Como é trabalhar na Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ/RJ)?

Tribunal rico que não auxilia seus estagiários

Macaé, RJ

Prós: Não falta estrutura para o trabalho. Temos local adequado para o trabalho, bons computadores, várias impressoras, nunca falta papel ou suprimentos de papelaria. O ar condicionado funciona bem, a limpeza também

Contras: Como estagiária a minha grande reclamação é que um dos tribunais de justiça mais ricos do país contrata estagiários de forma voluntária. Estagio há meses no local e não tenho sequer perspectiva de ser remunerada. Todos sabem que o que move o judiciário são os estagiários, só na minha vara somos mais de 10 voluntários. Trabalhamos muito e todos os dias para ainda assim não recebermos nada

O estágio vale a pena para quem está no início do curso.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Niterói, RJ

Prós: Boa fonte de conhecimento e Grande disponibilidade para aprendizado por meio dos inúmeros processos e situações. Acompanhamento do trâmite judiciário.

Contras: Trabalho massante e pouco desafiador, porém cabe ao estagiário buscar o aprendizado e aperfeiçoar as experiências em relação ao direito durante o estágio.

Ótima experiência

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Enorme aprendizado para estudantes de direito que desejam vivenciar a pratica juridica antes da qualificação profissional. Funcionarios pacientes em ensinar

Contras: O atendimento ao público. Maior parte das pessoas mau humoradas por conta de seus processos, o que exige muito mais paciencia e jogo de cintura para lidar com as situações

Boa na medida do possível

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Excelente ambiente para crescimento profissional. Paga-se bem aos concursados, exige-se também, mas não é muito desafiador a cada dia, infelizmente.

Contras: Falta de evolução pessoal dentro da empresa. Funções mecânicas e que não ajudam a desenvolver o aprendizado na área da carreira escolhida. Porem é boa.

Uma ótima experiência.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Aprende-se bastante com trâmite processual diário, principalmente com excelentes chefes, como no meu caso. Bom ambiente de trabalho, de maneira geral.

Contras: Engessamento burocrático. Setores dentro do Tribunal trabalhando de forma ineficiente, com comunicação demorada e burocrática. Salário um pouco abaixo da média.

Em caso de necessidade vai fundo, fácil de entrar!

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2011

Prós: Estrutura, Contatos, A flexibilidade do trabalho, horário, ambiente tranquilo e o grande aprendizado na prática com processos e os atendimento de casos no balcão.

Contras: Infelizmente, não há chances de ser efetivado nesse estágio, o que desanima um pouco. O salário também não é muito alto e nem tem benefícios.

Conselhos para presidência: Reconheçam quem trabalha muito.

Uma confortável cama de pregos

Prós: Estabilidade, carga horária razoável, benefícios indiretos bons. Possibilidade de trabalhar tanto na capital como no interior. Estabilidade

Contras: Não há plano de carreira nem reajuste salarial nos últimos quatro anos. Não há funções que não sejam burocráticas. Impossibilidade de qualquer autonomia.

Estágio muito bom para adquirir experiência.

Prós: A flexibilidade do trabalho, horário, ambiente tranquilo e o grande aprendizado na prática com processos e os atendimento de casos no balcão.

Empresa pública com atendimento jurídico em diversas áreas

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Aprendizado fácil na área jurídica, bom relacionamento com seus colaboradores e acesso fácil a processos e peças processuais pra aprendizado e manuseio.

Contras: Um dos pontos é a rentabilidade abaixo do requerido pelo atual mercado jurídico, nenhuma estabilidade profissional ou expectativa de crescimento dentro da empresa.

Pode ser um excelente lugar para estágio

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Possui horário flexível dependendo do setor em que se trabalha, ótimo ambiente de trabalho com pessoas que tentam contribuir para sua aprendizagem e não apenas como mão de obra barata.

Contras: As vezes você não é direcionado para um setor que tenha a ver com sua formação, o que atrapalha na aprendizagem, ficando assim sendo apenas mão de obra barata.

Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ/RJ)