Como é trabalhar na Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ/MG)?

Melhor estágio da região para se aprender Direito.

Viçosa, MG

Prós: Possibilidade de crescimento e de conhecer o interior do Poder Judiciário. É possível trabalhar com pessoas muito competentes, desde juízes a promotores de alto nível.

Contras: São muitas horas de trabalho (30), de modo que, para quem estuda, fica muito difícil de conciliar. Dependendo do chefe fica algo muito pesado e engessado, mas confesso que nunca tive esse problema.

Conselhos para presidência: Diminuir a jornada de trabalho para uma menos abusiva.

Avaliação de Estágio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Viçosa, MG

Prós: O estagiário do Tribunal de Justiça de Minas Gerais tem a oportunidade de trocar de áreas enquanto estagiário, tem um aprendizado flexível e contato com muitas pessoas da área.

Contras: A carga horária do estágio é de 30 horas, de difícil conciliação com o curso integral de direito e em demasia cansativo para outras atividades extracurriculares.

ótimo lugas para estagiar

Prós: Ambiente de trabalho muito agradável. Flexibilidade de horários para todos. Estrutura do prédio confortável. ótimo trabalho em equipe e fácil acesso aos superiores

Contras: Salário é baixo para o mercado... ........ Há apenas ajuda de custa para o transporte, não sendo pago o valor integral, o que prejudica os estudantes.

Muito boa, mas é um serviço puxado.

RecepcionistaEx-funcionário, saiu em 2017

Três Marias, MG

Prós: Trabalha apenas nos dias úteis, horário bom. Vale alimentação. Bons companheiros. Ambiente agradável. Possui vigilantes. Ótima experiência profissional.

Contras: Serviço puxado, muito sigilo e tem que ter responsabilidade. Salário é pouco para pessoas terceirizadas. O mais viável é passar no concurso público.

Bom estágio, não me arrependo de ter feito e o recomendo aos interessados.

Prós: Grande variedade de tarefas a serem exercidas, grande autonomia aos estagiários, muitas das vezes os supervisores são muito prestativos e companheiros.

Contras: Em geral acaba por ser um trabalho que, em médio prazo(6 meses até 1 ano) se torna repetitivo e cansativo, permitindo que o estagiário se acomode. Além disso, algumas varas não sabem tratar bem de estagiários, delegando funções que não lhes compete ou cobrando de maneira completamente genérica e/ou sem nenhuma base.

Trabalharia aqui pra sempre, se possível.

Prós: Horário flexível, bom ambiente, ótima forma de aprendizagem e conhecer pessoas da área. A maioria das pessoas são agradáveis e boas para se trabalhar.

Contras: Difícil acesso para chegar e voltar pra casa. Não há mais nada que seja negativo quanto a esse lugar. Praticamente tudo aqui é bom e proporciona crescimento.

Bom

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: O TJMG em geral é flexível, sempre respeitam os nossos dias de prova (que pela lei de estágio garante meio expediente) o que não atrapalha o curso na faculdade.

Contras: Não é segredo para ninguém que a Justiça está sobrecarregada e não possui estrutura suficiente para lidar com a demanda, o que torna o serviço as vezes cansativo e ingrato.

TJMG é incrível.

Estágio

Prós: Ambiente de muito acolhimento a quem realmente deseja aprender as técnicas do direito, ótimo para entender o funcionamento do processo e a aplicação do direito no dia a dia.

Contras: Algumas vezes podemos ficar sobrecarregados com o número de processos, mas nada que realmente nos afete. horário de almoço, entrada e saída bem flexível.

boa oportunidade de aprendizado

Juiz de Fora, MG

Prós: aprendizado, oportunidades de contato com diversas áreas da formação acadêmica, trabalho em equipe e colaborativo, network, conhecimento interno das estruturas do judiciário

Contras: carga de trabalho interminável, às vezes sobrecarrega, justamente por conta de todo o abarrotamento de processos no judiciário, pouca flexibilidade de horário, em alguns casos

Ótimo lugar para se trabalhar

Assistente DesembargadorEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: É uma grande oportunidade de aprendizado. São apenas 6 horas por dia. Todos os feriados emendam. Além das férias se tem o recesso forense que são 15 dias.

Contras: O volume de trabalho é muito grande. Você precisa aprender rápido para desenvolver suas funções. Não há como você aprender a não ser fazendo o trabalho.

Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ/MG)