Como é trabalhar na Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ/RJ)?

Empresa pública com atendimento jurídico em diversas áreas

Ex-funcionário, saiu em 2017

Prós: Aprendizado fácil na área jurídica, bom relacionamento com seus colaboradores e acesso fácil a processos e peças processuais pra aprendizado e manuseio.

Contras: Um dos pontos é a rentabilidade abaixo do requerido pelo atual mercado jurídico, nenhuma estabilidade profissional ou expectativa de crescimento dentro da empresa.

Administração deficiente

Oficial de Justiça Avaliador

Prós: Estabilidade no cargo e prerrogativas da função.

Contras: Treinamento deficiente. Carência crônica no quadro de servidores. Ausência de foco no processo e finalidades gerais da instituição e foco excessivo em filigranas e aspectos pouco relevantes, prejudicando o resultado final.

Conselhos para presidência: Maior ênfase no processo completo e maior integração entre as diversas partes, visando ao aumento de produtividade.

Tribunal rico que não auxilia seus estagiários

Macaé, RJ

Prós: Não falta estrutura para o trabalho. Temos local adequado para o trabalho, bons computadores, várias impressoras, nunca falta papel ou suprimentos de papelaria. O ar condicionado funciona bem, a limpeza também

Contras: Como estagiária a minha grande reclamação é que um dos tribunais de justiça mais ricos do país contrata estagiários de forma voluntária. Estagio há meses no local e não tenho sequer perspectiva de ser remunerada. Todos sabem que o que move o judiciário são os estagiários, só na minha vara somos mais de 10 voluntários. Trabalhamos muito e todos os dias para ainda assim não recebermos nada

Uma confortável cama de pregos

Prós: Estabilidade, carga horária razoável, benefícios indiretos bons. Possibilidade de trabalhar tanto na capital como no interior. Estabilidade

Contras: Não há plano de carreira nem reajuste salarial nos últimos quatro anos. Não há funções que não sejam burocráticas. Impossibilidade de qualquer autonomia.

A precarização do serviço público é sua força de trabalho

Psicólogo

Prós: Benefícios, estabilidade e a possibilidade de exercer minha profissão. Participar de um processo seletivo realizado através de concurso público; sendo este processo mais transparente e igualitário.

Contras: Estrutura de trabalho engessado, pouco criativa, sem espaço para discussão é reorganização do ambiente de trabalho. Estresse se sobrepõe ao ambiente saudável e construtivo.

Conselhos para presidência: Ouvir seus servidores e agregar valores ao espaço de trabalho. Interrupção imediata da precarização do serviço público.

Média

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Duque de Caxias, RJ

Prós: Aprende-se muito em pouco tempo. Experiência de trabalhar com juízes, advogados e promotores. Muito bom para adquirir contatos e aumentar a rede profissional.

Contras: A carga de trabalho que os servidores acumulam devido ao excesso de processos em pouco tempo e acabam deixando para o estagiário que mal acaba de entrar no mundo do direito é enorme.

Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ/RJ)

Prós: Experiência para os alunos de Direito quanto ao trâmite de um processo, pode-se verificar todas as fases processuais. Contato com a rotina jurídica.

Contras: O estagiário é uma mão de obra barata dentro dos órgãos públicos. Recendo salário incompátivel com o mercado, sem nenhum benefício, nem mesmo a passagem.

uma experiência valida

Prós: aprendizado porém naontem como crescer por ser órgão estatal. nao vale a pena ficar por 6 meses. indicaria no maximo 2 meses, pois as rotinas sao repetitivas.

Contras: dependendo da vara, você pode se estressar bastante por causa da desorganização. algubs advogados reclamam demais. as vezes voce pode ficad sobrecarregado

Flexibilidade e lentidão

Prós: O horário é totalmente flexível, é permitido faltar em dia de prova ou até mesmo faltar e compensar posteriormente. O ambiente é leve e descontraído.

Contras: Grande parte dos serventuários não tem o menor comprometimento e querem evitar o máximo possível de trabalho. Por isso, ensinam pouco e não deixam que o estagiário faça mais do que eles querem. Isso desmotiva muito, além de mostrar a razão da lentidão do Judiciário.

Conselhos para presidência: Uma visão corporativista sobre os serventuários ajudaria não só à própria serventia mas ao poder judiciário como um todo.

Gosto do Direito.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Experiência na area do Direito como minha segunda graduação, lidando diariamente com demandas envolvendo os diversos ramos do Direito, onde partes litigantes poderiam diminuir os conflitos recorrendo a Mediação.

Contras: Cotidiano onde entre as partes da lide da demanda, sempre um ganha e outro perde, nunca satisfazendo a todos por completo , acarretando muitas vezes anos de falta de solução causando os diversos tipos de desgaste, do emocional ao fisico, por exemplo.

Conselhos para presidência: Gerar um ambiente de soluções e satisfação pouco mais ampliada

Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ/RJ)