Como é trabalhar na Tribunal de Contas da União (TCU)?

Empresa boa para estágio sem intenção de crescimento na carreira

Brasília, DF

Prós: Empresa organizada, apenas 4 horas, horário flexível, possibilidade de banco de horas. Boas condições de trabalho, lugar limpo, copa sempre com café, venda de lanches intermante

Contras: Pouco incentivo de crescimento por ser estágio em uma empresa publica. Tudo muito burocrático, também por ser uma empresa publica. Ar condicionado muito frio

Estagiária no TCU

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Brasília, DF

Prós: Trabalho leve para estagiários, sem comprometer o aprendizado. Muito respeito por parte de todos os servidores, mantendo o clima organizacional sempre positivo. A chefia é muito compreensiva e sempre disposta a ajudar.

Contras: Às vezes o trabalho ficava muito monótono e desmotivante. Falta um treinamento também para os estagiários conseguirem lidar com as demandas de um tribunal, que exigem uma linguagem diferenciada

É bom pra quem ta começando

Brasília, DF

Prós: O ambiente de trabalho é ótimo, sendo possível estudar as matérias da faculdade quando não há trabalho a ser feito. Os horários são flexíveis

Contras: Como em qualquer outro órgão público não há a possibilidade de contratação ao fim do contrato de estágio, a não ser por meio de concurso público

Ótimo lugar para se trabalhar

Técnico Federal de Controle Externo

Brasília, DF

Prós: Infraestrutura, corpo técnico capacitado e incentivo à capacitação. O TCU oferece ótimas condições para desenvolvimento do trabalho e a busca pelo conhecimento é constante

Contras: Nenhuma. Trabalho a cinco anos no órgão e não tenho problemas que possam comprometer a avaliação da entidade. Desde o primeiro dia, fui muito bem recepcionado

Um excelente órgão público com as limitações do serviço burocrático.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Brasília, DF

Prós: Possui um ótimo ambiente de trabalho; horários flexíveis; facilidades: restaurante interno, micro-ônibus exclusivo para a rodoviária, atividades laborais e atendimento médico.

Contras: Rotina de órgão público, atividades mecânicas e burocráticas e poucas inovações, apesar do esforço em construir uma cultura digital na administração pública.

Conselhos para presidência: Acredito que a informatização dos processos administrativos é a melhor forma de vencer a burocracia. O TCU está no caminho certo, mas ainda é preciso investir muito mais em inovação e novas tecnologias e obviamente na capacitação dos funcionários para lidar com essas novas tendências.

Excelente oportunidade

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Brasília, DF

Prós: Estrutura boa, clima organizacional excelente. Ótima oportunidade para crescer e continuar estudando, já que a instituição oferece todo o suporte.

Contras: Às vezes, pouca demanda de trabalho, o que faz com que o estagiário fique "sem nada para fazer". Mas isso nunca impediu o crescimento dentro da instituição.

Um ótimo lugar

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Brasília, DF

Prós: Ótimo ambiente de trabalho, flexibilidade, equipe prestativa, atividades compatíveis com o previamente combinado, oportunidades de aprendizado.

Contras: Um pouco de conservadorismo e pouco espaço para ideias mais ousadas e criativas, o que, de certa forma, poda e impede o pleno desenvolvimento do estagiário.

Lugar muito bom para trabalhar

Brasília, DF

Prós: Ambiente agradavel com pessoas legais, horario extremamente flexivel e um restaurante excelente (tanto preço) quanto qualidade. Processo seletivo sem muita frescura

Contras: Ate agora sem muitos ponto negativo. Alguns amigos que estao em outros setores reclamam dos chefes mas nada muito grave e o vale transporte nao eh suficiente

Bom local para trabalhar

Auditor

Brasília, DF

Prós: Ambiente de trabalho. Flexibilidade. Estabilidade. Desafio. Independência. Plano de Carreira. Auditorias de amplo escopo.

Contras: Serviço público federal. Pouca facilidade em desenvolver carreira internacional. Pouca mobilidade entre estados. Não há mais pontos negativos a relatar.

Conselhos para presidência: Manter a flexibilidade

TCU uma das melhores empresas que já estagiei.

Palmas, TO

Prós: O serviço é bom para o aprendizado, condiz com o que se aprende na faculdade. Os funcionários estão sempre dispostos a te ajudar no que for preciso ou naquilo que se tem dúvidas.

Contras: Quando se é estagiário por mais que você desempenhe sua função bem, não possui meios para subir de cargo ou ser contratado a não ser através de concursos públicos

Conselhos para presidência: Ter décimo terceiro, vale alimentação e plano de saúde para os estagiários também

Tribunal de Contas da União (TCU)