Como é trabalhar na Tivit?

Ganhar dinheiro e crescer é lento e doloroso.

Agente de Processos e Negócios

Palhoça, SC

Prós: Os salários são pagos pontualmente. Plano de saúde e odontológico co-participativo, ônibus fretado que para perto de casa. Horário de trabalho flexível. Ambiente de trabalho agradável. A empresa tem valores bem definidos e parcialmente integrados ao ambiente de trabalho.

Contras: Vou resumir algumas grandes falhas da Tivit com seus colaboradores. Os salários são muito baixos em praticamente todos os níveis hierárquicos da empresa, exceto diretoria, vice-presidência e presidência. A empresa é engessada por uma série de processos institucionais que impedem que um funcionário se destaque da multidão. Em muitos casos, você só cresce se for apadrinhado, ou como a empresa chama, for plano sucessório de alguém acima de você. E mesmo que cresça, isso não significará que você ganhará mais dinheiro. Os líderes falam a todo tempo em valorizar as pessoas, falam sobre o pilar da empresa: "É bom para Tivit? É bom para o cliente? É bom para as pessoas?" mas na prática os Agentes de Processo de Negócio, que constituem 80% dos colaboradores da Tivit, são descartáveis. Não é a toa que o absenteísmo da empresa seja enorme. Como exemplo, comigo entraram na empresa 1 ano atrás aproximadamente 45 pessoas, contando comigo sobraram 5 desse grupo. A gestão da empresa não tem interesse em qualificar ou valorizar, apenas em usar a mão de obra barata e descartar caso reclame ou cause problemas. O tempo médio para um funcionário que começa da base hierárquica até a gerência de contas são 10 anos e o salário é de apenas R$6000,00 ou R$7000,00, após 10 anos de trabalho duro e entregando meta todos os meses! Um dos valores da TIvit é praticar o reconhecimento e os líderes fazem isso a todo tempo, só que o reconhecimento na empresa é um balão no aniversário, um bombom, uma cartinha motivacional, um almoço com o gerente de contas. Agora quando é para pagar uma boa soma de dinheiro que faça diferença na vida do colaborador, aí é crime, não acontece e se o agente mencionar o assunto ou criticar, a liderança fica ofendida e afirma que o cartão e o balão já são muita coisa, a empresa já está sendo generosa demais. É como se fosse interessante para a gestão manter os agentes com pouca remuneração, assim não dá para pagar faculdade ou fazer uma poupança e abrir o negócio próprio. A empresa pede que o colaborador tenha "sentimento de dono" e entregue o melhor trabalho, mas sempre pagando o mínimo possível. Enquanto isso o diretor ganha Fusion 0km da Ford e mora em mansão na praia. O abismo salarial e a hipocrisia são grandes demais na Tivit hoje.

Conselhos para presidência: Dividam melhor os lucros da empresa. Paguem de forma diferenciada o colaborador que se diferencia, que apresenta idéias inovadoras, produtivas, independente do nível hierárquico e ajudem esse tipo de pessoa a crescer. Esse tipo de pessoa irá fazer a diferença na empresa, desde que a empresa faça a diferença na vida dessa pessoa e isso inclui pagar bem, não apenas balões e tapetes vermelhos. Afinal, são vocês mesmos que falam que os novos gestores da empresa virão da base, por isso Geração Futura, Academia de Líderes, 9 blocos, Talent Pool, GID. Mas, francamente, todas essas ferramentas institucionais não tem funcionado para encontrar talentos reais na empresa. O que eu vejo que ocorre é que vocês terão como futuros gerentes não os melhores, porque os melhores e mais inteligentes percebem seu "engessamento" e procurarão oportunidades que os reconheçam. Permanecerão os mais desesperados e desprovidos financeiramente na vida, uma vez que serão esses que irão persistir perante as intermináveis cobranças de meta, balões de aniversário e almoços enfeitados com gerente geral ou de contas.

Tivit