Como é trabalhar na Toyota?

Não recomendaria a empresa

ConsultorEx-funcionário, saiu em 2014

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Posso dizer que aprendi muito com a cultura japonesa principalmente em relação aos processos e metodologia kaizen, além de poder conhecer e atuar em várias áreas.

Contras: A área de recursos humanos é precária e deficiente, só vê o lado da empresa e não conhece bem a area comercial. os chefes são despreparados e gostam dos puxa sacos

Conselhos para presidência: Valorizar os colaboradores que apresentam resultados e acabar com a politicagem para ser promovido.

Boa para quem procura certa estabilidade, mas péssima para desafios e crescimento pessoal / profissional.

Diadema, SP

Prós: Ambiente saudável entre os colaboradores e apesar do rápido crescimento da empresa, o relacionamento ainda possui características familiares.

Contras: Falta de direcionamento de longo prazo, baixa qualificação técnica média, benefícios não compatível com o mercado, péssima atuação da diretoria composta por expatriados, bem como falta de entendimento da realidade e cultura brasileira pela matriz. Práticas de RH obsoletas e ineficientes. Plano de carreira para staff brasileiro inexistente.

Conselhos para presidência: Entenda melhor a cultura do país, as necessidades e dificuldades do corpo de colaboradores local. Tenha uma comunicação mais aberta e transparente, principalmente no que se refere ao direcionamento da companhia. Melhorar as práticas de RH, preocupar-se em reter talentos e melhorar a qualidade da sua força de trabalho.

Crise

Prós: Cleser lages dutra. Tem um bom nome no mercado

Contras: Trabalho corrido. Muita pressão líderes muitos ambiciosos

Não dá a menor importância para terceirizados

Arquiteto de SistemasEx-funcionário, saiu em 2014

São Bernardo do Campo, SP

Prós: ADC - Associação Desportiva dentro da fábrica

Contras: Discrimina os funcionários terceirizados, porém os cobra como se fossem contratados

Conselhos para presidência: Tomem vergonha na cara e contratem profissionais capacitados para área de TI.

Nao recomendo

Ex-funcionário, saiu em 2015

Prós: Ótima escola! Somente isso, bom para aprender e sair!!

Contras: Não existe reconhecimento pelo trabalho realizado. Promoções nao tem regras definidas!

Conselhos para presidência: Investir na capacitação de RH

Oportunidades mínimas de melhor aproveitamento de terceiros.

Motorista Executivo

Prós: Boas instalações; Visão de poder fazer parte do grupo, mesmo sem ser valorizado pelos cooperados; Soberba e destrato por parte dos cooperados faz com que eu jamais perca as esperanças de ser melhor aproveitado.

Contras: Soberba dos cooperados; Descaso e destrato (preconceito) por parte dos cooperados; Falta de oportunidades para terceiros; Falta de visão dos recrutadores;

Conselhos para presidência: Oportunidades mínimas de melhor aproveitamento de terceiros.

Toyota - Indaiatuba

Analista AdministrativoEx-funcionário, saiu em 2014

Indaiatuba, SP

Prós: Empresa de grande porte e salarios e beneficios muitos bons. A empresa nao tem claro os processos com isso voce aprende muitas coisas e passa por varios desafios.

Contras: Clima da empresa é pessimo, pessoas muito mau educadas, sempre dificultam os processos e são pocas pessoas que sao dispostas a judar para solucionar algum tipo de problema, os lideres nao estam preparados para gerenciar pessoas.

Conselhos para presidência: Treinar os lideres para saber agir com as pessoas da equipe e outras areas.

Falta de plano de carreira e respeito a inteligência do funcionário.

Sorriso, MT

Prós: Empresa de grande porte, estabilidade no emprego. Possibilidade de ampliar o conhecimento tecnico e de gestao de pessoas. Falta de transparência nas informações.

Contras: Líderes sem capacidade de gerenciamento de pessoas, política interna para crescimento profissional e não baseada em resultados. Burocracia demasiada e cagaço em fazer mudanças, alem de regras nao claras para promover os funcionários.

Conselhos para presidência: Estejam abertos a mudanças e invistana capacitação dos funcionários.

Favorecimento e falta de plano de carreira.

Prós: Conhecimento adquirido, salário diferenciado, a maior moradora de automóveis do mundo, facilidade em desenvolver novas idéias e conceitos, convênios.

Contras: Favorecimento, falta de plano de carreira claro e objetivo, pouco respeito pelas pessoas,processos ingessados e ultrapassados, falta de competência

Conselhos para presidência: Ver o colocaborador como um ser hu mano e saber dar o valor meritocraticamente ao trabalho realizado.

Boa estabilidade, baixa retenção de talentos, plano de carreira inexistente.

GerenteEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Boa para quem deseja ter estabilidade profissional e um ambiente de trabalho tranquilo. No mais, poucos atrativos.

Contras: Não espere crescimento profissional e nem mesmo plano de carreira. Expatriados japoneses (muitas vezes despreparados), assumem os cargos de Diretoria. Você terá pouco poder de decisão e influência. Práticas de RH obsoletas. Se você é do sexo feminino ou é jovem, mesmo que seja capaz, esqueça crescimento na carreira.

Conselhos para presidência: Não replicar a cultura organizacional do Japão no Brasil. Adaptação é chave.

Toyota

Descrição:A Toyota Motor Corp. é uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo. Com sede na província de Aichi, no Japão, além da marca Toyota, a fabricante é proprietária das marcas Lexus, Scion e Daihatsu. Em janeiro de 2008, a Toyota completou 50 anos de história no Brasil. Atualmente, a montadora conta com mais de 3.800 colaboradores em suas unidades de São Bernardo do Campo, Indaiatuba, São Paulo e Guaíba. Em setembro de 2010, a Toyota do Brasil anunciou mais um grande investimento de 600 milhões de dólares e também comunicou o início da construção da sua nova planta no país, localizada no município de Sorocaba (SP), onde a empresa produzirá um veículo compacto, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2012.