Como é trabalhar na ThoughtWorks?

Ótima

Consultor Sênior

Recife, PE

Prós: A cultura da empresa é incrível. Pensa nas pessoas acima de tudo, valoriza a diversidade, busca equipes diversas e altamente qualificadas. Ótima empresa para trabalhar.

Contras: A progressão de carreira é bem lenta. Para conseguir progredir rápido, terá que entrar em um alto nível, pois as pessoas iniciantes demoram muito para o crescimento.

Pouco profissional

Desenvolvedor

Prós: Atitude diferenciada frente a diversidade; confiança nas pessoas; facil acesso a lideranca; projetos/clientes interessantes, empresa em crescimento

Contras: Discurso de diversidade torna-se discurso político; muito mimimi, muita gente mimada que acha que veio pra cá pra carregar uma bandeira, e não para entregar resultados; líderes de projetos mal preparados, confundindo bom técnicos com bons lideres; pouco profissionalismo; Muita gente com excesso de opinião e pouco conteúdo

Conselhos para presidência: Parem de premiar apenas diversidade e passem a reconhecer de verdade quem entrega bons resultados. Repensem o que é diversidade: realmente aceitem opiniões diferentes (E não somente as que vocês acreditam)

Excelente lugar para se trabalhar e evoluir profissionalmente!

Consultant QA

Prós: Autonomia sobre sua própria jornada;
Ambiente sensacional; Bandas salariais muito boas considerando o padrão de mercado para area de qualidade em específico; Cultura +++, incluindo a forma como os alinhamentos de expectativas são realizados; Possibilidades reais para participação em projetos internacionais;

Contras: Forma de contra-balancear as desigualdades existentes no mercado dentro da própria organização; Dificuldade para balancear vida profissional x pessoal (apesar de existir abertura para negociar/conversar sobre isso);

Não troco por nenhum outro lugar

Consultant

Prós: Espaço para sugerir e desenvolver iniciativas sem burocracia, autonomia e baixa hierarquia, oportunidade de conviver e conhecer culturas diferentes, busca constante por um ambiente justo

Contras: Apesar de ser muito diferente do que vemos no mercado em geral, no fim do dia ainda é uma empresa. Em muitos casos a habilidade de algumas pessoas em fazer marketing pessoal e se relacionar com as pessoas certas parece ser mais importante que a competência de fato

Muita coisa para mudar ainda para ser uma boa empresa

People Partner

Prós: O ambiente tinha tudo para ser bom, mas o que atrapalha é o alto turnover e a saída de profissionais para oportunidades em outras empresas, mas é justo citar que temos diversos benefícios como ajuda psicológica, lanchinhos diários e café de grão.

Contras: Ego e soberba de alguns funcionários, oportunidades em seus métodos e ferramentas, algumas lideranças são escolhidas para ter benefícios diferenciados, pouco momento ou quase inexistência de feedback construtivo.

Conselhos para presidência: As pessoas não aprendem na força e na marra, cuidado

Diversidade e tecnologia juntos

Technical Leader

Prós: Tudo até o momento. Os 3 pilares são muito fortes e você vive isso no dia a dia. Ambiente seguro tanto para troca de conhecimentos técnicos quanto para amadurecer o lado humano.

Contras: Nenhum até o momento.

Ambiente diverso com pessoas estimulantes e com múltiplas oportunidades de crescimento de carreira

Marketing

Porto Alegre, RS

Prós: A ThoughtWorks é uma empresa que claramente se preocupa com as pessoas que estão dentro dela. Uma cultura de muito apoio e compartilhamento. A empresa tenta sempre ser o mais transparente possível com todas as decisões que estão sendo tomadas e escuta muito o que todas tem a dizer. Há muito espaço para propor novas formas de fazer as coisas, começar iniciativas internas, etc. E sempre tem alguém por perto para te ajudar! O ambiente é diverso e procura ser cada vez mais, a jornada de aprendizado nesse sentido se torna infinita. Os times de trabalho muitas vezes são distribuídos pelo Brasil e pelo mundo, o que te dá oportunidade de conhecer e aprender diferentes culturas e línguas.

Contras: A mudança de papeis e liderança é constante, não acredito que seja um ponto negativo - é só algo que você precisa estar preparada para acontecer - necessário ser uma pessoa aberta a mudanças constantes :)

Uma empresa que verdadeiramente valoriza as pessoas.

Consultor de Desenvolvimento de Software Júnior

Pelotas, RS

Prós: O principal elemento da ThoughtWorks para ter me conquistado foi o seu terceiro pilar (Advogar por Justiça Econômica e Social), algo que é possível vivenciar no dia-a-dia da empresa. O ambiente é diverso, seguro e inclusivo.

Contras: Não consegui encontrar nenhum ponto negativo na empresa. Ela trabalha com a cultura do feedback, então sempre que algo não está funcionando da forma que esperamos, temos a liberdade e segurança para conversar e resolver da melhor forma para todos.

Consultor Líder

Prós: A empresa é muito engajada em causas sociais e é um excelente ambiente pra se questionar e crescer não só como profissional, mas como pessoa também. A empresa é muito transparente, pelo menos muito mais que todas as outras que já trabalhei. Flexibilidade no trabalho (incluindo home office), possibilidade de crescimento, rede de contatos global e incentivo a participação em eventos são diferenciais também. É uma das poucas empresas em que vejo o trabalho distribuído entre escritórios funcionar bem.

Contras: No escritório de São Paulo, a maioria dos projetos são alocados no cliente. A impressão que tenho é que a TW está aprendendo a lidar com esse perfil de projeto, e às vezes as coisas saem do planejado, resultando em ambientes nem tão saudáveis assim, ficando pesado principalmente para pessoas com menos experiência. O fato de estar constantemente no cliente também dificulta participar de atividades que acontecem no escritório.

Avaliação de uma empresa super bacana para se trabalhar

Consultor Desenvolvedor

Prós: O ambiente de trabalho é sensacional e muito inclusivo/seguro. Somos valorizados pelo que somos e pelo que fazemos. É possível crescer muito, tanto profissionalmente como pessoalmente.

Contras: Realmente não consigo trazer nenhum ponto que seja negativo para mim, até o momento. Talvez, vale a pena ressaltar que em alguns projetos é necessário se viajar bastante, tanto no Brasil como no exterior, o que pode ser visto de forma positiva ou negativa.

ThoughtWorks

Descrição:A ThoughtWorks é uma consultoria global de software, além de uma comunidade de pessoas apaixonadas e guiadas por propósitos. Ajudamos nossas clientes a colocar a tecnologia no centro de seus negócios e, de forma conjunta, criamos as soluções que mais importam para seus objetivos. Dedicada à mudança social positiva, nossa missão é melhorar a humanidade através do software, e fazemos parcerias com muitas organizações que lutam na mesma direção. Fundada há mais de 25 anos, a ThoughtWorks se tornou uma empresa com mais de 5000 pessoas, incluindo uma área de produtos que desenvolve ferramentas pioneiras para times de software. Já contamos com mais de 500 pessoas no Brasil, divididas em quatro escritórios: Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte e Recife.