Como é trabalhar na Toyota?

submissao total a empresa

Analista de PCP Pleno

Prós: empresa lider global em seu segmento. sistema de producao eficiente, porem com muita dificuldade de ser aplicada fora da cultura japonesa

Contras: empresa demanda submissao total a ela. cultura extremamente dificil de conciliar com a cultura brasileira. devido a isso, temos muitos fincioarios com serios problemas de saude, em todos os niveis hierarquicos.

Não recomendaria a empresa

ConsultorEx-funcionário, saiu em 2014

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Posso dizer que aprendi muito com a cultura japonesa principalmente em relação aos processos e metodologia kaizen, além de poder conhecer e atuar em várias áreas.

Contras: A área de recursos humanos é precária e deficiente, só vê o lado da empresa e não conhece bem a area comercial. os chefes são despreparados e gostam dos puxa sacos

Conselhos para presidência: Valorizar os colaboradores que apresentam resultados e acabar com a politicagem para ser promovido.

Boa para quem procura certa estabilidade, mas péssima para desafios e crescimento pessoal / profissional.

Diadema, SP

Prós: Ambiente saudável entre os colaboradores e apesar do rápido crescimento da empresa, o relacionamento ainda possui características familiares.

Contras: Falta de direcionamento de longo prazo, baixa qualificação técnica média, benefícios não compatível com o mercado, péssima atuação da diretoria composta por expatriados, bem como falta de entendimento da realidade e cultura brasileira pela matriz. Práticas de RH obsoletas e ineficientes. Plano de carreira para staff brasileiro inexistente.

Conselhos para presidência: Entenda melhor a cultura do país, as necessidades e dificuldades do corpo de colaboradores local. Tenha uma comunicação mais aberta e transparente, principalmente no que se refere ao direcionamento da companhia. Melhorar as práticas de RH, preocupar-se em reter talentos e melhorar a qualidade da sua força de trabalho.

Crise

Prós: Cleser lages dutra. Tem um bom nome no mercado

Contras: Trabalho corrido. Muita pressão líderes muitos ambiciosos

Não dá a menor importância para terceirizados

Arquiteto de SistemasEx-funcionário, saiu em 2014

São Bernardo do Campo, SP

Prós: ADC - Associação Desportiva dentro da fábrica

Contras: Discrimina os funcionários terceirizados, porém os cobra como se fossem contratados

Conselhos para presidência: Tomem vergonha na cara e contratem profissionais capacitados para área de TI.

Nao recomendo

Ex-funcionário, saiu em 2015

Prós: Ótima escola! Somente isso, bom para aprender e sair!!

Contras: Não existe reconhecimento pelo trabalho realizado. Promoções nao tem regras definidas!

Conselhos para presidência: Investir na capacitação de RH

Toyota

Assessor de Vendas

Americana, SP

Prós: Modo que lida com os clientes, sempre em primeiro lugar, favorecendo a volta e a fidelidade dos mesmos. Geralmente costumam voltar para a aempresa

Contras: Ambiente profissional. Modo que lida com os funcionários é péssimo, gerente tem uma má gestão da empresa, e lida com os funcionários de um modo um pouco agressivo.

Oferece estabilidade, mas o sistema de gestão é ultrapassado.

Engenheiro Júnior

São Bernardo do Campo, SP

Prós: A empresa oferece estabilidade aos funcionários. Manteve-se firme, sem demissões coletivas, mesmo durante a recente crise do setor automobilístico. Percebe-se que a empresa está se esforçando para atualizar-se em pontos relativos a satisfação e qualidade de vida dos funcionários, mas ainda há um longo caminho a percorrer.

Contras: O sistema de desenvolvimento dos funcionários é antiquado, muito fechado, e após certo tempo o funcionário pode se desmotivar frente à dificuldade em ser reconhecido. Muitos dos líderes ainda seguem um sistema de gestão antiquado, mantendo o pensamento de "eu sou o chefe, faça o que eu mando". São raras as atividades de inclusão de minorias promovidas pela empresa.

Empresa ultrapassada

Analista Comercial

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Uma empresa boa para você aprender sobre estratégia de negócios e desenvolver seu olhar crítico para atividades. No escritório eles são bons para ensinar como definir metas e KPIs. Investem na formação técnica do funcionário.

Contras: Ambiente péssimo. Não procuram funcionários pensantes, querem robôs que saibam apertar um botão. Você deve obedecer ordens e não questionar. O número de pessoas afastadas por depressão é alarmante. Chefes inflexíveis. O programa de avaliação de funcionário para desenvolvimento de carreira é uma piada.

Conselhos para presidência: Venham para o século XXI.

Oportunidades mínimas de melhor aproveitamento de terceiros.

Motorista Executivo

Prós: Boas instalações; Visão de poder fazer parte do grupo, mesmo sem ser valorizado pelos cooperados; Soberba e destrato por parte dos cooperados faz com que eu jamais perca as esperanças de ser melhor aproveitado.

Contras: Soberba dos cooperados; Descaso e destrato (preconceito) por parte dos cooperados; Falta de oportunidades para terceiros; Falta de visão dos recrutadores;

Conselhos para presidência: Oportunidades mínimas de melhor aproveitamento de terceiros.

Toyota

Descrição:A Toyota Motor Corp. é uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo. Com sede na província de Aichi, no Japão, além da marca Toyota, a fabricante é proprietária das marcas Lexus, Scion e Daihatsu. Em janeiro de 2008, a Toyota completou 50 anos de história no Brasil. Atualmente, a montadora conta com mais de 3.800 colaboradores em suas unidades de São Bernardo do Campo, Indaiatuba, São Paulo e Guaíba. Em setembro de 2010, a Toyota do Brasil anunciou mais um grande investimento de 600 milhões de dólares e também comunicou o início da construção da sua nova planta no país, localizada no município de Sorocaba (SP), onde a empresa produzirá um veículo compacto, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2012.