Como é trabalhar na Tribunal de Contas da União (TCU)?

Ótimo lugar para se trabalhar

Técnico Federal de Controle Externo

Brasília, DF

Prós: Infraestrutura, corpo técnico capacitado e incentivo à capacitação. O TCU oferece ótimas condições para desenvolvimento do trabalho e a busca pelo conhecimento é constante

Contras: Nenhuma. Trabalho a cinco anos no órgão e não tenho problemas que possam comprometer a avaliação da entidade. Desde o primeiro dia, fui muito bem recepcionado

Um excelente órgão público com as limitações do serviço burocrático.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Brasília, DF

Prós: Possui um ótimo ambiente de trabalho; horários flexíveis; facilidades: restaurante interno, micro-ônibus exclusivo para a rodoviária, atividades laborais e atendimento médico.

Contras: Rotina de órgão público, atividades mecânicas e burocráticas e poucas inovações, apesar do esforço em construir uma cultura digital na administração pública.

Conselhos para presidência: Acredito que a informatização dos processos administrativos é a melhor forma de vencer a burocracia. O TCU está no caminho certo, mas ainda é preciso investir muito mais em inovação e novas tecnologias e obviamente na capacitação dos funcionários para lidar com essas novas tendências.

Excelente oportunidade

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Brasília, DF

Prós: Estrutura boa, clima organizacional excelente. Ótima oportunidade para crescer e continuar estudando, já que a instituição oferece todo o suporte.

Contras: Às vezes, pouca demanda de trabalho, o que faz com que o estagiário fique "sem nada para fazer". Mas isso nunca impediu o crescimento dentro da instituição.

Um ótimo lugar

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Brasília, DF

Prós: Ótimo ambiente de trabalho, flexibilidade, equipe prestativa, atividades compatíveis com o previamente combinado, oportunidades de aprendizado.

Contras: Um pouco de conservadorismo e pouco espaço para ideias mais ousadas e criativas, o que, de certa forma, poda e impede o pleno desenvolvimento do estagiário.

Lugar muito bom para trabalhar

Brasília, DF

Prós: Ambiente agradavel com pessoas legais, horario extremamente flexivel e um restaurante excelente (tanto preço) quanto qualidade. Processo seletivo sem muita frescura

Contras: Ate agora sem muitos ponto negativo. Alguns amigos que estao em outros setores reclamam dos chefes mas nada muito grave e o vale transporte nao eh suficiente

Bom local para trabalhar

Auditor

Brasília, DF

Prós: Ambiente de trabalho. Flexibilidade. Estabilidade. Desafio. Independência. Plano de Carreira. Auditorias de amplo escopo.

Contras: Serviço público federal. Pouca facilidade em desenvolver carreira internacional. Pouca mobilidade entre estados. Não há mais pontos negativos a relatar.

Conselhos para presidência: Manter a flexibilidade

TCU uma das melhores empresas que já estagiei.

Estagiário Superior

Palmas, TO

Prós: O serviço é bom para o aprendizado, condiz com o que se aprende na faculdade. Os funcionários estão sempre dispostos a te ajudar no que for preciso ou naquilo que se tem dúvidas.

Contras: Quando se é estagiário por mais que você desempenhe sua função bem, não possui meios para subir de cargo ou ser contratado a não ser através de concursos públicos

Conselhos para presidência: Ter décimo terceiro, vale alimentação e plano de saúde para os estagiários também

Excelente

Brasília, DF

Prós: Flexibilidade no horário, van para transporte rodoviária-TCU e vice-versa, colegas de trabalho fáceis de relacionamento, carga horária não excessiva

Contras: Não possuir perspectivas de contratação, visto que os cargos são exigidos concurso público; não ter outros benefícios além do auxílio vale-transporte.

Estágio em Tecnologia da Informação

Brasília, DF

Prós: Ambiente confortável, ótimos equipamentos e estação de trabalho. Infraestrutura completa, localização privilegiada, funcionários companheiros

Contras: Geralmente trabalhos muito simples que não refletem suas capacidades ou sua formação acadêmica. Sem possibilidade de contratação após o término do contrato

Ótima experiência

Brasília, DF

Prós: Excelente clima para se trabalhar, um órgão do setor público realmente diferenciado. Auditores da minha área sempre muito motivados a boas entregas

Contras: Não vejo muitos pontos. Acho que a monotonia mínima que um órgão público exige, pois tudo deve ser documentado, os processos as vezes muito longos

Tribunal de Contas da União (TCU)