Tribunal de Justiça do Estado do São Paulo (TJ/SP) logo

Tribunal de Justiça do Estado do São Paulo (TJ/SP)

Como é trabalhar na Tribunal de Justiça do Estado do São Paulo (TJ/SP)?

Liberdade

Estágio

Ribeirão Preto, SP

Prós: liberdade para fazer o trabalho no seu tempo, pouca pressão, entendem que se trata de um estágio e que voce está la para aprender, sendo que possuem muita paciencia.

Contras: salario muito baixo, trabalho cansativo, alguns juizes sao muito arrogantes (apesar de nao ser o caso do juiz para quem trabalho) - o que pode dificultar muito o dia a dia.

Estabilidade e boa remuneração.

Escrevente Judiciário

Prós: Salário, benefícios e carga de trabalho. Via de regra, não se exige que o servidor cumpra jornada de horas extras, o que torna o ritmo de trabalho mais leve.

Contras: Dificuldade em ascender na carreira. A estrutura de cargos não privilegia a meritocracia. Em não raras vezes, permanece-se durante toda a carreira no mesmo cargo.

Muito aprendizado com jornada curta e flexível, mas salário baixo

EstágioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Muito aprendizado; contato próximo com o juiz, que dá liberdade para escolher os processos e dá apoio tirando dúvidas; jornada de trabalho curta e horários flexíveis

Contras: O salário é muito baixo e não competitivo quando comparado com os dos escritórios; o trabalho pode acabar ficando repetitivo dependendo, por haver muitas demandas iguais.

Ótimo

Escrevente Judiciário

Campinas, SP

Prós: Estável, excelente, uma empresa consagrada em crescente informatização e modernização, funcionários concursados de alto nível de escolaridade

Contras: Muito trabalho, cobrança de produtividade, regras rígidas, responsabilização legal por todos os atos, falta de flexibilidade, pouco treinamento

Estrutura rígida, porém estabilidade financeira compensa

Escrevente Técnico Judiciário

São Caetano do Sul, SP

Prós: estabilidade financeira, salários em dia, salários acima da média de mercado, empréstimos a baixo custo, trabalho não envolve metas financeiras, portanto a pressão se trata de prazos e não do bolso de ninguém te apertando pra ficar mais rico.

Contras: cabeça retrógrada, estrutura rígida, hierarquia importa muito, muita fofoca e tentativa de puxar tapete (mesmo que não existam demissões no serviço público), egos exagerados, gente arrogante.

Vale a pena refletir.

Atibaia, SP

Prós: O aprendizado é intenso e diversificado, isto é, entro em contato com várias área do direito diariamente, ademais, posso entrar em contato com diversos profissionais da área.

Contras: A infraestrutura real e virtual deixa, de certo modo, a desejar, outrossim, o baixo número de funcionários torna o trabalho um tanto quanto exaustivo.

Experiência

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Marília, SP

Prós: muito conhecimento adquirido, aprendi muito e isso me ajudou academicamente! As pessoas são agradáveis, é um lugar muito gostoso de se trabalhar!

Contras: Há muito trabalho, o que sobrecarrega os funcionários, seria necessário ter mais funcionários para o melhor funcionamento e cumprimento de prazos!

Bom para ter uma visão geral sobre carreira jurídica

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Marília, SP

Prós: Aquisição de conhecimentos importante para a formação jurídica. Contato com as diversas fases processuais. Rotina em audiências de conciliação e instrução.

Contras: Dependendo do Juiz a que estiver vinculado, será apenas mais um funcionário do cartório a realizar trabalhos rotineiros sem esforço jurídico algum.

Boa experiência para estagiários de primeira viagem.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Ótimo para aprender processo civil, uma caixa de areia para estagiários. Tem que ter sorte de pegar uma boa vara com bom juiz, para poder aprender tudo do cartório e do gabinete.

Contras: Funcionalismo público em geral, abandono do TJ por parte do Estado e condutas inapropriadas de juizes, assim como intrigas no ambiente de trabalho.

É um órgão sério que oferece uma ótima oportunidade de aprendizado.

Prós: Aprendizagem, lugar amigável que oferece ótima experiência na área jurídica; Oferecem um bom ambiente de trabalho. É uma ótima organização .

Contras: Nenhum .

Tribunal de Justiça do Estado do São Paulo (TJ/SP)