Tribunal de Justiça do Estado do São Paulo (TJ/SP) logo

Tribunal de Justiça do Estado do São Paulo (TJ/SP)

Como é trabalhar na Tribunal de Justiça do Estado do São Paulo (TJ/SP)?

Estabilidade e boa remuneração.

Escrevente Judiciário

Prós: Salário, benefícios e carga de trabalho. Via de regra, não se exige que o servidor cumpra jornada de horas extras, o que torna o ritmo de trabalho mais leve.

Contras: Dificuldade em ascender na carreira. A estrutura de cargos não privilegia a meritocracia. Em não raras vezes, permanece-se durante toda a carreira no mesmo cargo.

Vale a pena refletir.

Atibaia, SP

Prós: O aprendizado é intenso e diversificado, isto é, entro em contato com várias área do direito diariamente, ademais, posso entrar em contato com diversos profissionais da área.

Contras: A infraestrutura real e virtual deixa, de certo modo, a desejar, outrossim, o baixo número de funcionários torna o trabalho um tanto quanto exaustivo.

Experiência

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Marília, SP

Prós: muito conhecimento adquirido, aprendi muito e isso me ajudou academicamente! As pessoas são agradáveis, é um lugar muito gostoso de se trabalhar!

Contras: Há muito trabalho, o que sobrecarrega os funcionários, seria necessário ter mais funcionários para o melhor funcionamento e cumprimento de prazos!

Um bom lugar

Ex-funcionário, saiu em 2015

Prós: Versatilidade de trabalho, todo dia é algo diferente e se conhece muita gente. é um bom local para crescimento mas depende muito mais de você

Contras: Pode ser difícil trabalhar com algumas pessoas que não querem fazer nada além de sua função diária e que ficam na barra do cargo público. Pessoas egoístas.

Enriquecedora

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: É muito enriquecedora a experiência para estudantes do curso de Direito o estágio em um órgão público. Em um gabinete, temos contato direto com o Juiz, aprendemos muito e sentimos a dinâmica do Poder Judiciário, acompanhando audiência, elaborando despachos, sentenças e recebendo advogados.

Contras: Na época em que o processo digital não era ainda implantado em todas as Varas, era necessário ocupar-se um pouco com trabalho administrativo, o que é um pouco entediante, mas necessário para o órgão.

Bom local para quem está começando a faculdade de direito.

Estagiário em DireitoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Bom ambiente para aprendizado e contato com o mundo jurídico, pessoal muito atencioso e prestativos para tirar dúvidas dos que ali trabalham. Carga horária extremamente flexível.

Contras: A bolsa auxílio é muito baixa, tanto para estágio nível médio, quanto estágio nível superior, não possui vale refeição e o valor do vale transporte é fixo.

Muito bom

Estagiário Superior

Prós: é um otimo ambiente de estagio, da pra aprender muito. Dá pra ter contato direto com o judiciário e com o funcionamento do direito em si, o que é muito bom.

Contras: a bolsa auxilio é muito baixa o que obriga a procurar novos estágios. Não tem VR e o Vale transporte vem junto com o salario mas mesmo assim nao ajuda.

Muito bom

Assistente Judiciário

Prós: Aprendizado constante e ganho de conhecimento e experiência jurídicos. Salário acima da média de mercado. Participação em cursos. Cursos de pós graduação gratuito para servidores.

Contras: Estrutura dos prédios é deficitária bem aquém do necessário. Materiais de escritório ou informática deficientes ou escassos o que leva muitas vezes os funcionários secarem com a compra destes itens.

Transformação e profissionalização substancial na próxima década.

Diretor Comercial

Prós: Trabalhar em prol da sociedade, autonomia e respeito, bem como possibilidade de ascensão profissional. Reconhecimento profissional e flexibilidade de horários.

Contras: Ausência de inovação em razao de amarras legais e responsabilidade com patrimônio particular em caso de falhas ou prejuízos trazidos ao órgão. Ademais, há inúmeros órgãos de controle que pouco compreendem a execução do trabalho.

Conselhos para presidência: Permitir e aceitar as inovações.

Excelente oportunidade para primeiro estágio

Estagiário Superior

Indaiatuba, SP

Prós: Colocar na prática tudo o que aprende na teoria diariamente, contato direto com diversos profissionais da área jurídica e desenvolvimento profissional com auxílio em tempo integral.

Contras: Um ponto negativo de ser estagiário no fórum é não ter oportundade de ser efetivado e o salário é baixo em comparação a outras instituições.

Tribunal de Justiça do Estado do São Paulo (TJ/SP)