidos com o trabalho. Todos estudantes de direito deveriam passar por essa experiência.

Contras: Não vejo pontos negativos pois tive experiência maravilhosa no estágio da justiça federal. Os superiores sempre autorização a diminuição da carga horária em dias de prova.

Características gerais do trabalho

Brasília, DF

Prós: O horário para o estagiário é flexível, porém, na minha área a qualidade de vida no serviço é ruim, as mesas e cadeiras tem tamanho desproporcional.

Contras: A qualidade de vida no serviço é ruim, as mesas e cadeiras tem tamanho desproporcional, porém a área de Ergonomia tem mudado aos poucos esse problema.

Ótimo lugar para se trabalhar

Analista JudiciárioEx-funcionário, saiu em 2013

Unaí, MG

Prós: A justiça federal tem uma ótima estrutura para se trabalhar, o ambiente de trabalho é excelente e os servidores são bastante qualificados. Foi uma experiência muito boa para minha vida pessoal e profissional.

Contras: O quadro da justiça federal é bem reduzido se comparado com outros órgãos do judiciário e isso acaba por dificultar a remoção dos servidores. Esse foi, inclusive, o motivo da minha saída para outra esfera do judiciário . No mais, não tenho outras reclamações a respeito.

Conhecendo um pouco da Justiça Federal

Técnico Judiciário

Vitória, ES

Prós: Sinergia entre as pessoas, bons equipamentos, boa estrutura física, bons processos de trabalho, boa remuneração, flexibilidade no desempenho das funções

Contras: Falta de participação dos servidores no poder diretivo do órgão, acúmulo de processos, falta de equilíbrio na lotação dos setores tendo como critérios a demanda

Conselhos para presidência: Pensar sempre no jurisdicionado e na melhoria do grau de confiança com a sociedade

Chato

Estagiário Superior

Prós: Nao atrasa, como é instituicao federal o salario é garantido. Estrutura fisica boa das installacoes. Muitos feriados e enforcamentos. Alem do recesso juridico no final do ano

Contras: Nao efetiva. Muito parado. Pouco trabalho. A baixa eficiencia é cultura instaurada. Burocracia pra tudo, o que acaba estimulando a baixa eficiencia.

Uma experiência inesquecível

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Belém, PA

Prós: Trabalhar com servidores públicos é como fazer parte de uma grande família. Muitos pensam que o trabalho do servidor público é uma baderna, mas não é. Tudo muito organizado, com metas a atingir.

Contras: Os sistemas informatizados do tribunal são muito antigos. Muitos departamentos tinham alguns problemas com eles. Apesar da implantação do SEI, ainda assim existem muitas coisas a melhorar nesse aspecto.

Conselhos para presidência: Solicitar junto aos outros responsáveis pelas subseções judiciárias a atualização dos sistemas informatizados.

estagio em empresa publica

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Maceió, AL

Prós: Bom ambiente de trabalho, compartilhamento de experiências e foi interessante a troca de experiência com as pessoas pertencentes ao trabalho.

Contras: Não era possível fazer carreira profissional, somente através de concurso público. A equipe de desenvolvimento de software era muito pequena.

Justiça Federal

Técnico

Campo Formoso, BA

Prós: Ambiente tranquilo, sem atendimento direto ao público. Salário bom para os padrões atuais. Possibilidade de remoção para outras localidades com mais facilidade que em outros órgãos.

Contras: Muito trabalho, elevada demanda de processos e poucos servidores. No entanto, com a informatização dos processos vai ajudar na movimentação mais rápida dos processos.

Tribunal Regional Federal da 1° Região