Como é trabalhar na TOTVS?

Uma excelente empresa para se trabalhar e uma porta de entrada para o mercado corporativo.

Analista de Sistemas

Prós: Espaço físico excelente, convívio e comunicação entre participantes é muito favorável. A empresa busca sempre envolver seus participantes em treinamentos, palestras e dinâmicas para que ele fique bem integrado na sua cultura e modo de trabalhar. Possui uma carteira de clientes muito grande e por ser uma multinassional traz muito peso ao seu currículo. A sua interação com as diversas áreas de atuação do segmento tecnológico apresentados na TOTVS lhe permite tentar o ingreço em novas áreas ou a construção de uma boa NetWork.

Contras: A empresa em geral possui poucos pontos negativos, porem devido a suas proporções de uma Multinacional acaba se tornando muito corporativa e menos humana no sentido suscetível da palavra. Com suas proporções a empresa adota uma tabela de salários por área de atuação e grau de maturidade profissional, porem na grande maioria das vezes não à aplica de maneira adequada, permitindo que funcionários da mesma área de trabalho tenham salários defasados e em alguns casos inferiores ao de outros participantes com cargos e funções inferiores aos seus.
    Como a sua visão macro e a sua principal meta corporativa é reduzir custos a TOTVS não mede esforços para cortar gastos, começando sempre pelas janelas de aumento salarial (que a cada dia são menores) e benefícios do funcionário (planos de saúde, convênios com clubes e empresas prestadoras de serviços, lanches oferecidos pela empresa, etc).

Aprendizagem Contínua

Prós: Particularmente, meu crescimento desde quando entrei na empresa, foi absurdo. Profissionais em sua maioria com um bom conhecimento de negócio, sistema, rotinas. Existe um lema que, você faz sua carreira, quando maior o conhecimento, melhor o desenvolvimento, agendas de trabalho, discussões e tudo mais. Sua marca é bem forte no mercado, sempre com focos em auxiliar ao máximo o cliente com soluções para suas atividades.

Contras: Em algumas situações, existem momento que você acaba indo nem tão bem preparado ao cliente, gerando assim a necessidade de se desenvolver o "jogo de cintura". Em alguns projetos, penso que ha necessidade de se aplicar melhor as técnicas de coordenação de projetos, assim facilita e agrega segurança a todos os envolvidos no mesmo. A carga de trabalho em algumas vezes é excessiva, com viagens longas. Remuneração (valorização X crescimento) muitas vezes tardia, gerando em alguns casos, um pouco de desconforto entre os funcionário.

Conselhos para presidência: Ter um maior foco no preparo dos profissionais. Para implantarmos soluções, temos que ter o máximo de conhecimento possível. Além de treinamentos de sistema, necessitam uma maior atenção às rotinas de negócios. Um melhor analise e realização de feedback's, pois em muitos casos, não são feitos, e quando acontecem, não são tão produtivos/animadores. Uma melhor valorização da mão-de-obra que hoje está na empresa, com incentivos, pois em alguns casos, vale mais a pena sair da empresa e voltar, do que focar em um plano de carreira. Necessidade de se focar nas vendas, muitas vezes (ou quase todas elas) são vendas mau feitas, com poucas horas de implantação, de trabalho, ganhando assim um descontentamento do cliente, e prejudicando um bom trabalho. Em paralelo a isso, uma melhor aplicação das técnicas de projetos, pois temos uma metodologia e em alguns casos, não é aplicada e mau usada.

Peça um salário bom quando for contratado, tenha contatos na empresa. O que importa é isto!

Técnico em Programação

Prós: Horário Flexível - Chances para mudança de áreas dentro da empresa - Bom ambiente de trabalho (estrutura).

Contras:  Embora você tenha horário flexível, a liderança te pressiona a não o fazê-lo, sendo assim, muitos funcionários cumprem o horário padrão. - Aumento de salário? esqueça... a empresa limita o aumento de salário à no máximo 20%, sendo que você não pode receber 2 aumentos com menos de 6 meses. Sendo assim, se o teu salário é baixo, sempre será, pois você dificilmente vai conseguir 2 aumentos em 1 ano. O importante é você entrar ganhando bem. Peça um bom salário e não terá problemas com isso. - Cargos não condizem com a funcionalidade exercida. - Não valoriza a tua formação. Se você é formado ou não, isso não importa. Existem analistas que não tem graduação completa, assim como, existem pessoas já com graduação completas e com cargo de técnico. Você vira Analista de acordo com o teu salário. Se ultrapassar um valor, automaticamente ganha o título de analista; - Como em qualquer empresa, o que importa são os teus contatos e amizades; - Salários com muitas variações , para um mesmo cargo.

Conselhos para presidência: Que desenvolvessem uma boa política de cargos e salários, pensando também na formação acadêmica do profissional.

Não indico. Outros colaboradores que já sairam nao indicam também

Prós: Colegas; Localização; Não tem mais nada de bom. Só os colegas salvam por que sempre ajudamos uns aos outros. Fora isso não tem o que falar de bom.

Contras: Falta de Benefícios (VR é tido como um "agrado"); Muita cobrança sem retornos; Se você chega atrasado um dia 10 minutos te cobram; Você usa seu note e seu carro para tudo e o reembolso alem de ser depois, é bem abaixo do que o mercado paga.

Melhore o RH

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Empresa em crescimento e a cultura anterior tornava o ambiente de trabalho interessante.

Contras: Panelas impedem outros de crescer, aos amigos do Rei os benefícios da lei, somente para eles. Clima interno péssimo.

Conselhos para presidência: Torne a empresa confiável para colaboradores e não as trate apenas como números descartáveis. O que estraga a empresa são pessoas com cultura forte de outras empresas de segmentos diferentes, as quais tornam a TOTVS um campo de guerra interna onde as armas estão com despreparados em tratar pessoas, isso desde o RH.

Uma empresa se reinventando

Analista de Negócios

Prós: Muito aprendizado, desafios constantes. É possível conseguir muita experiencia em pouco tempo. Grande vivência corporativa passando atendendo várias empresas de grande porte

Contras: Salário baixo, planos de carreira confusos, poucas capacitações

Por fora bela viola, por dentro pão bolorento!

Analista IEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Nome. Enriquece seu CV. Em termos de conhecimento técnico, é uma regressão!

Contras: Lideranças despreparadas, só pensam no cumprimento de suas tarefas burocráticas. O fator humano não existe, é deixado em último plano. Não existe feedback. Salários baixos. No meu caso, meu superior conversou comigo pela primeira vez na minha demissão. Outro coordenador, dispensou Analista de 3 anos e mandou o seguinte email pra equipe: "..fulana de tal foi dispensada hj, qualquer dúvida me procurem...". Analistas antigos tem medo de receber promoção, pois sabem, se forem, o alvo vai para suas costas. Primeira empresa que vejo isso. Ambiente antipático. O que te dizem na contratação é totalmente distorcido da realidade.

Conselhos para presidência: Se você aparecer no Site SP muitos não saberão quem é você! Você esqueceu o lado humano depois q a empresa passou a S/A. O foco atualmente é no bolso do cliente!!!!!!

Uma escola.

Analista de Suporte

Joinville, SC

Prós: Ótimo ambiente de trabalho, profissionais de alta escala, diversos conhecimento, experiências e oportunidade de ampliar o network. A totvs realmente é uma escola para novos profissionais.

Contras: Remuneração não condiz exatamente com o que é desenvolvido, Ex.: você realiza o trabalho no mesmo nível ou melhor que um analista II, mas tem remuneração e cargo de técnico, muitos bons profissionais buscam outras empresas da região por conta de falta de reconhecimento. Outro ponto é a dificuldade em demitir pessoas a Totvs é conhecida como mãe, só demite por dois motivos, justa causa ou a remuneração do participante é alta indiferente do desempenho do mesmo, algo no sentido, "Porque eu pago pra um analista especialista se eu posso contratar 3 estagiários para colocar no lugar?", isso é parte culpa das lideranças fracas que não defendem seus profissionais e acabam desperdiçando talentos incríveis para manter péssimos profissionais, apesar de uma escola fantástica, hoje pelo menos não indicaria como uma empresa para seguir carreira.

Conselhos para presidência: Conselhos para a presidência? Já fazemos isso diariamente reportando situações às lideranças e gerências, propondo ideias, porém não saem do papel e muitas vezes não chegam à alta escala na hierarquia. Se eu posso dar um conselho que valha a pena de uma forma geral para todos os sites e áreas é: Quando tomarem decisões de mudanças de processo ou estipularem qualquer coisa nova não façam o estudo da decisão baseado no que é contado pelos subordinados, as decisões muitas vezes são influenciadas por pessoas com mente pequena em cargos de gestão de pessoas e processos, quando tiver que tomar uma decisão, vá até os afetados pelas mudanças e observe a forma de trabalhar, aprenda as necessidades e as qualidade para tomar a decisão certa para uma melhoria na Totvs como um todo. Porque não sentar do lado de um analista de um "peão" e entender o funcionamento do trabalho dele, como é executado, quais são suas dificuldades e o que facilita seu trabalho? Creio que essa distância entre a presidência e os analista de frente da Totvs é muito prejudicial, quanto mais pessoas há no caminho da informação, mais ela se deteriora.

Reputação não condiz com a realidade

Analista de Sistemas Pleno

Prós: Bom ambiente de trabalho, equipe bem capacitada e solidária. Salário compatível com o mercado e pacote de benefícios razoável. Existe flexibilidade no horário desde que seja cumprida 8 horas de trabalho por dia.

Contras: - Pouca possibilidade de crescimento interno. - Pouca valorização dos profissionais. - Não é um bom lugar para aprender novas tecnologias pois a empresa ainda trabalha com Winform e utiliza framework criada pela empresa. - Metas de PLR impossíveis de serem alcançadas. - Falta de transparência por parte dos gestores sobre a situação/projetos da empresa.

Conselhos para presidência: - Ser mais transparente com os funcionário sobre a situação que a empresa vive e os projetos futuros. - Aumentar a comunicação entre os gestores e os analistas. - Ingressar no desenvolvimento web.

Empresa em declínio

Analista de Sistemas Pleno

Prós: Empresa consolidada no mercado com grandes clientes e investidores.

Contras: Totvs vem acabando com todos os benefícios que a tornava um diferencial quando comparada com as demais empresas.
    Utiliza tecnologia ultrapassadas e alto grau de burocracias desnecessárias.
    Pode se dizer que não existe PLR nem um plano de crescimento dentro da empresa.

TOTVS

Descrição:A TOTVS é uma empresa de software, serviços e tecnologia.
Líder no Brasil, a maior desenvolvedora de sistemas de gestão integrada (ERP) da América Latina, com 55,4% de participação de mercado e 35% na América Latina. É a maior fabricante de softwares aplicativos, sediada em países emergentes e a 6ª maior do mundo. Mais de 26 mil clientes, totalizando 80 mil empresas atendidas. Presente na absoluta maioria das pequenas e médias empresas.
E por que o V no lugar do U? Porque o nome TOTVS vem do latim e significa tudo, todos, apropriado para uma companhia que consolidou outras 25 empresas e fornece soluções em 10 segmentos (Agroindústria, Construção e Projetos, Distribuição e Logística, Educacional, Financial Services, Jurídico, Manufatura, Saúde, Serviços e Varejo), para todos os portes e tipos de empresa. É também a única companhia latino-americana que dispõe de plataforma tecnológica própria para desenvolver seus softwares.
Além das inovações em software, serviços e tecnologia, a TOTVS também foi pioneira no mercado de TI da América Latina ao abrir seu capital. Hoje, está listada no Novo Mercado da BOVESPA. O mais alto nível de Governança Corporativa (Novo Mercado da Bovespa).
Suas eficientes operações em ERP são complementadas por um amplo portfólio de soluções verticais e serviços, como Consultoria, BPO e CloudComputing.

22ª lugar no ranking das Marcas Mais Valiosas do Brasil pela Brand Analytics.
#Diferente sendo sempre #essenciais
Desenvolvemos o que #acreditamos e praticamos o que #desenvolvemos