Como é trabalhar na Tribunal de Contas da União (TCU)?

Técnico Federal de Controle Externo

Brasília, DF

Prós: Flexibilidade de horários, boa infraestrutura para realização dos trabalhos internos, programas de incentivo à continuidade dos estudos (especializações), tele-trabalho etc

Contras: Em geral, não há pontos negativos.

Excelente órgão de governo

Técnico Federal de Controle Externo

Brasília, DF

Prós: Melhor empresa pública para se trabalhar. (revista Você S.A. 2014) Estabilidade, horário flexível, creche , estacionamento coberto, home office, restaurante, serviço médico, plano de saúde, mobiliário adequado

Contras: Instituição pública que altera suas políticas e prioridades a cada dois anos.

Ótimo lugar pra trabalhar, mas estabilidade e leis engessam a carreira

Auditor Federal de Controle Externo

Brasília, DF

Prós: Horário flexível, possibilidade de home office, bom ambiente de trabalho, boa estrutura de treinamento, bom suporte de equipamentos de informática

Contras: Muitos servidores são aprovados em concurso público porque aprenderam a fazer prova; muitos entram pro órgão e não tem nenhuma vocação pro trabalho. Dessa maneira, fica difícil pra chefia motivar o corpo funcional. Estabilidade no trabalho torna-se fator negativo. Definição de plano de carreira por lei engessa a progressão na carreira e não permite que funcionários mais engajados ganhem mais. Funcionário problemático acaba ganhando o mesmo. Isso é frustrante.

Ótima organização para se trabalhar

Auditor Federal de Controle Externo

Brasília, DF

Prós: Ambiente, cultura meritocrática, benefícios, incentivos, cultura de aprendizado, trabalho intelectual.

Contras: Dificuldades em efetivar os resultados dos trabalhos (não é um problema do cargo ou instituição, mas do sistema político brasileiro)

Excelente local para se trabalhar

Brasília, DF

Prós: Fornece toda a estrutura necessária para o desenvolvimento de um bom trabalho, flexibilidade de horários, ambiente de alto nível

Contras: Em determinadas áreas pode haver estagnação na carreira e falta de novos desafios profissionais

Conselhos para presidência: Estabelecer institucionalmente o foco de atuação do órgão de acordo com os interesses da sociedade e não de cada presidente, a cada dois anos.

Avaliacao do TCU

Brasília, DF

Prós: Flexibilidade na jornada de trabalho

Contras: Burocracia relativa ao trabalho cotididano

Bom lugar para adquirir experiência

Estagiário de TI

Brasília, DF

Prós: Adquiri uma grande experiência na minha área, graças aos servidores que auxiliavam nas funções a serem desempenhadas.

Contras: Enquanto alguns servidores auxiliavam, outros não se importavam e acabavam atrapalhando o desenvolvimento das funções.

otimo

Auditor

Prós: Horário flexível, bom salário,

Contras: ambiente de trabalho, atendimento ao público

Conselhos para presidência: novo plano de carreira

Um lixo

Estagiário SuperiorEx-funcionário, saiu em 2015

Brasília, DF

Prós: O restaurante era uma delícia com preço justo e cardápio variado, o sistema de banco de horas também era muito coerente e de fácil acesso...

Contras: As pessoas são hostis e hipócritas, além de homofóbicas, todo mundo sorri na sua frente, mas te apunhala pelas costas. Ambiente competitivo, não voltaria lá jamais.

Conselhos para presidência: Exonaração da bruxa da minha ex chefe

Estágio em Tecnologia da Informação

Estágio

Brasília, DF

Prós: Ambiente confortável, ótimos equipamentos e estação de trabalho. Infraestrutura completa, localização privilegiada, funcionários companheiros

Contras: Geralmente trabalhos muito simples que não refletem suas capacidades ou sua formação acadêmica. Sem possibilidade de contratação após o término do contrato

Tribunal de Contas da União (TCU)