Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ/RJ) logo

Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ/RJ)

Como é trabalhar na Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ/RJ)?

Gosto do Direito.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Experiência na area do Direito como minha segunda graduação, lidando diariamente com demandas envolvendo os diversos ramos do Direito, onde partes litigantes poderiam diminuir os conflitos recorrendo a Mediação.

Contras: Cotidiano onde entre as partes da lide da demanda, sempre um ganha e outro perde, nunca satisfazendo a todos por completo , acarretando muitas vezes anos de falta de solução causando os diversos tipos de desgaste, do emocional ao fisico, por exemplo.

Conselhos para presidência: Gerar um ambiente de soluções e satisfação pouco mais ampliada

Faltam profissionais especializados em Recursos Humanos

Técnico Judiciário

Prós: Benefícios, horário flexível, estabilidade

Contras: Falta de um bom plano de cargos e salários; não lotar o servidor de acordo com sua formação superior.

Conselhos para presidência: Implementar diretrizes voltadas ao servidor, no sentido de lotá-los de acordo com sua formação; criar um Plano de Cargos e Salários que possibilite que o servidor seja promovido mais rapidamente.

Terceirização da função de juiz togado

Prós: Trabalhar com o que eu gosto; flexibilidade de horário.

Contras: Desvalorização da função; ausência de vínculo trabalhista.

Se a pessoa visar conhecimento na área jurídica, é um ótimo lugar para começar.

Prós: O aprendizado adquirido é excelente.

Contras: Trabalhamos demais para pouca remuneração, o tribunal não repassa direito os utensílios para o trabalho, como papel, tinta para impressora, etc.

Administração deficiente

Oficial de Justiça Avaliador

Prós: Estabilidade no cargo e prerrogativas da função.

Contras: Treinamento deficiente. Carência crônica no quadro de servidores. Ausência de foco no processo e finalidades gerais da instituição e foco excessivo em filigranas e aspectos pouco relevantes, prejudicando o resultado final.

Conselhos para presidência: Maior ênfase no processo completo e maior integração entre as diversas partes, visando ao aumento de produtividade.

Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ/RJ)