Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG) logo

Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG)

Como é trabalhar na Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG)?

Já foi um ótimo lugar de trabalho, hoje nem tanto.

Prós: A remuneração é adequada, considerando-se a jornada normal de trabalho (30h/semana para os servidores, 40h/semana com acréscimo de comissão para cargos de chefia).

Há uma grande preocupação com a educação continuada dos servidores.

Bom plano de saúde sem custos para os servidores (custos eventuais para os dependentes).

Contras: Excesso de trabalho nos anos eleitorais, causado menos pelas eleições em si, e mais pela carência de servidores. As horas-extras geralmente dependem de sobra no orçamento para pagamento.

Não raro há servidores com mais de 120 horas em banco para compensação; porém, como a maior parte dos setores, na capital e no interior, encontram-se com menos servidores que o adequado, o gozo de compensações geralmente acarreta sobrecarga de trabalho para os colegas.

Presidentes advindos de outro Tribunal, com uma cultura organizacional completamente antiquada; quando resolvem "mostrar serviço" e deixar o órgão "com a sua cara", terminam por causar mais transtornos que benefícios.

Equipamentos de informática antigos (especialmente nos cartórios do interior).

Conselhos para presidência: Deixar mudanças de vulto (se necessárias) a cargo da Diretoria-Geral. Presidentes são passageiros (podem ficar por, no máximo, quatro anos no Tribunal) e vêm de uma cultura organizacional diferente; Diretores-Gerais são, via de regra, servidores antigos do Tribunal, que conhecem por dentro a organização, seus pontos fortes e fracos.

Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE/MG)