Como é trabalhar na Tribunal de Contas da União (TCU)?

Brasília, DF

Prós: Flexibilidade de horários, boa infraestrutura para realização dos trabalhos internos, programas de incentivo à continuidade dos estudos (especializações), tele-trabalho etc

Contras: Em geral, não há pontos negativos.

Excelente órgão de governo

Brasília, DF

Prós: Melhor empresa pública para se trabalhar. (revista Você S.A. 2014) Estabilidade, horário flexível, creche , estacionamento coberto, home office, restaurante, serviço médico, plano de saúde, mobiliário adequado

Contras: Instituição pública que altera suas políticas e prioridades a cada dois anos.

Ótimo lugar pra trabalhar, mas estabilidade e leis engessam a carreira

Auditor Federal de Controle Externo

Brasília, DF

Prós: Horário flexível, possibilidade de home office, bom ambiente de trabalho, boa estrutura de treinamento, bom suporte de equipamentos de informática

Contras: Muitos servidores são aprovados em concurso público porque aprenderam a fazer prova; muitos entram pro órgão e não tem nenhuma vocação pro trabalho. Dessa maneira, fica difícil pra chefia motivar o corpo funcional. Estabilidade no trabalho torna-se fator negativo. Definição de plano de carreira por lei engessa a progressão na carreira e não permite que funcionários mais engajados ganhem mais. Funcionário problemático acaba ganhando o mesmo. Isso é frustrante.

Ótima organização para se trabalhar

Auditor Federal de Controle Externo

Brasília, DF

Prós: Ambiente, cultura meritocrática, benefícios, incentivos, cultura de aprendizado, trabalho intelectual.

Contras: Dificuldades em efetivar os resultados dos trabalhos (não é um problema do cargo ou instituição, mas do sistema político brasileiro)

Excelente local para se trabalhar

Brasília, DF

Prós: Fornece toda a estrutura necessária para o desenvolvimento de um bom trabalho, flexibilidade de horários, ambiente de alto nível

Contras: Em determinadas áreas pode haver estagnação na carreira e falta de novos desafios profissionais

Conselhos para presidência: Estabelecer institucionalmente o foco de atuação do órgão de acordo com os interesses da sociedade e não de cada presidente, a cada dois anos.

Avaliacao do TCU

Brasília, DF

Prós: Flexibilidade na jornada de trabalho

Contras: Burocracia relativa ao trabalho cotididano

Bom lugar para adquirir experiência

Estagiário de TI

Brasília, DF

Prós: Adquiri uma grande experiência na minha área, graças aos servidores que auxiliavam nas funções a serem desempenhadas.

Contras: Enquanto alguns servidores auxiliavam, outros não se importavam e acabavam atrapalhando o desenvolvimento das funções.

otimo

Auditor

Prós: Horário flexível, bom salário,

Contras: ambiente de trabalho, atendimento ao público

Conselhos para presidência: novo plano de carreira

Bom e pode melhorar.

Brasília, DF

Prós: Condições de trabalho e oportunidades de desenvolvimento e capacitação dentro do órgão. Boa remuneração e, via de regra, flexibilidade nas escalas de trabalho.

Contras: O órgão poderia ousar mais em sua política de gestão de pessoas, que é variável ao curso do tempo. Menos conservadorismo e mais experimentações seriam interessantes.

Muito bom, recomendo, principalmente para aprender!

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Brasília, DF

Prós: Local de trabalho, cultura da organização, demais funcionários. No geral é uma ótima empresa para se fazer estágio, porém, não tem aproveitamento de carreira.

Contras: Existem poucos pontos negativos, exceto pelo valor do salário. Poderia haver algum tipo de remuneração referente a alimentação, visto que o restaurante não era barato para um estagiário.

Tribunal de Contas da União (TCU)