Como é trabalhar na Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ/RJ)?

Em caso de necessidade vai fundo, fácil de entrar!

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2011

Prós: Estrutura, Contatos, A flexibilidade do trabalho, horário, ambiente tranquilo e o grande aprendizado na prática com processos e os atendimento de casos no balcão.

Contras: Infelizmente, não há chances de ser efetivado nesse estágio, o que desanima um pouco. O salário também não é muito alto e nem tem benefícios.

Conselhos para presidência: Reconheçam quem trabalha muito.

Estágio muito bom para adquirir experiência.

Prós: A flexibilidade do trabalho, horário, ambiente tranquilo e o grande aprendizado na prática com processos e os atendimento de casos no balcão.

Trabalha muito e ganho pouco. Mas vale a experiência.

Teresópolis, RJ

Prós: Conhecimento Prático do que é ensinado na faculdade, lidar com as pessoas em situações reais, apreender práticas de processamento e mais sobre processos judiciais.

Contras: Não ser valorizado por se estagiário. E salário não ser proporcional com a responsabilidade e com a quantidade de serviço. As vazes executar tarefas que não têm nada a ver com o estágio.

Variavel

Prós: Flexibilidade de horário por dia é o motivo que mais me agrada, além do que o aprendizado é muito grande. Aprende-se diversas áreas e é possível o contato com o público diariamente.

Contras: Nao tenho o que reclamar

Otima oportunida de trabalho porém sem oportunidade de efetivação.

São Gonçalo, RJ

Prós: Ambiente de trabalho. Pessoas. Flexibilidade de horario. Lugar excelente para obter experiencia em trabalhos cartorarios e manusear processos.

Contras: Baixa remuneracao, sem possibilidade de efetivação. Beneficio de vale transporte baixo. Sem plano de saude. E sem o beneficio vale refeição.

Oportunidade de aprendizagem

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Valença, RJ

Prós: Grande oportunidade de aprendizado aos estudantes de Direito, que terão contato direto com o dia a dia forense, apliando e pondo em prática os conhecimentos teóricos adquiridos na faculdade.

Contras: Por vezes, existe um certa sobrecarga de serviço além do que deve ser atribuído ao estagiário, mas nada que não possa ser suportado ou superado.

Porta de Entrada para o Mundo Jurídico

Prós: Ponto de entrada para conseguir outros estágios demais. Aprende muito sobre as fases processuais e como o Direito funciona na prática no Poder Judiciário. Carga horária baixa e respeitada (até mesmo nos dias de prova, em que é possível fazer meia carga horária). Ninguém exige que ultrapasse do seu horário.

Contras: Baixos salários, nenhum benefício além da bolsa. É um jogo de sorte e azar, porque dependendo do cartório ou do gabinete que você seja lotado você pode amar ou odiar, pode ter muito trabalho ou trabalho nenhum a fazer.

otimo

Prós: Aprendizado proporcionado pelo estagio é mais valioso do que qualquer remuneração. o contato com magistrados e servidores é gratificante. muito bom

Contras: Burocracia, excesso de rotinas que tornam o trabalho mais moroso e alguns funcionarios sem vontade de trabalhar e fazer o melhor por este tribunal

Ótimo locar de aprendizado.

Prós: Excelente ambiente de trabalho, principalmente para iniciantes. No TJRJ o estagiário irá apreender bastante conhecimento se quiser trabalhar.

Contras: Tem diversos funcionários que simplesmente não fazem NADA e não gostam de ensinar (existe exceções). Além disso, o estagiário deve se impor em certas situações para não ser diminuído. Mas no fim das contas, é um lugar ótimo, onde todos os operadores do Direito deveriam passar.

Excelente

Estagiário de Direito

Duque de Caxias, RJ

Prós: Ajuda a ter uma noção pratica sobre uma área de atuação especifica de Direito. No meu caso, a área de Violência domestica e familiar contra a mulher.

Contras: No meu ponto de vista, não vejo pontos negativos, pois entendo que essas experiências irão me ajudar lá na frente, por isso não vejo ponto negativo.

Conselhos para presidência: O nosso salário de estagiário, tendo em vista o quanto é gasto na faculdade, deveria ser mais alto.

Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ/RJ)