Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ/RJ) logo

Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ/RJ)

Como é trabalhar na Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ/RJ)?

Variavel

Prós: Flexibilidade de horário por dia é o motivo que mais me agrada, além do que o aprendizado é muito grande. Aprende-se diversas áreas e é possível o contato com o público diariamente.

Contras: Nao tenho o que reclamar

Otima oportunida de trabalho porém sem oportunidade de efetivação.

São Gonçalo, RJ

Prós: Ambiente de trabalho. Pessoas. Flexibilidade de horario. Lugar excelente para obter experiencia em trabalhos cartorarios e manusear processos.

Contras: Baixa remuneracao, sem possibilidade de efetivação. Beneficio de vale transporte baixo. Sem plano de saude. E sem o beneficio vale refeição.

Oportunidade de aprendizagem

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Valença, RJ

Prós: Grande oportunidade de aprendizado aos estudantes de Direito, que terão contato direto com o dia a dia forense, apliando e pondo em prática os conhecimentos teóricos adquiridos na faculdade.

Contras: Por vezes, existe um certa sobrecarga de serviço além do que deve ser atribuído ao estagiário, mas nada que não possa ser suportado ou superado.

Porta de Entrada para o Mundo Jurídico

Prós: Ponto de entrada para conseguir outros estágios demais. Aprende muito sobre as fases processuais e como o Direito funciona na prática no Poder Judiciário. Carga horária baixa e respeitada (até mesmo nos dias de prova, em que é possível fazer meia carga horária). Ninguém exige que ultrapasse do seu horário.

Contras: Baixos salários, nenhum benefício além da bolsa. É um jogo de sorte e azar, porque dependendo do cartório ou do gabinete que você seja lotado você pode amar ou odiar, pode ter muito trabalho ou trabalho nenhum a fazer.

otimo

Prós: Aprendizado proporcionado pelo estagio é mais valioso do que qualquer remuneração. o contato com magistrados e servidores é gratificante. muito bom

Contras: Burocracia, excesso de rotinas que tornam o trabalho mais moroso e alguns funcionarios sem vontade de trabalhar e fazer o melhor por este tribunal

Ótimo locar de aprendizado.

Prós: Excelente ambiente de trabalho, principalmente para iniciantes. No TJRJ o estagiário irá apreender bastante conhecimento se quiser trabalhar.

Contras: Tem diversos funcionários que simplesmente não fazem NADA e não gostam de ensinar (existe exceções). Além disso, o estagiário deve se impor em certas situações para não ser diminuído. Mas no fim das contas, é um lugar ótimo, onde todos os operadores do Direito deveriam passar.

Excelente

Estagiário de Direito

Duque de Caxias, RJ

Prós: Ajuda a ter uma noção pratica sobre uma área de atuação especifica de Direito. No meu caso, a área de Violência domestica e familiar contra a mulher.

Contras: No meu ponto de vista, não vejo pontos negativos, pois entendo que essas experiências irão me ajudar lá na frente, por isso não vejo ponto negativo.

Conselhos para presidência: O nosso salário de estagiário, tendo em vista o quanto é gasto na faculdade, deveria ser mais alto.

Estagio no TJRJ

Prós: Além da localização, trata-se de um estagio que auxilia no desenvolvimento de características importantíssimas como a comunicação, organização e trabalho em equipe.

Contras: Infeliz mente muitas varas no estado do Rio de Janeiro são bastante desorganizadas, com um número enorme de processos e poucos funcionários tornado, muitas vezes, um trabalho exaustivo

Interessante

Estagiário Superior

Prós: As pessoas, o ambiente de trabalho, a recepção de um modo geral, as formas de progressões profissionais (mesmo que dificilmente consiga alguma efetivação).

Contras: O salário (não é horrível, entretanto deveríamos ser muito mais valorizados pelo que fazemos), a quantidade de processos para a quantidade de processantes.

Conselhos para presidência: Dar uma segurança maior para quem fica no balcão, e avaliar bem as condições de trabalho no quesito Quantidade de Procesos X Quantidade de Processantes.

É um bom estágio, pra quem pensa em fazer concurso

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Contato com a rotina dos tribunais. Entender a movimentação da máquina judiciária. É um ambiente descontraído, que proporciona bastante aprendizado. Porém, se aprende superficialmente, pois há muita demanda.

Contras: A única possibilidade de permanecer lá é realizando concurso público, que abre raramente. Não existe possibilidade de efetivação e para a quantidade e responsabilidade da função desempenhada a bolsa está defasada

Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ/RJ)