Como é trabalhar na Trench, Rossi e Watanabe Advogados?

Um balde de desilusões

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: É um escritório com grande estrutura, muito organizado e com uma significativa cartela de clientes. Alto reconhecimento no mercado e um bom plano de pagamento.

Contras: Depende de sua equipe, mas normalmente o tratamento entre funcionários é frio e estupidamente competitivo. Os chefes jogam culpa e prazos estourados nos abaixo, especialmente se forem estagiários. Os trabalhos exigidos quase sempre estouram seu tempo de trabalho te obrigando a trabalhar por mais tempo do que deveria (o que resultará no mesmo rendimento e pagamento). Você entra com promessas de um ambiente repleto de atividades extras, formação e palestras internas e avaliações recíprocas, mas no fim é tudo mentira. Fui demitido sem ter um único feedback sobre as minhas atividades.

Conselhos para presidência: Sinceramente, façam o sistema de autoavaliação mais eficiente. Passei meses sem saber se o meu trabalho estava satisfatório ou não antes de ser demitido sem nenhum aviso.

Estrutura diferenciada e bom ambiente para aprendizado.

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Organização semanal e rotina bem trabalhada para as providências. A lei do estágio em véspera de provas costuma ser respeitada. Estrutura que ajuda o estagiário.

Contras: O contato com os advogados mais experientes poderia ser mais intenso. Infelizmente há um choque de vaidades que em certos momentos prejudica o desenvolvimento do estagiário.

Excelente empresa e ambiente de trabalho

Recepcionista BilíngueEx-funcionário, saiu em 2008

Prós: Ótimo ambiente de trabalho, dão treinamento para os novos funcionários, horário de almoço de 1 hora e meia é bem confortável e as escalas nos feriados são muito boas para a equipe. Gestores são atenciosos e dão feedback.

Contras: É um escritório muito bem estruturado e podem surgir oportunidades internas de médio a longo prazo, logo tem que saber esperar e fazer um bom trabalho.

Advogado Trabalhista Pleno

Prós: Salário e localização

Contras: Ambiente de trabalho ruim, sistema operacional ruim, controle de prazos ruim, excesso de jornada, feedback desconstrutivo, estressante demais.

Vale a pena, mas foi melhor.

Advogado Tributário Sênior

Prós: Firma com mais de 70 anos de reconhecimento no mercado brasileiro, associado a grande escritório de advocacia mundial, escritório full service e com grandes clientes

Contras: Apesar de plano de carreira estruturado, os critérios são subjetivos. A avaliação para reconhecimento de mérito de senior está estritamente vinculada a metricas dos grupos e dos sócios (o qual o associado não possui gerencia)

Conselhos para presidência: Maior transparência e valorização dos advogados seniores. Os advogados estão desmotivados com a falta de companheirismo dos sócios

Pelos benefícios vale a pena a empresa

Assistente de Atendimento

Prós: Benefícios ambiente agradável porém com muitos colaboradores que não respeitam a hierarquia fazendo que acham que ele é superior aos outros que tem o mesmo cargo

Contras: Falta de treinamento para maioria dos colaboradores, do staff a gerência pedem ajuda para ligar um simples notebook na televisão e fazer uma ligação

Um ótimo lugar para se desenvolver profissionalmente

Analista de Marketing Júnior

Prós: O clima é diferente de outros escritórios de advocacia, a grande maioria dos advogados reconhecem a importância do staff para os negócios. A maioria dos funcionários possuem mais do que 5 anos de casa, é uma empresa muito acolhedora com uma diversidade incrível. Homens e mulheres têm a mesma oportunidade.

Contras: O escritório é muito burocrático, aprovações, promoções, entre outros processos podem levar mais tempo para se obter uma resposta, mas isso também é uma característica de escritórios de advocacia no geral.

Paralegal

Prós: Transparência; Respeito com os colaboradores; Organização; Infraestrutura; Treinamentos de capacitação; Programas de bolsas de estudo de pós graduação em universidades; Salários acima da média.

Contras: Sistema engessado; Não há grandes oportunidades de crescimento; Não há novos desafios para incentivar o crescimento do colaborador, facilitando o comodismo; Não tem plano de carreira para Paralegais (comum em escritórios de advocacia), por exemplo: eles não aproveitam o conhecimento de Paralegais que têm formação em Direito e mesmo que tenha a carteira da ordem, o Paralegal não consegue virar advogado; Não contrata profissionais de diversas faculdades particulares para a área jurídica, aceitando apenas as tradicionais, limitando, consequentemente, o acesso de uma parcela de estudantes e profissionais a uma empresa de qualidade.

Conselhos para presidência: Aceitar profissionais da área jurídica (estagiários e bacharéis de Direito) de outras faculdades; dar mais oportunidades aos Paralegais com conhecimento na área jurídica.

Avaliação trech rossi

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Remuneração acima da média Excelentes profissionais, qualificados e experientes. Excelentes benefícios oferecidos, com Vr acima da média Diligências todas feitas de taxi Ótima localização Ótima infraestrutura Boa estratégia de formação com reuniões semanais de estagiário

Contras: Trabalho em massa Complexidade dos trabalhos desenvolvidos Dificuldade de agendamento de férias Eventuais horas extras para término e continuidade do trabalho prestado

Excelente escritório, mas a cultura organizacional deixa a desejar

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2015

Brasília, DF

Prós: Excelente estrutura, possibilidade de trabalhar em grandes causas, parceria com grande escritório internacional, o progama de estágio oferece amplas possibilidades de aprendizado jurídico e profissional.

Contras: A depender do setor, a cultura organizacional é ruim e o profissional se sente pressionado em excesso sem a correspodente remuneração, bem como há rigidez exarcebada na estrutura de comando, o que pode comprometer a liderança.

Conselhos para presidência: Liderança não deve ser confundida com temor. Um líder é obedecido e respeitado pelas suas qualidades técnicas e pela sua habilidade de motivar e de respeitar a sua equipe. A alteração nesse quisito reflete na cultura organizacional como um todo, resultado em profissionais mais resilientes e mais dedicados ao trabalho.

Trench, Rossi e Watanabe Advogados

Descrição:Considerado um dos maiores escritórios de advocacia do Brasil, Trench, Rossi e Watanabe Advogados possui uma atuação abrangente e conceituada, com competência em todas as áreas do direito. Fundado em 1959, o escritório oferece serviços legais para clientes nacionais e internacionais, dos mais diversos mercados, auxiliando-os no gerenciamento de seus negócios de maneira ética e eficiente.