Como é trabalhar na Tribunal de Justiça do Estado do São Paulo (TJ/SP)?

Ótimo para aprender por um curto período de tempo.

Estagiário em DireitoEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: Oportunidade de aprendizado, pouca carga horário e muito tempo para estudar. Além disso, o contato com os magistrados e seu dia a dia é muito construtivo para aqueles que estão na dúvida entre carreira pública ou privada.

Contras: O salário é muito baixo e muitas vezes as atividades são repetitivas. A experiência vale a pena por volta de um ano, depois disso não há mais muito o que aprender.

Administrador de Rede

Maringá, PR

Prós: Oportunidade de aprendizagem com novas tecnologias, metodologias, implantação, oportunidade de estudos, upgrade de carreira, novas parcerias.

Contras: Oportunidade de aprendizagem com novas tecnologias, metodologias, implantação, oportunidade de estudos, upgrade de carreira, novas parcerias.

Remuneração muito abaixo do que deveria

Prós: Ambiente agradável, trabalho interessante e grande proximidade com os juízes. Contato com várias áreas do direito, elaboração de sentenças e despachos diversos.

Contras: O salário do estagiário é absolutamente incompatível com a realidade brasileira. Os estagiários do TJ substituem milhares de servidores e são utilizados para suprir as faltas de funcionários dos tribunais

Bom, mas com ressalvas

EstágioEx-funcionário, saiu em 2014

Itápolis, SP

Prós: Contato com diversos advogados e superiores que estavam dispostos a ensinar um pouco mais sobre a dinâmica da justiça nos foruns no Brasil...

Contras: Alguns dos colegas não atendiam bem a população e muitos dos problemas que chegavam até os estagiários se dava por desrespeito dos mesmos com advogados e a população

Ótimo para iniciar

Prós: Muito relevante para início de carreira, muita aprendizagem para primeiro estágio, ajuda no desenvolvimento pessoal e profissional e intelectual

Contras: Salário muito baixo o que pode desestimular os estudantes a optar pelo estágio público e procurar por escritórios que nem sempre prporcionam a mesma aprendizagem

Bom

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Guarulhos, SP

Prós: Excelentes profissionais, muito competentes e sempre ajudando nós (estagiários) em todas nossas dúvidas. Sempre presentes, bem receptivos, atenciosos.

Contras: Não poder crescer dentro da empresa, entrei fazendo uma prova pela escola e entrei como estagiária. Porem, não tem como ser efetivada porque ou entra como estagiária/jovem aprendiz (6 meses) ou entra como estagiário já fazendo o curso de direito.

Excelente

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Grande oportunidade de aprendizado, com acompanhamento processual realizado em conjunto com Magistrado, confeccionando decisões, despachos e sentenças para a analise do juiz

Contras: Baixa Remuneração, com o atraso em recebimento do valor, apesar disso o estágio junto ao tribunal de justiça é extremamente válido, diante do grande aprendizado adquirido

Local para ótimo aprendizado

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Trabalhar como estagiário junto a Juiz de Direito lhe oferece a oportunidade de conhecer com profundidade o Direito Processual e Material em questão. Horário flexível. Respeito aos estagiários. Comprometimento com a verdadeira função de um estágio de direito. Salário dentro do esperado para a categoria.

Contras: Em virtude da necessidade de concursos públicos para ocupar cargo na administração pública, o estágio superior no TJSP é um fim em si mesmo, ou seja, durante o próprio estágio, deve-se ter em mente qual é o próximo local que você pretende ir trabalhar.

Tribunal de Justiça de SP

Assistente Judiciário

Santos, SP

Prós: Otima equipe, salario muito bom, chefia excelente, trabalho na area juridica (tenho formação em direito), muitos beneficios alem da estabilidade

Contras: Profissionais desqualificados em cargos altos, como chefia, direção ou coordenação. Ausencia de aumento salarial... só ha a reposição da inflação, e mesmo assim eh abaixo do indice legal

Trabalhar no TJ

Estágio

Santana de Parnaíba, SP

Prós: Ambiente de muito aprendizado, totalmente agradável. Por ser vara única, pude rotacionar em diversas áreas do direito e ter contato direito com um juiz. 4h de trabalho, dando para conciliar tranquilamente trabalho e estudo.

Contras: Demora no poder público para resolução de processos. Uma hora acaba ficando tudo meio monótono e automático, os funcionários não são tão bem instruídos e acabam cometendo muitos erros, o que atrapalha no desenvolvimento do processo.

Conselhos para presidência: Distribuir melhor as atividades para cada funcionário.

Tribunal de Justiça do Estado do São Paulo (TJ/SP)