Love Mondays


Ver avaliações para empresas similares

Como é trabalhar na Toyota?

149 postagens (39 avaliações nos últimos 12 meses)


Satisfação geral dos funcionários

3.72
  • Remuneração e benefícios
    3.85
  • Oportunidade de carreira
    2.87
  • Cultura da empresa
    3.67
  • Qualidade de vida
    3.18

Recomendam a empresa a um amigo



  • Há mais de 3 anos

    Aprendizado e crescimento profissional

    Funcionário

    São Bernardo do Campo, SP


    Prós: Excelente ambiente de trabalho, fácil aprendizado e desenvolvimento intelectual. Há grandes chances de melhorar seu desempenho profissional, você é estimulado a inovar os processos da empresa para o melhor desenvolvimento do serviço, nisso todos ganham.
    Grande apoio e cobrança sobre segurança e obediência de normas e da politica interna (há praticas da politica e cultura da empresa que podem melhorar até sua vida pessoal).

    Contras: Salário ainda é inferior a praticada no mercado.
    A burocracia é parte da cultura, mas acaba dificultando algumas tarefas.
    Cargas horaria podem passar de 50 horas semanais, empresa trabalha com numero reduzidos de funcionários (ex.: um trabalho que seria executado por pelo menos 3 pessoa é feito por apenas 1)

    Conselhos para presidência: Reforçar normas de segurança e 5s dos funcionários, o que ajudara a empresa a se manter com mais qualidade e segurança. Cobrança igual para todos, sem exceções , principalmente com segurança.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há mais de 3 anos

    A empresa é perfeita, mas quando se trata de ser honesta para com o colaborador já não é perfeita.

    Ex-funcionário, saiu em 2013

    Indaiatuba, SP


    Prós: excelente salário, ótimos benefícios, trabalho perfeito e organizado, local de trabalho excelente.

    Contras: mas na hora de ser sincero para com o colaborador, já não é tão bom assim, a maioria dos encarregados de chão de fabrica são mentirosos, e utilizam muitos dos colaboradores para botar a culpa de metas não alcansadas, e temos que aceitar por fazer parte da politica da empresa.

    Conselhos para presidência: Antes de acreditar na mentira dos outros, procure saber a verdade.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há mais de 2 anos

    Sem reconhecimento não há motivação

    Analista de Processos

    Artur Nogueira, SP


    Prós: Oportunidade de viagens ao exterior para treinamento

    Contras: Rh ineficiente. Sem reconhecimento e valorização dos colaboradores

    Conselhos para presidência: Valorize seus talentos antes de perdê-los.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há quase 2 anos

    Boa estabilidade, baixa retenção de talentos, plano de carreira inexistente.

    GerenteEx-funcionário, saiu em 2015

    São Paulo, SP


    Prós: Boa para quem deseja ter estabilidade profissional e um ambiente de trabalho tranquilo. No mais, poucos atrativos.

    Contras: Não espere crescimento profissional e nem mesmo plano de carreira. Expatriados japoneses (muitas vezes despreparados), assumem os cargos de Diretoria. Você terá pouco poder de decisão e influência. Práticas de RH obsoletas. Se você é do sexo feminino ou é jovem, mesmo que seja capaz, esqueça crescimento na carreira.

    Conselhos para presidência: Não replicar a cultura organizacional do Japão no Brasil. Adaptação é chave.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há aproximadamente 2 anos

    Burocrática, inflexível e ineficiente

    Funcionário

    Diadema, SP


    Prós: A divisão de equipamentos industriais, por ter uma estrutura menor, te possibilita a executar trabalho mais amplos com resultados mais visíveis e práticos. Remuneração bruta compatível com o mercado (nota: benefícios são menores do que se encontra no mercado)

    Contras: Burocratizada, diretoria ocupada por expatriados japoneses que são totalmente despreparados. Não se adaptam à cultura e a forma de trabalho local. Plano de carreira inexiste. RH despreparado e ineficiente. Política de retenção de talentos é muito ruim.

    Conselhos para presidência: Atentar-se para a retenção de talentos, plano de carreira, melhoria da comunicação interna. Trazer expatriados que realmente sejam preparados tanto tecnicamente quanto gerencialmente.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há aproximadamente 2 anos

    Boa para quem procura certa estabilidade, mas péssima para desafios e crescimento pessoal / profissional.

    Funcionário

    Diadema, SP


    Prós: Ambiente saudável entre os colaboradores e apesar do rápido crescimento da empresa, o relacionamento ainda possui características familiares.

    Contras: Falta de direcionamento de longo prazo, baixa qualificação técnica média, benefícios não compatível com o mercado, péssima atuação da diretoria composta por expatriados, bem como falta de entendimento da realidade e cultura brasileira pela matriz. Práticas de RH obsoletas e ineficientes. Plano de carreira para staff brasileiro inexistente.

    Conselhos para presidência: Entenda melhor a cultura do país, as necessidades e dificuldades do corpo de colaboradores local. Tenha uma comunicação mais aberta e transparente, principalmente no que se refere ao direcionamento da companhia. Melhorar as práticas de RH, preocupar-se em reter talentos e melhorar a qualidade da sua força de trabalho.

    Recomenda a empresa: Não

  • Há quase 2 anos

    Boa remuneração, ambiente de trabalho pouco saudável psicologicamente

    Analista de Recursos Humanos (RH)Ex-funcionário, saiu em 2014

    São Bernardo do Campo, SP


    Prós: Salário Benefícios tais como: Participação nos Lucros (embora menor se comparada com mercado automotivo, é um valor bom quando considerado o mercado em geral), Convênio Médico e Previdência Privada. Ensinamentos da Cultura Japonesa agregam valor

    Contras: A empresa é extremamente hierarquizada, não possibilitando o pleno desenvolvimento do profissional dentro de sua área de atuação. O ambiente organizacional é altamente prejudicado, com uma cultura manifesta de pouca colaboração entre as pessoas, alta competitividade e gestores pouco preparados para a função, com comportamentos que muitas vezes impactavam no dia a dia. Embora a Cultura Japonesa tenha ensinamentos que agregam, a Cultura da organização em si é prejudicada, doentia, com comunicação falha, empresa não deixa claro a estratégia, planos de ação e não trabalha aspectos relacionais entre áreas e pessoas, não investe no Capital Humano, olhar puramente de processos.

    Conselhos para presidência: Atentar para a cultura manifesta entre os colaboradores e a micro cultura criada entre as áreas. Olhar para os processos é o que caracteriza a empresa, mas é necessário olhar para o Capital Humano também.

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há quase 3 anos

    Funcionário


    Prós: É um local bacana, tem ar condicionado.

    Contras: Não tem pra onde crescer, a competência não é tão reconhecida como o puxa-saquismo e má estruturação organizacional. Funcionários sobrecarregados.

    Conselhos para presidência: Aprenda os procedimentos de cada setor, saiba o que cobrar e como cobrar. Assuma a responsabilidade pelo cargo e haja de acordo, tomando atitudes e encarando os problemas e obstáculos da sua função. Não cobre de funcionários o que é sua função, nem se recuse a atender clientes que querem falar contigo.

  • Há mais de 2 anos

    Pessoas vindas de empresas ocidentais tem dificuldade de adaptação

    Analista Pleno

    São Bernardo do Campo, SP


    Prós: Bom salário comparado com o mercado e bastante aprendizado com job rotations

    Contras: Dependência de tomada de decisões da matriz

    Recomenda a empresa: Sim

  • Há mais de 2 anos

    Ótima empresa

    EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2010

    São Paulo, SP


    Prós: Muito conhecimento em pouco tempo, filosofia japonesa incentiva a disciplina

    Contras: Muita burocracia e politicagem nas promoções, valorizando mais o tempo de casa do que a meritocracia

    Recomenda a empresa: Sim


Informações da empresa

Toyota

Descrição:A Toyota Motor Corp. é uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo. Com sede na província de Aichi, no Japão, além da marca Toyota, a fabricante é proprietária das marcas Lexus, Scion e Daihatsu. Em janeiro de 2008, a Toyota completou 50 anos de história no Brasil. Atualmente, a montadora conta com mais de 3.800 colaboradores em suas unidades de São Bernardo do Campo, Indaiatuba, São Paulo e Guaíba. Em setembro de 2010, a Toyota do Brasil anunciou mais um grande investimento de 600 milhões de dólares e também comunicou o início da construção da sua nova planta no país, localizada no município de Sorocaba (SP), onde a empresa produzirá um veículo compacto, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2012.

Site

RH: quer atrair bons talentos?