Como é trabalhar na Tonon Bioenergia?

Crescendo junto com a Tonon

Almoxarife Júnior

Maracaju, MS

Prós: É uma empresa altamente competitiva no mercado, podendo, assim, oferecer muitas oportunidades para diversos ramos e também para quem está começando no mercado de trabalho. Bom também para quem está cursando uma graduação, podendo aplicar seus conhecimentos acadêmicos.

Contras: A empresa está em expansão, na unidade onde trabalho, recém está ampliando. Isso é bom, mas também deixa a desejar em aparência. Poderia ser asfaltada por dentro, ter mais enfeites naturais.

empresa muito boa, pena que não da valor pros funcionarios de baixo

Operador de Máquinas Agrícolas

Bocaina, SP

Prós: paga o salario em dia, mesmo em tempos de crise, fornece epi, não da chance de subir de cargo para quem esta no campo

Contras: transporte pra turma da lavoura, e para os operadores é muito precario, muita preessão em cima de operadores, lideres despreparados, e muita gente boa que não tem valor na empresa

Conselhos para presidência: dar mais valor pros funcionarios que estão la embaixo no campo, e parar de alisar vagabundo

Empresa honesto mas paga muito pouco.

Mecânico de Manutenção Industrial PlenoEx-funcionário, saiu em 2017

Brotas, SP

Prós: Empresa honesto, independente de estar passando dificuldade financeira a mesma nunca atrasou os salários sempre pagou horas extras certinho.

Contras: Paga muito pouco, e não dá oportunidade de promoção dentro da companhia, não sei se era pelo fato da companhia estar passando dificuldade mas no tempo que fiquei não consegui subir de cargo.

Ótima empresa, mas tem muito a melhorar

Analista Pleno

Bocaina, SP

Prós: Ambiente descontraído, uma ótima relação interpessoal. Ótima qualidade de vida, a remuneração é justa se comparada com o mercado, e tem benefícios aceitáveis.

Contras: Algo que desabona muito a empresa é que mesmo sendo uma empresa de grande porte não tem um plano de carreira, muito dificilmente você deslancha a sua carreira.

Conselhos para presidência: Invista mais nos funcionários, desenvolva sua equipe

Falta comunicação

Analista de Custos SêniorEx-funcionário, saiu em 2017

Bocaina, SP

Prós: A parte boa da empresa é o companheirismo dos funcionarios, apesar que a gerencia mais fala do que trabalha e também não sabe delegar corretamente.

Contras: Falta de comunicação entre os funcionarios e os departamentos da empresa onde observam somente o resultado individual do seu setor o que dificulta o resultado da empresa.

Conselhos para presidência: Conversar mais com os funcionários e não ouvir somente os mais antigos de empresa.

Ótima empresa, paga em dia.

Operador de Extração

Bocaina, SP

Prós: Ótimo lugar pra trabalhar. Colaboradores sempre dispostos a superar desafios. Lugar de muitas amizades que vão além do ambiente de trabalho.

Contras: Nos últimos anos deixou de investir na qualificação. Dão somente treinamentos obrigatórios. Faz uns 4 anos que não dão uniforme aos funcionários.

Conselhos para presidência: Ser mais transparente sobre a situação da empresa e informar colaboradores para que não hajam conversas da "rádio peão ".

Ótimo ambiente de trabalhok

Analista de Recursos Humanos (RH) Pleno

Bocaina, PI

Prós: Reconhecimento, salário e benefícios. Ambiente de trabalho amigável. Gestores preparados para formar futuros líderes. Presidente vive o dia a dia do funcionário.

Contras: Pouco investimento em gente tendo em vista a situação atual da empresa. Muitos cargos de chefia desnecessários. Não tem plano de carreira, então dificilmente se sobe de cargo

Ótima empresa para se trabalhar porem com futuro incerto

Analista Contábil SêniorEx-funcionário, saiu em 2014

Bocaina, SP

Prós: Empresa bem estruturada e com possibilidade de crescimento profissional. Tecnologicamente falando empresa atualizada e com as melhores ferramentas do mercado.

Contras: Crise atual que vem enfrentando, vem deixando os funcionarios preocupados, incertos de um futuro, ha muita cogitações que a empresa seja vendida para outra gigante do mercado

Ótima empresa, porem com pontos de melhoria a serem explorados

Coordenador de Manutenção AutomotivaEx-funcionário, saiu em 2016

Bocaina, SP

Prós: Ambiente agradável no trabalho. Pessoas comprometidas com o trabalho, focada nos resultados. Os diretores buscam estar entre os colaboradores de base, criando um ambiente de confiabilidade.

Contras: O fato da diretoria estar entre os colaboradores de base, gera também um clima de desconfiança, e as vezes constituem em conversas paralelas (fofocas) por parte de alguns colaboradores mal intencionados, que usam de má fé, e da boa vontade dos diretores para influenciar e tirar proveito em beneficio próprio

Problema na cultura organizacional

Analista de Custos

Bocaina, SP

Prós: Equipe unida no setor, ambiente de trabalho agradável, tranquilidade da gerência no dia a dia. Possui estrutura e suporte adequado para trabalhar.

Contras: Cultura organizacional, falta de abertura da diretoria e gerência, centralização de trabalho em algumas pessoas, falta de espaço para expor opniões, demora para retorno das atividades.

Conselhos para presidência: Saia da sua sala e "olhe" de verdade para a empresas e os funcionários.

Tonon Bioenergia

Descrição:Com mais de 50 anos de história, a Tonon Bioenergia é uma das mais importantes empresas do setor sucroenergético brasileiro. Formada pelas unidades Santa Cândida (Bocaina-SP), Paraíso (Brotas-SP) e Vista Alegre (Maracaju-MS), que juntas empregam cerca de 5 mil colaboradores, a companhia tem capacidade de moagem de cana-de-açúcar de aproximadamente 8,2 milhões de toneladas por safra. A empresa atua na fabricação de açúcar (granulado refinado e VHP) e etanol anidro e hidratado, produtos que são comercializados no Brasil e no exterior.