Tribunal de Justiça do Estado do São Paulo (TJ/SP) logo

Tribunal de Justiça do Estado do São Paulo (TJ/SP)

Como é trabalhar na Tribunal de Justiça do Estado do São Paulo (TJ/SP)?

Um trabalho importante e necessário para a sociedade

Estagiário Superior

Patrocínio Paulista, SP

Prós: Primeiramente, a vara em que eu trabalho tem um juiz extremamente competente. Além disso, aprendo muito, e sou sempre incentivado a melhorar

Contras: As vezes o trabalho é um pouco entediante e repetitivo. Mas acredito que seja normal, se tratando de uma comarca do interior do Estado (patrocínio paulista)

Lá se sobrevive

Escrevente Técnico Judiciário

Prós: Estabilidade é unica coisa que vale a pena realmente nesta instituição pois os funcionários não tem reajuste e os juízes tem reajustes salariais constantes.

Contras: Precisa de sorte e contatos para subir, o plano de carreira não funciona, não tem reajuste de salários, o assédio moral é forte, não temos um sindicato que nos represente.

Conselhos para presidência: Olhe e remunere melhor seus funcionários,(escreventes e agentes),ao invés de dar privilégios somente para os juízes pq o Tribunal não sandar somente com o trabalho dos juízes.

Um bom lugar

Ex-funcionário, saiu em 2015

Prós: Versatilidade de trabalho, todo dia é algo diferente e se conhece muita gente. é um bom local para crescimento mas depende muito mais de você

Contras: Pode ser difícil trabalhar com algumas pessoas que não querem fazer nada além de sua função diária e que ficam na barra do cargo público. Pessoas egoístas.

Enriquecedora

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: É muito enriquecedora a experiência para estudantes do curso de Direito o estágio em um órgão público. Em um gabinete, temos contato direto com o Juiz, aprendemos muito e sentimos a dinâmica do Poder Judiciário, acompanhando audiência, elaborando despachos, sentenças e recebendo advogados.

Contras: Na época em que o processo digital não era ainda implantado em todas as Varas, era necessário ocupar-se um pouco com trabalho administrativo, o que é um pouco entediante, mas necessário para o órgão.

Bom local para quem está começando a faculdade de direito.

Estagiário em DireitoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Bom ambiente para aprendizado e contato com o mundo jurídico, pessoal muito atencioso e prestativos para tirar dúvidas dos que ali trabalham. Carga horária extremamente flexível.

Contras: A bolsa auxílio é muito baixa, tanto para estágio nível médio, quanto estágio nível superior, não possui vale refeição e o valor do vale transporte é fixo.

Muito bom

Estagiário Superior

Prós: é um otimo ambiente de estagio, da pra aprender muito. Dá pra ter contato direto com o judiciário e com o funcionamento do direito em si, o que é muito bom.

Contras: a bolsa auxilio é muito baixa o que obriga a procurar novos estágios. Não tem VR e o Vale transporte vem junto com o salario mas mesmo assim nao ajuda.

Na vida é preciso buscar obstáculos cada vez maiores.

Prós: O conhecimento passado ao estagiário, a confiança que os funcionários passam ao mesmo e por ser um estágio de poucas horas, sobra tempo para se dedicar ao curso.

Contras: É um ótimo emprego para o começo do curso, para aprender o básico, porém após um certo tempo, é bom procurar evoluir em questão profissional

Regular

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Assessoria por parte dos gestores, eles se preocupam em você aprender bem o processo e conhecer de tudo um pouco. Isso é bom para o crescimento do profissional.

Contras: Baixo salário, eles poderiam investir mais em estagiários de nível médio e superior, mesmo que não sejamos concursados. De certa forma queremos crescer para que um dia seja possível passar no concurso.

Muito bom

Assistente Judiciário

Prós: Aprendizado constante e ganho de conhecimento e experiência jurídicos. Salário acima da média de mercado. Participação em cursos. Cursos de pós graduação gratuito para servidores.

Contras: Estrutura dos prédios é deficitária bem aquém do necessário. Materiais de escritório ou informática deficientes ou escassos o que leva muitas vezes os funcionários secarem com a compra destes itens.

Transformação e profissionalização substancial na próxima década.

Diretor Comercial

Prós: Trabalhar em prol da sociedade, autonomia e respeito, bem como possibilidade de ascensão profissional. Reconhecimento profissional e flexibilidade de horários.

Contras: Ausência de inovação em razao de amarras legais e responsabilidade com patrimônio particular em caso de falhas ou prejuízos trazidos ao órgão. Ademais, há inúmeros órgãos de controle que pouco compreendem a execução do trabalho.

Conselhos para presidência: Permitir e aceitar as inovações.

Tribunal de Justiça do Estado do São Paulo (TJ/SP)