Como é trabalhar na ThoughtWorks?

Autonomia, diversidade e aprendizado

Recrutador

Recife, PE

Prós: Autonomia, ambiente diverso, cultura aberta, espaço para o desenvolvimento da sua jornada e confiança. Além disso, o time de recrutamento é estratégico para o negócio o que torna o papel estimulante e inspirador.

Contras: A princípio não teria pontos de melhoria. A cultura ágil estimula muito o aprendizado, a interação entre as pessoas, processos que entregam valor, transparência e confiança, o que torna a experiência profissional única.

Empresa com uma cultura muito forte de bom acolhimento de novos profissionais e crescimento pessoal

Consultor de Desenvolvimento de Software

Prós: É uma empresa incrível que não tenho palavras para definir o quanto é alinhada com os valores que eu acredito, tanto em termos técnicos como em termos de desenvolvimento das pessoas como "pessoas e não como recursos". Possui muitas pessoas com excelente nível técnico e que estão SEMPRE dispostas a te ajudar a crescer e muito, não importa sua cor, raça, origem, gênero, identidade de gênero, orientação sexual, etc. Os desafios técnicos que a empresa recebe do mercado são bem consideráveis e ela tenta resolvê-los sempre pensando, obviamente, na viabilidade do negócio, mas pensando muito (mas muito mesmo) em excelência técnica no desenvolvimento de software e sem esquecer nenhum segundo em advogar pela justiça social e econômica no meio ao qual está inserida. A valorização das pessoas e as oportunidades de crescimento pessoal formam um pilar essencial dentro da empresa, onde sempre somos levados a ter *pensamento crítico* sobre nossa jornada dentro da empresa e também nas nossas vidas pessoais, nos levando a refletir e agir em cima de algumas injustiças existentes a nossa volta. Eu, pessoalmente, acho isso demais!! :)

Contras: Um fato que não pode NUNCA ser considerado como um "ponto negativo" é o fato da empresa possuir uma hierarquia muito achatada (são poucos níveis até o CEO da empresa e todos os níveis hierárquicos estão, de certa forma, muito próximos), MAS esse fato trás junto alguns desafios na gestão e a alguns pontos negativos que é a dificuldade de se adaptar a um ambiente que você tem muita autonomia e que você tem que chamar a responsabilidade para si o tempo inteiro. Eu considero isso um ponto positivo, na verdade. Mas muitas pessoas sentem um pouco de dificuldade em se adaptar a esse cenário. É necessário muita atenção nessa caminhada, tanto do lado quem acabou de entrar na empresa, quanto das pessoas que estão na gestão para não transformar esse diferencial em um problema.

Conselhos para presidência: Continuem do jeito que estão e vamos juntos!

Balanço para vida profissional e pessoal, hoje e no futuro

Business Analyst

Prós: Autonomia: Já teve aquela sensação que você é dono do seu nariz e pode fazer o que quiser? Me sinto gente grande na TW. Testo meus limites profissionais e sempre recebo feedbacks do que estou fazendo bem e devo continuar fazendo e o que preciso melhorar. Nunca esquecendo que estou num contexto social, e que a interação com as outras pessoas é parte essencial da minha autonomia e aprendizado. Pessoas, não recursos: Todos os aspectos do meu dia-a-dia e alocações são discutidos comigo, me permitindo ajudar na decisões. Posso viajar? Posso entrar em um projeto? O que estou achando do escritório? O que estou achando do meu time? O que estou achando do meu cliente? Estou bem da saúde e tudo bem em casa? Diversidade e Justiça Social e Econômica, muito além da responsabilidade social: Olho para o lado e vejo que não há um padrão de histórias de vida, formação, cor de pele, gênero, sexualidade, etc. Daí é criado um contexto criativo sem igual. Muito além das ações de responsabilidade social, cada um está em uma jornada para contribuir com um mundo justo. Fico bem satisfeito em ver meus colegas advogando em prol da minha negritude. Excelência: Faz um bem danado para o ego ser reconhecido como um dos melhores do mercado. Estar com pessoas inteligentes que te ensinam coisas nova todos os dias. E ter acesso prévio à um mundo de conhecimento que ainda não está disponível para o mercado.

Contras: Todos os pontos positivos não vem sem custo: As pessoas se auto exigem muito. Você precisa construir você mesmo sua jornada/carreira e mesmo com a ajuda é uma tarefa difícil. Seu crescimento depende de muito alinhamento e conversas e uma boa dose de marketing pessoal. Os times são bem unidos e autonomos, a interação nos escritórios é boa, mas há uma desconexão entre o alto nível de gestão e o dia-a-dia dos projetos e times. O alto nível não parece estar no mesmo contexto. É necessário muita maturidade emocional para lidar com tamanha diversidade de pensamentos e idéias.

Ambiente construtivo que proporciona diversas oportunidades de crescimento pessoal e profissional

Desenvolvedor

Prós: Confiança e autonomia dadas às pessoas, oportunidades de desenvolvimento, conexão com líderes de pensamento, genuíno interesse em inclusão de grupos minorizados, consideração pelos aspectos pessoais, oportunidade de transformar organizações

Contras: É uma empresa de consultoria, então às vezes exige deslocamento até o local de clientes. Apesar da oportunidade de influenciar e transformar clientes, nem sempre o trabalho é com tecnologias de ponta.

Empresa excelente para o desenvolvimento pessoal e profissional

Recife, PE

Prós: O acompanhamento da jornada das pessoas e todos os compatilhamentos de conhecimentos realizados dentro da empresa. Aqui há uma valorização incrível por colaboração e o clima se torma muito favorável a troca. Além de ter uma cultura que apoia, valoriza a inclusão de minorias e justiça social. Algumas decisões são compartilhadas e trabalhamos com autonomia.

Contras: Uma empresa que cresce rápido, não acompanha a velocidade de ter processos estruturados e isso, em alguns momentos impactam na tomada de decisões. Ainda estamos aprendendo a nos preparar para sucessões de papeis em níveis estratégicos.

Diversidade

Analista de Negócios

Porto Alegre, RS

Prós: A primeira empresa que trabalho em 10 anos que respeita e tem uma intencionalidade verdadeira em busca de diversidade e a construção de um ambiente seguro para feedback e desenvolvimento pessoal.

Contras: Ainda é preciso investir mais em mecanismos de oportunidades internas, espaço e tempo para o desenvolvimento pessoal de carreira e conhecimento.

Vem pra ThoughtWorks!!!

Consultant Developer

Prós: Uma empresa que valoriza muito o funcionário como uma pessoa e que não o trata meramente como recurso humano. Propicia o crescimento profissional e pessoal de forma ímpar.

Contras: Os pontos de negociação de salário são muito interessantes, porém alguns são muito difíceis de atingir se a pessoa deseja se dedicar à alguma coisa muito específica.

O melhor lugar que conheci

Porto Alegre, RS

Prós: Um lugar em que você tem espaço para crescer, ter iniciativas e tomar atitudes que realmente fazem a diferença para clientes e principalmente, na diversidade do mercado de TI.

Contras: Como as iniciativas podem vir de todas as pessoas e de todos os lugares, é possível que você se sinta um pouco perdido e precise buscar entender onde está acontecendo cada uma das coisas por si só.

Sustentabilidade, excelência técnica e justiça social e econômica, sendo quem você quer ser!

Quality Assurance (QA)

Prós: Ambiente muito bom, confortável e inspirador. Pessoas boas tecnicamente falando, referências na área, e com senso de justiça econômica e social. Ambiente inclusivo, a empresa realmente trabalha para ter diversidade. Há investimento e apoio para que os colaboradores trabalhem em questões sociais. Existe MUITA autonomia, não há hierarquia. É muito transparente. Existe possibilidade de trabalhos remotos, de trocar de escritório, de escolha de projetos. A cultura é baseada em compartilhamento de conhecimento, é muito inspirador! Você tem budget pessoal para investir em seu desenvolvimento, o escritório tem budget pré-definido para investir em infra, eventos técnicos, eventos sociais, etc. O processo seletivo é feito pelas próprias pessoas que trabalham lá. Se fala muito em justiça econômica e social, é lindo!

Contras: Muita coisa acontece ao mesmo tempo, cuidado para não virar workaholic! Pelo fato da empresa ser grande e estar distribuída no mundo todo, é difícil acompanhar tudo o que acontece, e as vezes, sim, você ficará perdido, são tantos e-mails!

É uma empresa humana, que busca causar transformaçao na vida das pessoas e não só tirar a mais valia

Recrutador

Recife, PE

Prós: diversidade e flexibilidade de horario de trabalho e clima sem tensão, beneficios. Alem disso a parceria das pessoas é muito grade. Temos o suporte do time e a premissa é que todos estão dando o seu melhor

Contras: Sempre temos pontos a melhorar, talvez mais se equiparar com as unidades dos outros paises que, aparentemente, têm melhores condicoes de trabalho e de beneficos.

ThoughtWorks

Descrição:Uma comunidade de pessoas apaixonadas com o propósito de revolucionar o design e a criação de software, enquanto defendem uma mudança social positiva. Trabalham com pessoas e organizações que possuem missões ambiciosas - estejam eles nos setores privado, público ou social. Montam equipes que amam desafios e pensam de forma disruptiva para ajudar seus clientes a alcançarem o sucesso. Suas ferramentas de desenvolvimento ágil ajudam clientes a melhorarem continuamente e a entregarem software de qualidade.