Como é trabalhar na Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ/MG)?

Simploria

Oficial de Justiça

Betim, MG

Prós:  O salário é pago em dia e a carga horária é de apenas 30h/s

Contras: Não recebemos he, adicional noturno. O valor da verba indenizatoria é insuficiente e o orçamento do tribunal basicamente é para pagar auxílios e mais mordomias para os magistrados. Os servidores são vistos como um lixo, um mal necessário.

Conselhos para presidência: Valorizar o servidor

Prós: No setor de conciliação há muito a aprender. O desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal é grande. Porém, nos outros setores (como secretaria e gabinete) o trabalho é um tanto mecanico.

Contras: Conforme mencionado, em alguns setores o trabalho é mecanizado, sendo o estagiário encarregado de funções que não contribuem tanto para sua formação.

Não gostei

Estagiário de Serviço Social

Prós: Salário bacana, carga horária de apenas 06 horas semanais No mais não vejo nenhum outro benefício. O que é atrativo é a bolsa de estagio, já que a maioria dos outros lugares não fornecem nem a passagem.

Contras: Muita sobrecarga de trabalho, péssima estrutura pra trabalhar, falta de um supervisor de campo, poucos funcionários para desempenhar as tarefas determinadas...

Excelente aprendizado

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Salário bom, aprendizado e oportunidade de trabalhar diretamente com magistrado, realizando audiências. Tudo isto contribui para um aprendizado diferente de todos os outros que aprendemos na faculdade

Contras: O contrato de estágio não pode ser renovado, tem validade de dois anos e não é oferecido muito apoio ao estagiário na hora de encerrar o contrato.

Maravilhoso

Coronel Fabriciano, MG

Prós: Adquiri muito aprendizado por lá. Você entra por processo seletivo, ou seja, não é por indicação, o que é excelente. As pessoas nos tratam muito bem.

Contras: Infelizmente não tem plano de carreira, ou seja, para estabilizar no TJMG só fazendo concurso. Sendo assim, acabando o contrato de ESTÁGIO estamos na rua.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Aprendizado, carga horária, comunicação, férias, respeito, educação. Excelente ambiente para crescimento pessoal e profissional. Todo estudante do curso de Direito deveria fazer estágio no TJMG.

Contras: Falta de oportunidade de aprendizado em outro setores,é difícil conseguir transferência de setor às vezes, e os gestores não costumam ser a favor das mudanças.

Realidade do judiciário mineiro

Estagiário Superior

Prós: Possibilidade de imersão nas rotinas do judiciário mineiro. Entender como funciona a prestação jurisdicional no âmbito estadual, perspectivas e desafios do cotidiano.

Contras: Falta de incentivo a modernização, adequação entre o judiciário e o novo mundo globalizado, aperfeiçoamento de seus serviços (desde a consulta de andamento processual ate a publicação de decisões na internet para acesso dos advogados e partes interessadas).Falta investimento na melhoria da prestação jurisdicional a população, seja por espaço fisico insatisfatório, seja por ausência de efetivo para dar conta do serviço, ao passo que os estagiários ficam por conta de trabalhar como se servidores fossem.

Conselhos para presidência: Gentileza gastar menos com supérfluo e investir na qualidade da prestação jurisdicional, aumentando o efetivo de servidores e reduzindo o efetivo de cargos comissionados.

Um bom lugar para início de carreira

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Para minha vida profissional foi um lugar de muito aprendizado e crescimento profissional. Aprendi de forma prática a vivência jurídica e processual.

Contras: Um ponto negativo é a falta de gestão de pessoas e maior investimento nos funcionários, que acabam tendo que aprender na marra como trabalhar.

Estágio no TJMG

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Salário adequado para o cargo e que não atrasa. Coordenadores compreensivos. O TJMG conta com um sistema de informática que facilita o trabalho.

Contras: Carga horária de trabalho muito rígida, profissionais lentos e despreparados, trabalho repetitivo e desestimulante. Muitos colegas causam intriga.

ótimo lugas para estagiar

Prós: Ambiente de trabalho muito agradável. Flexibilidade de horários para todos. Estrutura do prédio confortável. ótimo trabalho em equipe e fácil acesso aos superiores

Contras: Salário é baixo para o mercado... ........ Há apenas ajuda de custa para o transporte, não sendo pago o valor integral, o que prejudica os estudantes.

Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ/MG)