Como é trabalhar na Tivit?

Ainda pode melhorar!!!

Técnico de Suporte Especialista

Prós: A relação entre as áreas, e até mesmo internamente (nível hierárquico) são bastante satisfatórias. Creio que são raros nas empresas um funcionário da operação possuir contato ou trabalho em conjunto com gerente.
    Outro ponto excelente da empresa são as oportunidades dadas, claro que elas surgem atraves do desempenho e o próprio interesse e esforço do profissional.

Contras: Muitos dos treinamentos oferecidos internamente não são divulgados ou não possuem vagas suficiente para todos os interessados e também não há um programa motivacional da diretoria, gerentes e coordenadores para com seus colaboradores.
    Em alguns departamentos, há falta de definições de papéis e responsabilidades. Atividades de responsabilidade de uma área, sendo transmitidas para outra. Um ponto que necessita de atenção e a melhoria tem que ser aplicada de forma imediata.

Conselhos para presidência: Investir e cobrar mais nos funcionários com treinamentos para certificação e cursos voltados a área, ou seja, fazer com que o funcionário perceba que a empresa está apostando e dando todo o apoio para o seu crescimento.

No limíte do "mais com menos", mas um ótimo lugar para crescer profissionalmente

Analista de Suporte Técnico SêniorEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Fazer amizade pelas áreas é muito fácil, a linguagem é bem informal, eu diria que isso é o melhor ponto positivo da empresa. A empresa cresce rápido, com isso aparecem oportunidades de crescimento, mas só pra quem faz amizade com as pessoas certas. Tem muito trabalho, logo, oportunidade de aprendizado e desenvolvimento. O horário é bem flexível, pode entrar mais tarde, é só cumprir a carga horária. Reconhecimento em outras empresas, como não é todo mundo que aguenta muito tempo na empresa, os que conseguem acabam sendo bem vistos no mercado, ex. "Nossa, você trabalhou na Tivit?", ou "Quem trabalha na Tivit, trabalha em qualquer lugar" Os processos de TI estão bem maduros e são flexíveis, perto de outras empresas do setor.

Contras: O PLR esta só no papel do SINDPD, pois de fato não existia na empresa. A empresa não tem banco de horas alinhado com o RH, pagam as horas de projetos e acionamentos. Muitos clientes liberam para fazer atividades à noite, essas horas vão para um banco informal. A qualidade de vida é muito ruim, muitos profissionais tem celular e podem ser acionados a qualquer momento, fora as atividades que só podem ser executadas no período noturno ou final de semana. A empresa é bem econômica, levam a sério o "mais com menos", procuram utilizar as soluções mais baratas, mesmo que não sejam as mais indicadas ou melhores.

Conselhos para presidência: Implementem o PLR, não é justo diretores com diversos salários de bônus e outros profissionais, que também são importantes e trabalharam muito, não participarem desses lucros. Economia em excesso pode trazer problemas futuros, melhor investir mais em algo que funcione bem e não de problemas, estilo americano, faça bem feito para não fazer duas vezes.

Ganhar dinheiro e crescer é lento e doloroso.

Agente de Processos e Negócios

Palhoça, SC

Prós: Os salários são pagos pontualmente. Plano de saúde e odontológico co-participativo, ônibus fretado que para perto de casa. Horário de trabalho flexível. Ambiente de trabalho agradável. A empresa tem valores bem definidos e parcialmente integrados ao ambiente de trabalho.

Contras: Vou resumir algumas grandes falhas da Tivit com seus colaboradores. Os salários são muito baixos em praticamente todos os níveis hierárquicos da empresa, exceto diretoria, vice-presidência e presidência. A empresa é engessada por uma série de processos institucionais que impedem que um funcionário se destaque da multidão. Em muitos casos, você só cresce se for apadrinhado, ou como a empresa chama, for plano sucessório de alguém acima de você. E mesmo que cresça, isso não significará que você ganhará mais dinheiro. Os líderes falam a todo tempo em valorizar as pessoas, falam sobre o pilar da empresa: "É bom para Tivit? É bom para o cliente? É bom para as pessoas?" mas na prática os Agentes de Processo de Negócio, que constituem 80% dos colaboradores da Tivit, são descartáveis. Não é a toa que o absenteísmo da empresa seja enorme. Como exemplo, comigo entraram na empresa 1 ano atrás aproximadamente 45 pessoas, contando comigo sobraram 5 desse grupo. A gestão da empresa não tem interesse em qualificar ou valorizar, apenas em usar a mão de obra barata e descartar caso reclame ou cause problemas. O tempo médio para um funcionário que começa da base hierárquica até a gerência de contas são 10 anos e o salário é de apenas R$6000,00 ou R$7000,00, após 10 anos de trabalho duro e entregando meta todos os meses! Um dos valores da TIvit é praticar o reconhecimento e os líderes fazem isso a todo tempo, só que o reconhecimento na empresa é um balão no aniversário, um bombom, uma cartinha motivacional, um almoço com o gerente de contas. Agora quando é para pagar uma boa soma de dinheiro que faça diferença na vida do colaborador, aí é crime, não acontece e se o agente mencionar o assunto ou criticar, a liderança fica ofendida e afirma que o cartão e o balão já são muita coisa, a empresa já está sendo generosa demais. É como se fosse interessante para a gestão manter os agentes com pouca remuneração, assim não dá para pagar faculdade ou fazer uma poupança e abrir o negócio próprio. A empresa pede que o colaborador tenha "sentimento de dono" e entregue o melhor trabalho, mas sempre pagando o mínimo possível. Enquanto isso o diretor ganha Fusion 0km da Ford e mora em mansão na praia. O abismo salarial e a hipocrisia são grandes demais na Tivit hoje.

Conselhos para presidência: Dividam melhor os lucros da empresa. Paguem de forma diferenciada o colaborador que se diferencia, que apresenta idéias inovadoras, produtivas, independente do nível hierárquico e ajudem esse tipo de pessoa a crescer. Esse tipo de pessoa irá fazer a diferença na empresa, desde que a empresa faça a diferença na vida dessa pessoa e isso inclui pagar bem, não apenas balões e tapetes vermelhos. Afinal, são vocês mesmos que falam que os novos gestores da empresa virão da base, por isso Geração Futura, Academia de Líderes, 9 blocos, Talent Pool, GID. Mas, francamente, todas essas ferramentas institucionais não tem funcionado para encontrar talentos reais na empresa. O que eu vejo que ocorre é que vocês terão como futuros gerentes não os melhores, porque os melhores e mais inteligentes percebem seu "engessamento" e procurarão oportunidades que os reconheçam. Permanecerão os mais desesperados e desprovidos financeiramente na vida, uma vez que serão esses que irão persistir perante as intermináveis cobranças de meta, balões de aniversário e almoços enfeitados com gerente geral ou de contas.

Atenção

Prós: Pontuais no pagamento dos benefícios.

Contras: Péssima gestão, diferenciação salarial entre pessoas que fazem as mesmas funções, falta de profissionalismo por parte de alguns gestores, tudo muito obscuro e sem coerência, falta segurança devido ao local em que empresa se situa, funcionários sempre muito pressionados o tempo todo em busca de atendimento robotizado, treinamento muito ruim de novos colegas e ferramentas de trabalho que sempre causam problema .

Ótima empresa para quem gosta de desafios e nao de rotinas

Supervisor de BPM

Mogi das Cruzes, SP

Prós: A empresa foi meu alicerce para crescimento pessoal e profissional amo meu trabalho.

Contras: Gostaria que meu cargo fosse equiparado pelos anos que estou nele.. Permanece como supervisora 1 sendo que na escala já sou 3

Conselhos para presidência: A nove anos prestando serviço a Tivit só tenho a agradecer pela oportunidade porém gostaria que nos que já temos nos dedicado 80% de nosso dia a família Tivit e temos quase uma década servindo a mesma fossemos reconhecidos no cargo e na equiparação salarial. Recebemos o mesmo na função que uma pessoa que entra hoje. Acho incoerente pela experiência e dedicação que nos demos.

Pior local que ja trabalhei.

Técnico de Suporte ERP I

Prós: Salario em dia, clima entre os profissionais, o trabalho técnico executado no cliente específico.

Contras: Politica ridícula, não possuem o menor respeito por seus funcionários a pior politica e o pior recursos humanos que já vi na vida!

Empresa de aparência

Analista Administrativo SêniorEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Empresa de grande porte, não atrasa salário.

Contras: Não existe plano de carreira, localização ruim principalmente pela falta de segurança, salários baixos comparado com o mercado, excesso de profissionais desmotivados, a bolsa de estudos não sai do papel.

Tivit

Técnico

Prós: Projetos para clientes de grande visibilidade no mercado.

Contras: Organização e promessas não cumpridas.

Conselhos para presidência: Avaliar melhor os perfis para futuros contratados, pois pelo menos os funcionários do RH aparentam não estarem preparados, pois é deste setor que vem a maioria dos problemas.

Ótima empresa para pessoas sem grandes formações ou para estudantes.

Prós: Salários sem atrasos, opções de crescimento constantes, benefícios variados

Contras: Péssima localização física, péssima infraestrutura, salários baixos, sem opções de carreira para profissionais de alto nível educacional.

Uma empresa com bons clientes, porém visão limitada para gestão do negócio e colaborador.

Coordenador de Service Desk

Prós: Empresa pontual, paga em dia, tem uma vasta documentação do negócio da empresa e respectivos setores. Está comprometida em melhorar sua atuação e alcance no mercado, porém não está preocupada em dar condições ao profissional para alcançar este objetivo.

Contras: Empresa tem uma cultura muito burocratizada, não avalia por meritocracia e tem uma política muito retrógrada quanto a gestão de pessoas. Seu RH no Rio de Janeiro é deficiente visto que não gerencia em função do colaborador e organização, mas somente na organização. A gestão de chefia não é escalar, isto é, a gestão da diretoria do departamento, o topo da pirâmide, fica centralizada até gerência, não se importando se a gerência está sendo efetiva até a base conforme a meritocracia. Por esta falha ocorre muitos favorecimentos pessoais em função preferências pessoais, em detrimento a capacidade, comprometimento e mérito. A diretoria da empresa não se preocupa em alcançar a base da pirâmide, a fim de supervisionar sua gerência e detectar desvios ou avaliações incoerentes. Funcionários que se afastam por motivo de doença, pelo INSS, ao retornar são preteridos, mesmo demonstrando comprometimento e capacidade intelectual para dar andamento e novas soluções ou alternativas para complexidades no dia a dia na gestão do negócio da empresa.

Conselhos para presidência: Melhorar a gestão do RH e cargos e salários. Implementar condições de crescimento profissional do colaborador em função de meritocracia e não por questões de opinião pessoal, evitando-se promoção para cargos, inclusive de chefia, devido a aparência (bonitas e atributos físicos) em detrimento a competência.

Tivit