Como é trabalhar na Toyota?

Não recomendaria a empresa

ConsultorEx-funcionário, saiu em 2014

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Posso dizer que aprendi muito com a cultura japonesa principalmente em relação aos processos e metodologia kaizen, além de poder conhecer e atuar em várias áreas.

Contras: A área de recursos humanos é precária e deficiente, só vê o lado da empresa e não conhece bem a area comercial. os chefes são despreparados e gostam dos puxa sacos

Conselhos para presidência: Valorizar os colaboradores que apresentam resultados e acabar com a politicagem para ser promovido.

boa empresa

SoldadorEx-funcionário, saiu em 2016

Indaiatuba, SP

Prós: Boa empresa bom salário com salários bom e estabilidade de emprego ótima empresa gostei de trabalhar na Toyota recomendo a todos que puderem fazer parte dessa empresa.

Contras: Infelizmente existe panela pra subir tem q fazer parte da panela pois os supervisores e gerente só da oportunidade para quem é chegado deles.

Bom no geral

Analista Comercial

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Grande aprendizado e com salário compatível com mercado. Credibilidade da empresa no mercado de trabalho. Bons benefícios para todos os niveis

Contras: Processos engessados, com muitos níveis de aprovação e dependência da matriz. Não há plano de carreira e promoção por mérito. Regras de rh não são compatíveis com mercado (home office, flextime etc)

Ótima empresa em criar padrões, dificil encontrá-los nos gestores.

Técnico de Campo

Campinas, SP

Prós: Programa de treinamento interno. Atendimento ao cliente e controle de satisfação dos contratos. Modelos de contrato de fornecimento de serviços e vendas.

Contras: Falta de avaliação para planos de carreiras interno. Dificuldade de comunicação entre os funcionários de contratos com a gerência, falhas no fornecimento de insumos e comprimento de contratos da parte dos clientes.

Conselhos para presidência: Canal de comunicação direta sem filtros com à presidência desde do operário até o próprio diretor. Avaliação interna de capacitação para promoções de funcionários e plano de carreira que agregue evolução aos operários. Procurar criar uma linha de comunicação com o cliente onde fique claro as competências de cada um no contrato.

Mecânico

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Estabilidade em Meio a crise econômica. Uma empresa para vc seguir carreira e se aposentar nela. Oportunidade de crescimento profissional e seu sistema de trabalho

Contras: O salário inicial é o mais baixo das montadoras. Não tem muitos benefícios. As vezes eles modificao seu plano de carreira e não avisa com antecedência.

Conselhos para presidência: Para uma empresa que quer ser considerada a melhor para se trabalhar tem muitos pontos que devem ser modificado como benefícios adicionais V.A. Melhor convênio cursos gratuitos. Fora que sua pesquisa de clima teria que ser feita nao com seu supervisor que colocou seu irmão como chefe.

Pontos negativos falam mais alto a longo prazo

Prós: Salário compatível com mercado. Benefícios de transporte e alimentação. Empresa com filosofia rica e busca em melhoria contínua. Treinamentos.

Contras: Atividades operacionais. Ausência de sistema integrado. Difícil alinhamento de expectativa para resultados. Fraca retenção de talentos e sobrecarga em alguns departamentos.

Satisfatório

Operador de ProduçãoEx-funcionário, saiu em 2016

Artur Nogueira, SP

Prós: Qualificação de cursos profissionalizantes em cima do colaborador, benefícios, programas educacionais, ambiente totalmente organizado e limpo, equipe de colaboradores muito pró ativos !

Contras: Liderança sem muito conhecimento em gestão de pessoas, falta de valorização aos coloboradores mais velhos, falta de oportunidade em crescimento profissional !

Conselhos para presidência: Seletividade em cargos de lideranças.

Benefícios bons porém é difícil ser promovido se não for engenheiro

Analista Administrativo Júnior

Indaiatuba, SP

Prós: Benefícios como PLR, fretado para Campinas (empresa fica em Indaiatuba) cesta de Natal, brindes de dia dos pais, dia das mães, Páscoa, palestras para a semana do dia da mulher, salário.

Contras: Se não for engenheiro promoção é difícil, empresa um pouco machista... Quase todos os cargos de chefes são ocupados por homens

Conselhos para presidência: Programas de carreiras Y, melhorar sistemas de promoções, méritos deveriam ser em forma de aumento de salário invés de 1% do salário de brinde no mês.

Muito aprendizado e crescimento profissional.

Artur Nogueira, SP

Prós: cultura, respeito, TPS, planejamento, organização, aprendizado, excelente comunicação com todos stakeholders.

Contras: A empresa e extremamente rígida em relação a regras e a cultura japonesa e muito forte e presente, para quem.tem.dificuldade.de adaptar pode ser um.problema

Conselhos para presidência: Empowerment das unidades produtivas para decisões estratégicas e de engenharia.

Ótima empresa

Menor AprendizEx-funcionário, saiu em 2013

Várzea Grande, MT

Prós: Empresa que valoriza o trabalhador, possui bastante oportunidades, não deixa a pessoa num ambiente de trabalho monótono, bastante rotatividade

Contras: No momento que estive trabalhando nessa empresa, não houve qualquer tipo de ponto negativo, há somente elogios da minha parte para tal companhia

Toyota

Descrição:A Toyota Motor Corp. é uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo. Com sede na província de Aichi, no Japão, além da marca Toyota, a fabricante é proprietária das marcas Lexus, Scion e Daihatsu. Em janeiro de 2008, a Toyota completou 50 anos de história no Brasil. Atualmente, a montadora conta com mais de 3.800 colaboradores em suas unidades de São Bernardo do Campo, Indaiatuba, São Paulo e Guaíba. Em setembro de 2010, a Toyota do Brasil anunciou mais um grande investimento de 600 milhões de dólares e também comunicou o início da construção da sua nova planta no país, localizada no município de Sorocaba (SP), onde a empresa produzirá um veículo compacto, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2012.