Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ/RJ) logo

Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ/RJ)

Como é trabalhar na Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ/RJ)?

Administração deficiente

Oficial de Justiça Avaliador

Prós: Estabilidade no cargo e prerrogativas da função.

Contras: Treinamento deficiente. Carência crônica no quadro de servidores. Ausência de foco no processo e finalidades gerais da instituição e foco excessivo em filigranas e aspectos pouco relevantes, prejudicando o resultado final.

Conselhos para presidência: Maior ênfase no processo completo e maior integração entre as diversas partes, visando ao aumento de produtividade.

A precarização do serviço público é sua força de trabalho

Psicólogo

Prós: Benefícios, estabilidade e a possibilidade de exercer minha profissão. Participar de um processo seletivo realizado através de concurso público; sendo este processo mais transparente e igualitário.

Contras: Estrutura de trabalho engessado, pouco criativa, sem espaço para discussão é reorganização do ambiente de trabalho. Estresse se sobrepõe ao ambiente saudável e construtivo.

Conselhos para presidência: Ouvir seus servidores e agregar valores ao espaço de trabalho. Interrupção imediata da precarização do serviço público.

Média

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Duque de Caxias, RJ

Prós: Aprende-se muito em pouco tempo. Experiência de trabalhar com juízes, advogados e promotores. Muito bom para adquirir contatos e aumentar a rede profissional.

Contras: A carga de trabalho que os servidores acumulam devido ao excesso de processos em pouco tempo e acabam deixando para o estagiário que mal acaba de entrar no mundo do direito é enorme.

Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ/RJ)

Prós: Experiência para os alunos de Direito quanto ao trâmite de um processo, pode-se verificar todas as fases processuais. Contato com a rotina jurídica.

Contras: O estagiário é uma mão de obra barata dentro dos órgãos públicos. Recendo salário incompátivel com o mercado, sem nenhum benefício, nem mesmo a passagem.

uma experiência valida

Prós: aprendizado porém naontem como crescer por ser órgão estatal. nao vale a pena ficar por 6 meses. indicaria no maximo 2 meses, pois as rotinas sao repetitivas.

Contras: dependendo da vara, você pode se estressar bastante por causa da desorganização. algubs advogados reclamam demais. as vezes voce pode ficad sobrecarregado

Flexibilidade e lentidão

Prós: O horário é totalmente flexível, é permitido faltar em dia de prova ou até mesmo faltar e compensar posteriormente. O ambiente é leve e descontraído.

Contras: Grande parte dos serventuários não tem o menor comprometimento e querem evitar o máximo possível de trabalho. Por isso, ensinam pouco e não deixam que o estagiário faça mais do que eles querem. Isso desmotiva muito, além de mostrar a razão da lentidão do Judiciário.

Conselhos para presidência: Uma visão corporativista sobre os serventuários ajudaria não só à própria serventia mas ao poder judiciário como um todo.

Gosto do Direito.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Experiência na area do Direito como minha segunda graduação, lidando diariamente com demandas envolvendo os diversos ramos do Direito, onde partes litigantes poderiam diminuir os conflitos recorrendo a Mediação.

Contras: Cotidiano onde entre as partes da lide da demanda, sempre um ganha e outro perde, nunca satisfazendo a todos por completo , acarretando muitas vezes anos de falta de solução causando os diversos tipos de desgaste, do emocional ao fisico, por exemplo.

Conselhos para presidência: Gerar um ambiente de soluções e satisfação pouco mais ampliada

Faltam profissionais especializados em Recursos Humanos

Técnico Judiciário

Prós: Benefícios, horário flexível, estabilidade

Contras: Falta de um bom plano de cargos e salários; não lotar o servidor de acordo com sua formação superior.

Conselhos para presidência: Implementar diretrizes voltadas ao servidor, no sentido de lotá-los de acordo com sua formação; criar um Plano de Cargos e Salários que possibilite que o servidor seja promovido mais rapidamente.

Terceirização da função de juiz togado

Prós: Trabalhar com o que eu gosto; flexibilidade de horário.

Contras: Desvalorização da função; ausência de vínculo trabalhista.

Se a pessoa visar conhecimento na área jurídica, é um ótimo lugar para começar.

Prós: O aprendizado adquirido é excelente.

Contras: Trabalhamos demais para pouca remuneração, o tribunal não repassa direito os utensílios para o trabalho, como papel, tinta para impressora, etc.