Como é trabalhar na ThoughtWorks?

Uma empresa onde vale a pena trabalhar muitos anos ainda existe hoje.

Lead ConsultantEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: O terceiro pilar de Justiça Social e Econômica nos fazer abrir a consciência continuamente. Comecei a trazer para consciência mais intensamente meus privilégios e isto foi muito relevante para que eu consiga posicionar-me empaticamente em situações que meu viés inconsciente normalmente me conduziria. Os aprendizados foram muito intensos. A autonomia e considerável liberdade faz do ambiente muito propício para que busca continuamente desenvolvimento pessoal e profissional!

Contras: Alguns valores de organicidade original da criação da ThoughtWorks em suas raízes foram perdendo-se com o passar do tempo. Ao menos, foi minha sensação. Certamente os que hoje entram nem percebem isto, pois já entra em outro ambiente cultural.

Conselhos para presidência: Buscar compreender trajetória da ThoughtWorks e o que a torna uma empresa única, para garantir que o que é essencial não se perca, caso contrário, corre-se o risco de seguir uma trajetória infeliz na contramão do que as outras consultorias globais de peso perceberão que seria necessário seguir e o estão fazendo (em busca da Agilidade e além...). Em outras palavras, o renome do passado em Delivery de Desenvolvimento Ágil de Software não garantirá o mesmo num futuro com muitos outros players na jornada de transição (contexto extremamente similar/conectado com a realidade da maioria absoluta de potenciais clientes, diferente da ThoughtWorks).

Empresa excelente de se trabalhar, que valoriza as pessoas em lugar dos recursos humanos.

Consultor de Desenvolvimento

Prós: Empresa muito boa de se trabalha devido a cultura que ajuda a percepção do valor humano em lugar apenas de entender os seres humanos como recurso.

Contras: Para mim não existem pontos negativos. Alguns pontos de melhoria é permitir com que a diversidade, que é a base da fundação da empresa, seja mais ainda representada não apenas por mulher e pessoas negras mas por todas as diferentes formas de diversidade existente.

Gerente de Projetos

Porto Alegre, RS

Prós: Incentivo, busca e um ambiente de respeito à diversidade das pessoas. Muita possibilidade de crescimento e compensação justa pelos benefícios que cada um traz à empresa, independente do seu nível hierárquico.

Contras: Não há um programa de bônus ou PLR instituído ainda, mas está em processo de estudo há mais de 2 anos e parece estar avançando nos primeiros passos.

A melhor empresa de que já fiz parte

Consultor Desenvolvedor

Porto Alegre, RS

Prós: A empresa oferece total suporte para o desenvolvimento pessoal e profissional de suas funcionárias, tem um ótimo ambiente, horários flexíveis e projetos desafiadores. A empresa tem um olhar constante voltado a pessoas, buscando sempre se renovar e trazer boas experiências para todas as pessoas.

Contras: No momento ainda não encontrei pontos negativos na empresa. Comecei a pouco tempo, e me encontro realmente encantado com a experiência que estou vivenciando.

Conselhos para presidência: Continuar mantendo essa mesma formula que apaixona seus funcionários, o olhar voltado as pessoas e o pensamento de se manter evoluindo e buscando mais.

Empresa fantástica para crescimento pessoal e para alavancar a carreira

Consultor Desenvolvedor

Recife, PE

Prós: As pessoas, principalmente. As pessoas Thoughtworkers são uma motivação pra te tirar da cama todos os dias. A cultura da empresa e o crescimento na carreira são coisas bem positivas, também.

Contras: Não tenho muitos pontos negativos sobre a Thoughtworks. Acho que apesar da tentativa de ter a equidade de gênero e diversidade, a maioria dos funcionários são homens/mulheres cis héteros.

Crescimento pessoal e profissional

Global_Android Developer / Desenvolvedor_Jaguariuna

Prós: A forma como a Thoughtworks me desafia e me tira do meu lugar de conforto, me apoiando o tempo todo nesse processo é o que mais tem de positivo por aqui.

Contras: Como nossa estrutura é muito horizontal, às vezes as ações se sobrepõe e o alinhamento e ações de grande porte exigem um investimento grande de energia

Melhor lugar para se trabalhar em BH

Consultor Desenvolvedor de Software

Prós: A empresa realmente se impota com os funcionários, eu vejo isso no tratamento diário. E no meu ponto de vista a autonomia que todos os profissionais com diferentes senioridades são respeitados e tem bastante autonomia pra exercer seu trabalho.

Contras: Temos diversas atividades aqui, muitas extremamente importante pra nossa jornada. Mas dificilmente conseguimos acompanhar muitas, pois temos uma horária fixa com o cliente, então as atividades extras geralmente são overtime.

Excelente empresa

Prós: Empresa excelente de se trabalhar! Pessoas incríveis, muito competentes, ambiente de aprendizado contínuo, flexível, autonomia, trabalho em time, com muito respeito às pessoas e às diferenças. Muito amor pela Thoughtworks <3

Contras: Às vezes o planejamento pode não acompanhar a complexidade do ambiente, que é dinâmico e orgânico. Mas vejo muito esforço das pessoas para fazer com que esse alinhamento ocorra. :)

Uma empresa que cuida dos seus profissionais como seres humanos

Consultant Developer

Prós: O cuidado com o profissional, a visão de que todas as pessoas são iguais sem uma hierarquia, a qualidade técnica do que é aplicado no dia a dia.

Contras: Pelo fato da empresa possuir muitas pessoas com um nível técnico excelente, pode gerar a famosa síndrome do impostor. Mas é algo que dá para trabalhar e superar no próprio contexto da empresa com diversas ações.

Ótima empresa. Ótimo crescimento pessoal e profissional.

Consultor Sênior

Prós: Preocupação com a qualidade do trabalho produzido, possibilidade de crescimento pessoal em vários sentidos, investimento em capacitação dos empregados, cultura de respeito, ótimo ambiente de trabalho, uso das melhores ferramentas disponíveis para o trabalho, incentivo para a conscientização em relação a justiça social e econômica, oportunidades de contribuição em projetos sociais, experiência com clientes e projetos de outros países, apoio interno dos colegas.

Contras: A empresa precisa organizar melhor alguns processos internos. Poderia haver mais incentivo à construção de conhecimento compartilhado entre as equipes e contas para poupar horas de trabalho que são gastas resolvendo os mesmos velhos problemas.

ThoughtWorks

Descrição:A ThoughtWorks é uma consultoria de tecnologia e desenvolvimento de software, além de uma comunidade de pessoas apaixonadas e guiadas por propósitos. Ajudamos nossas clientes a colocar a tecnologia no centro de seus negócios e, de forma conjunta, criamos as soluções que mais importam para seus objetivos. Dedicada à mudança social positiva, nossa missão é melhorar a humanidade através do software, e fazemos parcerias com muitas organizações que lutam na mesma direção. Fundada há mais de 20 anos, a ThoughtWorks se tornou uma empresa com mais de 5000 pessoas, incluindo uma área de produtos que desenvolve ferramentas pioneiras para times de software. Já contamos com mais de 500 pessoas no Brasil, divididas em quatro escritórios: Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte e Recife.