Como é trabalhar na Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ/MG)?

Bom

Estoquista

Betim, MG

Prós: O cargo é excelente, pois a muito aprendizado com os servidores. Ha possibilidades de conhecimentos em todas as secretarias. Estes são os pontos positivos.

Contras: Por ser estágio, é feito um contrato temporário, o que nao permite a promoção no cargo. Ademais, acho o salario baixo pela carga horaria exercida

Muito bom

Assessor

Prós: Ambiente agradável, com qualidade técnica, profissionais sérios e com grande capacidade de atingir metas. Serviço que atende a população de foma efetiva

Contras: Necessita ampliar o quadro de funcionários para atender com maior efetividade e rapidez as demandas judiciais. Necessita de desburocratizar as

Para quem trabalhou no Tribunal de Justiça, a situação do judiciário brasileiro não surpreende

Assessor de JuizEx-funcionário, saiu em 2018

Prós: A dedicação das pessoas com quem trabalhei e que tinham real envolvimento com o trabalho, tão difícil e penoso. O aprendizado que, para um assessor, se dá de forma aprofundada e bastante diversificada.

Contras: Não há envolvimento por parte de quem pode mudar a realidade da justiça nas cidades do interior. Há uma diferença de tratamento e de condições de trabalho absurda entre o que é concedido aos desembargadores e aos juízes de primeira instância. Quem sai prejudicado é o jurisdicionado que tem que lidar com a demora que poderia ser muito menor se os juízes tivessem, por exemplo, 2 assessores. Aos desembargadores é dado o direito a 2 assistentes e 4 assessores e, aos juízes, apenas 1 assessor. Os membros do Tribunal, inclusive os que integram as equipes de correição, são completamente insensíveis à situação e se mantém providencialmente encastelados como se nada tivesse a ver com os problemas diários do judiciário, quando, na verdade, são a razão da existência da grande maioria deles. Se quedam inertes na solução, para manter seu conforto que permite a troca do trabalho pela encenação política e social, deixando o povo desassistido e desamparado pela falta de atenção séria e focada no que realmente importa.

Conselhos para presidência: É necessário que se tenha uma dose mínima de humanidade e decência moral para cuidar do interesse das pessoas que, por muitas vezes, só têm ao judiciário para recorrer. Os Tribunais de Justiça são feitos para o povo e não para que seus membros se tornem algozes egoicos que se utilizam dos cargos para conseguirem regalias, títulos e status. Os desembargadores, assim como os demais funcionários, são servidores do povo. Empregados dele e a ele devem envolvimento, cordialidade e a priorização de seu(do jurisdicionado) interesse. Se agissem com moralidade e sem essa auto-referência doentia, saberiam que a primeira instância precisa de muito mais atenção do que o Tribunal. Os desembargadores recebem infinitamente menos processos do que os magistrados de 1ª Instância. Quem deveria ter o maior número de assessores?

Maravilhoso

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Coronel Fabriciano, MG

Prós: Adquiri muito aprendizado por lá. Você entra por processo seletivo, ou seja, não é por indicação, o que é excelente. As pessoas nos tratam muito bem.

Contras: Infelizmente não tem plano de carreira, ou seja, para estabilizar no TJMG só fazendo concurso. Sendo assim, acabando o contrato de ESTÁGIO estamos na rua.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Aprendizado, carga horária, comunicação, férias, respeito, educação. Excelente ambiente para crescimento pessoal e profissional. Todo estudante do curso de Direito deveria fazer estágio no TJMG.

Contras: Falta de oportunidade de aprendizado em outro setores,é difícil conseguir transferência de setor às vezes, e os gestores não costumam ser a favor das mudanças.

Realidade do judiciário mineiro

Estagiário Superior

Prós: Possibilidade de imersão nas rotinas do judiciário mineiro. Entender como funciona a prestação jurisdicional no âmbito estadual, perspectivas e desafios do cotidiano.

Contras: Falta de incentivo a modernização, adequação entre o judiciário e o novo mundo globalizado, aperfeiçoamento de seus serviços (desde a consulta de andamento processual ate a publicação de decisões na internet para acesso dos advogados e partes interessadas).Falta investimento na melhoria da prestação jurisdicional a população, seja por espaço fisico insatisfatório, seja por ausência de efetivo para dar conta do serviço, ao passo que os estagiários ficam por conta de trabalhar como se servidores fossem.

Conselhos para presidência: Gentileza gastar menos com supérfluo e investir na qualidade da prestação jurisdicional, aumentando o efetivo de servidores e reduzindo o efetivo de cargos comissionados.

Prós: No setor de conciliação há muito a aprender. O desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal é grande. Porém, nos outros setores (como secretaria e gabinete) o trabalho é um tanto mecanico.

Contras: Conforme mencionado, em alguns setores o trabalho é mecanizado, sendo o estagiário encarregado de funções que não contribuem tanto para sua formação.

Muito bom.

Assessor de Juiz

Prós: Bom salário, horários flexiveis, boas instalações. Como todo serviço público, em geral, é menos estressante que a iniciativa privada. Cargo pode ser comissionado.

Contras: Muito serviço para poucas pessoas. No caso de assessor de juiz, somente um assessor para analisar todos os processos de uma vara. Pode perder o cargo no caso de aposentadoria ou morte do juiz.

Tribunal de Justiça de Minas Gerais

Técnico Judiciário

Prós: Estabilidade e segurança, somados a uma carreira que ainda se destaca no cenário do serviço público estadual, para carreiras de nível superior.

Contras: A oferta de cargos de confiança esbarra em critérios pouco objetivos e muito ligados a fatores de caráter pessoal; não existe uma cultura real ligada à meritocracia.

Conselhos para presidência: Proporcionar igualdade às carreiras frente à magistratura.

Ex-funcionário, saiu em 2015

Prós: O aprendizado, as pessoas que você conhecem, o horário de trabalho, a flexibilidade na hora de realizar as diversas tarefas existentes, é sempre muito bom.

Contras: A única desvantagem, digo, ponto negativo existente no tribunal de justiça de Minas gerais é o fato de o mesmo não contratar. Por óbvio, a forma de ingresso se dá mediante concurso.

Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ/MG)