Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG) logo

Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG)

Como é trabalhar na Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG)?

Já foi um ótimo lugar de trabalho, hoje nem tanto.

Prós: A remuneração é adequada, considerando-se a jornada normal de trabalho (30h/semana para os servidores, 40h/semana com acréscimo de comissão para cargos de chefia).

Há uma grande preocupação com a educação continuada dos servidores.

Bom plano de saúde sem custos para os servidores (custos eventuais para os dependentes).

Contras: Excesso de trabalho nos anos eleitorais, causado menos pelas eleições em si, e mais pela carência de servidores. As horas-extras geralmente dependem de sobra no orçamento para pagamento.

Não raro há servidores com mais de 120 horas em banco para compensação; porém, como a maior parte dos setores, na capital e no interior, encontram-se com menos servidores que o adequado, o gozo de compensações geralmente acarreta sobrecarga de trabalho para os colegas.

Presidentes advindos de outro Tribunal, com uma cultura organizacional completamente antiquada; quando resolvem "mostrar serviço" e deixar o órgão "com a sua cara", terminam por causar mais transtornos que benefícios.

Equipamentos de informática antigos (especialmente nos cartórios do interior).

Conselhos para presidência: Deixar mudanças de vulto (se necessárias) a cargo da Diretoria-Geral. Presidentes são passageiros (podem ficar por, no máximo, quatro anos no Tribunal) e vêm de uma cultura organizacional diferente; Diretores-Gerais são, via de regra, servidores antigos do Tribunal, que conhecem por dentro a organização, seus pontos fortes e fracos.

Estágio

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2018

Contagem, MG

Prós: Ótimo salário, sendo um dos melhores no que diz respeito a remuneração por horas trabalhadas. Serviço muito tranquilo e carga horária baixa. Em algumas zonas, os servidores tratam muito bem os estagiários. Para um estágio inicial, está de excelente tamanho, muito difícil conseguir algo melhor nos períodos inicias da faculdade.

Contras: O serviço é muito mecânico, não contribuindo para sua formação acadêmica. Algumas vezes, eles depositam o valor da bolsa de maneira errada. O estágio é muito instável, pois a qualquer momento eles podem te mandar embora sem nenhum aviso prévio.

Excelente instituição para desenvolver um trabalho sério

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2008

Prós: O ambiente no setor de Comunicação é ótimo, as pessoas são bem humoradas, a equipe é muito unida e dedicada. São o oposto da imagem que as pessoas em geral têm dos funcionários públicos. O Tribunal é bem grande, com vários setores e funcionários. Fiquei lá durante 6 meses, como estagiária, e foi uma experiência incrível. Em períodos não eleitorais os funcionários podem trabalhar com jornada reduzida.

Contras: Só é possível ser contratado através de concurso público, mas raramente lançam edital e, quando lançam, não contemplam vagas para a área de Comunicação. O último concurso para essa área foi há mais de 10 anos.

Gostaria de dizer que vale a pena esforçar para fazer parte de uma empresa como essa.

Estagiário A

Prós: trabalho como estagiária e acho ótimo para trabalhar em equipe e compreensão dos concursados que nos tratam o melhor possível entre eles como se fossemos consursados também

Contras: Acredito que como todas as empresas o Tribunal possua pontos negativos, mas não consegui encontrar nenhum deles, para ser sincera acredito ser uma das melhores empresas.

Conselhos para presidência: Aprendi a lidar com a vida na empresa TRE

Bom como primeira experiência de estágio

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Divinópolis, MG

Prós: Boa relação dos superiores com os estagiários. Horários cumpridos rigorosamente e superiores sempre predispostos a auxiliar estagiários novatos.

Contras: Excesso de demanda em períodos eleitorais. Por falta de planejamento e distribuição dos eleitores para comparecimento no cartório ao longo do ano, grande número de eleitores buscam atendimento em véspera de eleição, fazendo com que funcionários façam hora extra.

Bom lugar para trabalhar por longos anos.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Bom lugar para trabalhar. Ótimo clima organizacional. Há flexibilidade de horário. Chefia imediata prestativa. Ótimo lugar para fazer estágios

Contras: Empresa um pouco burocrática em relação à processos cotidianos. Benefício de vale transporte só é recebido no final do mês. Ou seja o primeiro mês o funcionário tem que arcar com as despesas de transporte

Excelente oportunidade para ganho de experiência

Prós: Ótima oportunidade para ganho de experiência. Possui horário flexível, ambiente e colegas agradáveis.

Contras: Delegação de tarefas para os estagiários, tendo esse muita pressão em suas atividades. A não possibilidade de contratação, sendo essa através de concurso.

Emprego público, estável porém desestimulante

Técnico

Prós: Estabilidade no emprego. Salário um pouco acima da média de mercado.

Contras: Pouca ou quase nenhuma oportunidade de crescimento na carreira, a não por meio de outro concurso público.

Bom lugar

Técnico A

Prós: Estabilidade jornada de trabalho certa bom relacionamento entre colegas.

Contras: Horário de jornada inflexível cumprimento de metas impostas pelo cnj

Nada a mencionar

Técnico Administrativo

Prós: Beneficios, estabilidade, salário em dia

Contras: Politicagem, falta de reconhecimento

Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG)