Como é trabalhar na ThoughtWorks?

Impacto social que não tem preço

Prós: Ações reais para mudar o mundo. A empresa tem uma cultura em que não existem chefes, a metodologia ágil é uma filosofia de vida e trabalho levado a sério e não existe ninguém para barrar o que você gostaria de fazer com a sua carreira. Existe uma preocupação muito grande em criar um ambiente diverso em que as minorias do mercado de TI sintam-se bem vindas, seguras e com planos reais de alavancar a carreira.

Contras: São tantos projetos paralelos legais acontecendo que é difícil dizer não e ficar de fora - com isso, acabamos algumas vezes trabalhando horas demais. Também não temos algum tipo de benefício que ajude a custear estudos formais (apesar de termos total liberdade de manejar nosso horário para participar de eventos, workshops e etc.)

5 anos de experiência em 1

Prós: Muitas oportunidades de crescimento e desenvolvimento de competências específicas. Experiência internacional ( tanto em viagens quanto em contato com outras culturas dentro dos projetos ou no próprio escritório). Cultura de justiça social forte e inclusiva. Autonomia e apoio (dentro do possível) para desenvolver novas ideias.

Contras: Apesar de não haver sentimento de competição entre colegas, o que é super bom, a cobrança individual é muito grande. Pensar sempre grande e buscar sempre o que está além do alcançável as vezes leva as pessoas a exaustão. Falta estrutura e processos mais definidos que transmitam a sensação de transparência e confiança. As vezes parece que o time de operações guarda segredos, quando na real, nem eles mesmos sabem a resposta.

Conselhos para presidência: Tentando ser diferente das empresas tradicionais no que tange a estrutura de processos, acabamos reinventando a roda e gastando muito tempo em soluções criativas para o que já existe. Talvez buscar mais profissionalização em vez de ideias mirabolantes traga mais estabilidade emocional e resultados no time de operações. Saiam da bolha :-)

Pode ser muito bom, mas também pode ser horrível!

Project ManagerEx-funcionário, saiu em 2015

Brasília, DF

Prós: - Na média, as pessoas são, profissionalmente, acima da média de mercado. - Existe uma diversidade (gêneros sexuais, racial, política) muito incomum para a área de TI. - Existe muito espaço para se experimentar, criar novas iniciativas internas. - Para pessoas em início de carreira, é uma experiência sensacional o tanto que se aprende, as viagens, as incertezas, tudo. - Existe gente estudando e aprendendo um monte de coisas o tempo todo. - Permite um intercâmbio de conhecimento e cultural particular. A empresa não para!

Contras: - Apesar do discurso de só ter profissionais sensacionais, tem também profissionais que não condizem com tal fama. - Os projetos do Brasil são bem menos interessantes e desafiadores do que os projetos que são divulgados como case ou dos projetos existentes em outros países. - Apesar da baixa hierarquia, a hierarquia existente é muito distante do dia a dia da grande maioria das pessoas. - Existe espaço para todo tipo de discussão, desde que você não discuta assuntos tabus, principalmente relacionados à hierarquia existente. - Apesar do discurso ser diferente, o negócio vem muito, mas muito mesmo, na frente das pessoas. Seja no desenvolvimento das pessoas, seja no bem estar das pessoas, seja na qualidade de vida das pessoas. Isso é secundário. - O ambiente para pessoas mais experientes que chegam de fora é inóspito e agressivo. Sua experiência pouco vale pois lá é tudo diferente (ainda que não seja)!

Conselhos para presidência: Clareza. - Não é claro o que se espera e o que não se espera das pessoas. Pior ainda, a mensagem é de que cada um é livre para fazer suas escolhas. Desde que não sejam as escolhas erradas (que você só descobre depois de fazê-las). - Não é claro quais são as relações de poder dentro da empresa. Quem manda, quem não manda. Quem pode mandar, quem não pode mandar. O que se pode discutir, o que não se pode discutir. Com quem se pode discutir, com quem não se pode discutir. - Muito se fala a respeito de P3 dentro da empresa, o que acaba sendo uma bandeira que atrai muita gente. Mas tem assuntos que a empresa não pode comprar a briga. Um exemplo: não dá para a empresa dizer que o prolema do mundo é a luta de classes e ser uma empresa de um único dono e ter, em países menos desenvolvidos, mão de obra barata para países mais desenvolvidos. Mas dá para a empresa comprar a briga de igualdade de gênero no mercado de TI, por exemplo.

Boa empresa pra começar, aprender e pular fora

Consultor Sênior

Recife, PE

Prós: - Oportunidade de aprendizado;
    - Oportunidade de experiência no exterior;
    - Oportunidade de trabalhar com tecnologias diversas;
    - Trabalhar com pessoas motivadas e que gostam de colaborar;

Contras: - Como consultor, você é tratado como um recurso a ser vendidado aos clientes. No fim do dia, tudo é homem/hora;
    - A liderença faz lavagem cerebral sobre como devemos agir, mas ela mesmo atua de forma contraditória;
    - Todos se sentem no direito de julgar suas ideias/comportamentos, mas poucos analisam seus próprios comportamentos;

Rox

Desenvolvedor

Porto Alegre, RS

Prós: é legal a integração das pessoas, a maneira como você é acolhido e os desafios de trabalhar em projetos críticos

Contras: Um lado esquerdista muito forte, algumas hipocrisias por parte da liderança em relação a assuntos de cunho social e um certo excesso no politicamente correto

ThoughtWorks uma ótima empresa para iniciantes.

Consultor Sênior

Porto Alegre, RS

Prós: Baixa hierarquia. É possível criticar várias coisas polêmicas dentro da empresa, até decisões executivas, gerenciais ou de diretores. É possível levantar discussões sobre direção da empresa sem nenhum tipo de repreensão, ao contrário, as pessoas participam e gostam disso.

Contras: Uma vez negociado o salario inicial, não é mais possível renegociar. O principio de revisão salarial é baseado em evolução desde o ponto de entrada na empresa, e não é aceitável nenhum tipo de comparação de salários com os colegas em função similar. Isso tira o poder de negociação do funcionário, e basicamente se a entrada foi mal avaliada, a pessoa fica uns 3 anos atrasado em termos de revisão salarial. Toda a parte de evolução salarial, como é baseado em evolução, mas a evolução percebida é muito avaliado no quão boa a pessoa é em fazer marketing. Se você é introvertido e entrou com um salário base ruim, você vai ter grande dificuldade (anos) para chegar a um salário competitivo. Existem tetos para aumento de folha, ou que reforça que renegociações não são possíveis, então aposte todas as suas fichas no salário de entrada. Você é exegido e avaliado por várias coisas, inclusive coisas fora de horário de trabalho, já que ao mesmo tempo é exigido que trabalhemos 40h para o cliente semanalmente.

Conselhos para presidência: Apesar da empresa querer quebrar tabu, dinheiro ainda é tabu, pessoas que falam de dinheiro e querem negociar melhor dado sua situação ou se achando injustiçados comparado à colegas que exercem função similar com mesma responsabilidade são mau visto, inclusive ficam com imagem de imaturidade, até pelo foco social que a empresa tem. Empresa pode falar de dinheiro e números o tempo todo, funcionários não. Mostrem-se mais abertos a falar de dinheiro sem que isso seja tabu.

Analista ProgramadorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Oferece formação e aprendizado de novas competencias

Contras: Não valoriza suficientemente a formação acadêmica

Conselhos para presidência: A experiência não pode ser comprada nem antecipada

Uma oportunidade incrível, especialmente para quem está começando.

Consultor Desenvolvedor

Porto Alegre, RS

Prós: A empresa oferece muitas formas de se desenvolver tanto como pessoa quanto como profissional, é como um organismo vivo, onde tudo acontece de forma muito dinâmica. O mais interessante de tudo é ver o apoio à causas nobres e inspiradoras, como iniciativas que partem das próprias pessoas. Como alguém que está iniciando a carreira, as oportunidades e o apoio ao aprendizado são um diferencial muito importante do meu ponto de vista. Tenho um acompanhamento mais próximo de um colega mais experiente, que pode me ajudar a tomar decisões sobre meu futuro e minha carreira e ao mesmo tempo aprendo muito dentro dos projetos em que participo. Como a cereja do bolo, existe o ThoughtWorks University para os que ingressam como Jr. É uma experiência ímpar e inesquecível para qualquer um!

Contras: Os desafios dos projetos aqui no Brasil não são tão interessantes como em alguns outros presentes em outras partes do mundo. Lidar com tech stacks não tão interessantes e com projetos pouco desafiadores pode ser um pouco desmotivador às vezes. Além disso, mesmo com todas as informalidades com que levamos o dia a dia na empresa, ainda assim o ambiente é um tanto pesado no sentido de autocobrança dos indivíduos. É um ambiente em que, de acordo com filosofia da empresa, se encontram pessoas brilhantes e apaixonadas por tecnologia e viver sendo considerado parte disso gera uma certa ansiedade e um questionamento de: "Será que pertenço mesmo à este ambiente? Tenho colegas brilhantes ao meu redor, será que mereço estar neste patamar?"

Bem acima da média, mas tem vários pontos a melhorar

Desenvolvedor de Software Sênior

Porto Alegre, RS

Prós: Talentos. Várias pessoas com bastante habilidade.

Contras: Falta ainda flexibilidades, como trabalhar remotamente.

Ótima oportunidade para aprender sobre desenvolvimento

Desenvolvedor

Porto Alegre, RS

Prós: É uma empresa que dá a oportunidade de experimentar novos espaços, novas tecnologias e novas práticas. Foi onde aprendi basicamente tudo o que sei sobre desenvolvimento de software. As pessoas estão muito dispostas a aprender, não só sobre Software, mas sobre tudo. Revisão salarial anual.

Contras: A minha experiência com A ThoughtWorks começou com amor intenso, e moveu-se até a decepção. O marketing cria uma imagem muito, mas muito mais forte do que a empresa realmente é. Existem muitas inconsistências entre o discurso e a execução, em TODOS os aspectos (desenvolvimento, análise, gerenciamento de projetos, escritórios, tudo). Quando entrei, tinha a impressão de que todo mundo era incrível. Hoje, a percepção é a de que ninguém sabe o que tá fazendo, direito. É uma empresa que não tem dificuldades em repassar responsabilidades, mas não acompanha isso com a remuneração. Tem muita gente ganhando muito bem sem fazer muita coisa, e muita gente ganhando o básico e sendo responsável em fazer as engrenagens girarem.

Conselhos para presidência: Descubram quem são as pessoas que fazem as coisas acontecerem, e reconheçam (com salário, não com um tapinha nas costas) Comecem a agir profissionalmente quando se trata de remuneração. Infelizmente percebo que nestes três anos, quem é amigo de quem tem poder sobe rápido, e isso demonstra uma grande falta de profissionalismo da parte de quem tem poder.

ThoughtWorks

Descrição:A ThoughtWorks é uma consultoria de tecnologia e desenvolvimento de software, além de uma comunidade de pessoas apaixonadas e guiadas por propósitos. Ajudamos nossas clientes a colocar a tecnologia no centro de seus negócios e, de forma conjunta, criamos as soluções que mais importam para seus objetivos. Dedicada à mudança social positiva, nossa missão é melhorar a humanidade através do software, e fazemos parcerias com muitas organizações que lutam na mesma direção. Fundada há mais de 20 anos, a ThoughtWorks se tornou uma empresa com mais de 5000 pessoas, incluindo uma área de produtos que desenvolve ferramentas pioneiras para times de software. Já contamos com mais de 500 pessoas no Brasil, divididas em quatro escritórios: Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte e Recife.