Como é trabalhar na Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ/MG)?

Desanimador

Oficial de Justiça

Betim, MG

Prós: Flexibilidade no horário, pois o cargo proporciona àquele que ocupa quando e em qual horário exercer sua atividade. O TJMG paga rigorosamente em dia o salário, tendo nunca atrasado sequer um mês.

Contras: São inúmeros: o TJMG definitivamente não valoriza o servidor, e nas últimas gestões foi necessário o uso da greve para concessão da data base. A baixa remuneração é o maior ponto negativo e a falta de perspectiva na carreira é muito desanimador. Falta material básico para o trabalho, na comarca onde trabalho são 36 oficiais e apenas 3 computadores, os plantões não são remunerados, não recebemos horas extras e as verbas indenizatórias não são reajustadas há dois anos. Não recebemos auxílio- saúde nem auxílio- transporte.

Conselhos para presidência: Valorize o servidor, ele é um dos bens mais preciosos do tribunal de justiça de MG. E que apesar da baixa remuneração, presta um serviço de qualidade e sempre com comprometimento para atender a sociedade.

TJMG não é uma boa opção.

Oficial de Justiça AvaliadorEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Não tem chefia imediata e há bastante flexibilidade no horário de trabalho., podendo fazer o seu horário. Clima de trabalho relativamente bom.

Contras: O TJMG tem a pior remuneração do Brasil para os servidores em início de carreira. Há excesso de trabalho. As indenizações de diligência dos oficiais de justiça avaliadores não são suficientes para bancar a gasolina do automóvel e o desgaste do veículo. Apesar de ter flexibilidade de horário vc acaba tendo que trabalhar aos sábados pois é o melhor dia para se encontrar as pessoas em casa.

Conselhos para presidência: Valorize os servidores pois são eles quem faz a máquina funcionar.

Já foi melhor.

Oficial de Apoio Judicial

Poços de Caldas, MG

Prós: estabilidade, ambiente de trabalho benefícios tais como férias de 25 dias úteis.

Contras: carreira congelada com poucas chances de mobilidade, deixamos de ter aumento anual este ano.

Conselhos para presidência: Respeite seus funcionários.

Gostei muito.

Prós: O que é legal é o fato de ter estabilidade.

Contras: Falta de estrutura e segurança.

Instituição decadente

Oficial Judiciário

Prós: Número de folgas e horário de trabalho

Contras: Direção e magistrados, de foma geral, não gostam do servidor e desmerecem a sua função.

Conselhos para presidência: A presidência deve ser dissolvida.

Oportunidade de crescimento pessoal

Oficial de Apoio Judicial

Ponte Nova, MG

Prós: A Estabilidade, seis horas diárias de trabalho.

Contras: O plano de carreira é desmotivador

Conselhos para presidência: Atentar para os servidores em ínicio de carreira, motivá-los

Desvalorização

Oficial de Justiça Avaliador

Betim, MG

Prós: Colegas de trabalho, flexibilidade de horário.

Contras: Desvalorização do servidor, desvalorização da carreira.

Conselhos para presidência: Valorização da carreira do servidor

Prós: Paga em dia, possui benefícios, não existe cobrança de superiores

Contras: não há nenhum tipo de reconhecimento, ambiente disponível para os servidores é desagradável, há uma discrepância salarial enorme entre servidor e magistrado (algo inconcebível para um órgão que deve aplicar a justiça).

Conselhos para presidência: Dar o devido reconhecimento aos oficiais e servidores em geral que prestam sua função com eficiência e competência. Diminuir a discrepância abismal que existe entre o salário dos servidores e o salário dos magistrados. Acabar com os inúmeros benefícios que os magistrados ganham e que chega a ser ridículo!

Local de grande possibilidade de aprendizado

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: bom local para se aprender e ter acesso com a área jurídica, e juristas. Valeu a pena a oportunidade de estagiar lá. Recomendo a todos os estudantes de Direito de Minas Gerais se candidatarem a uma vaga de estágio no TJ.

Contras: As demandas são repetitivas; a carga horária, elevada; a quantidade de trabalhos bastante intensa, o que, em alguns momentos, pode parecer enfadonho. Mas, os pontos negativos são inferiores aos positivos.

Conselhos para presidência: Necessita-se demonstrar interesse pelas tarefas.

Recomendaria

Prós: Dependendo do setor em que estiver instalado, é possível que exerça diversas funções o que contribui para o aprendizado e crescimento do estagiário.

Contras: Se trabalha na segunda instância, o ambiente pode ser um pouco massivo, sem contato com muitas pessoas e horas e horas somente em frente ao computador.

Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ/MG)