Como é trabalhar na Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região?

bom para quem quer aprender

Estagiário de Processos

Prós: Bom convivível com as pessoas, as pessoas estão dispostas a tirarem as suas dúvidas, são amigáveis, estão sempre a disposição e são compreensíveis

Contras: salário baixo, não tem benefícios, não tem vale transporte, não tem vale refeição, não tem vale alimentação. o salário não compensa, é baixo.

Prós: Estabilidade, plano de carreira, possibilidade de mudança de setor

Contras: Falta de gerenciamento de competências , clima institucional não privilegia os servidores, apenas os terceirizados

Conselhos para presidência: Valorizar a prata da casa

Técnico Judiciário

Prós: Grande liberdade para desenvolver o trabalho, o que permite aprender bastante e desenvolver suas idéias. Para quem quer seguir a carreira jurídica, ótimo local para aprendizado do ofício. Seus pontos de presença geralmente estão bem localizados. A duração do expediente possibilita ao servidor fazer cursos extras e desenvolver outras atividades.

Contras: Extremamente desorganizado, sem processos estabelecidos e indicadores que possibilitem avaliar o trabalho desenvolvido. Falta desafio, o trabalho é repetitivo e monótono. Rejeitam metas, indicadores, melhores práticas, tem resistência a seguir as resoluções do CNJ/CSJT. A organização não tem a cultura do planejamento; as atividades são definidas e informadas conforme a necessidade e conveniência, em prazos curtos, o que exige grande quantidade de trabalho extraordinário das pessoas. Os gestores não são preparados para exercer cargos de gestão, e o critério de escolha dos gestores atende a interesses políticos/pessoais. Não há plano de carreira para ascender aos cargos de gestão, nem critérios objetivos que definam a escolha dos gestores. Estrutura física não é uniforme em todas as unidades; em algumas é melhor do que em outras.

Conselhos para presidência: Modernizar a área administrativa, exercitar o planejamento estratégico, instituir metas e objetivos claros e bem definidos e premiar quem atingir as metas

Estabilidade mas baixa motivação profissional

Analista de TI

Prós: Estabilidade por ser um cargo público ingressado por concurso público.

Contras: A gestão é praticamente inexistente, falta planejamento, cursos raramente são oferecidos e não valorizam os servidores mais empenhados e capacitados.

Conselhos para presidência: Deveria utilizar competência como critério absoluto para seus diretores em vez de utilizar critério estritamente político. Os exemplos de pessoas competentes e desmotivadas no exercício profissional são inúmeros.

Lugar bom para trabalhar

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Estrutura excelente, possui Rh, entre outras sub repartições dentro do órgão para atender ao público interno e externo além de possuir horários flexíveis e boa condição de trabalho no todo

Contras: Serviço burocrático de secretaria e muita das vezes difícil convívio pessoal com os colegas o que é a regra no órgão e muito favorecimento pessoal

Trt

Técnico Administrativo

Prós: Estabilidade, remuneração inicial acima da média do mercado, flexibilidade de horário da jornada de trabalho (no setor em que estou lotada).

Contras: Poucas oportunidades de crescimento profissional, ausência de reajuste salarial adequado, necessidade de maiores investimentos em Tecnologia.

Avaliaçao

Analista Administrativo

Prós: O maior ponto positivo do serviço público é a estabilidade. Além disso, os servidores recebem benefícios como auxílio alimentação, auxílio creche etc.

Contras: O pior ponto negativo do serviço público é a desmotivação e a falta de premiação por produtividade. Independente da produtividade e da proatividade, o salário é o mesmo.

Técnico Judiciário

Prós: O salário é muito bom em comparação com outros lugares e os colegas de equipe são unidos.

Contras: Há cobrança de trabalho que não pertence a sua função, os juízes não trabalham e cobram seus serviços dos funcionários.

Conselhos para presidência: Melhor valorização do trabalho e fiscalização e cobrança dos magistrados.

Recomendo!

Analista Judiciário

Prós: Flexibilidade de horário; estabilidade; direito a opinões; satisfação pessoal de fazer serviço para a comunidade. Estrutura razoável, com estacionamento próprio. Cursos próprios e incentivos à qualificação profissional.

Contras: Há muita pressão por volume de trabalho e números, quando o serviço deveria prezar pela qualidade. Minha tarefa é elaborar minutas de sentenças que dizem qual o direito que irá regular a vida dos trabalhadores e das empresas, logo deveria ser um trabalho artesanal e não de produção em massa.

Conselhos para presidência: Ficar esforços em garantir mais investimentos para a Justiça do Trabalho e ampliação do quadro de servidores.

Excelente ambiente para aprendizado jurídico.

Analista Judiciário

Prós: A remuneração é acima da média do mercado para um profissional com a mesma qualificação. Possibilidade de flexibilização de horários. Estabilidade.

Contras: Dificuldade de mobilidade entre diferentes setores e funções. Dificuldade na conquista de reajustes salariais, os quais dependem de lei específica.

Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região

Descrição:GOVERNO, ONG E ASSOCIAÇÕES