Como é trabalhar na ThoughtWorks?

Pode ser muito bom, mas também pode ser horrível!

Project ManagerEx-funcionário, saiu em 2015

Brasília, DF

Prós: - Na média, as pessoas são, profissionalmente, acima da média de mercado. - Existe uma diversidade (gêneros sexuais, racial, política) muito incomum para a área de TI. - Existe muito espaço para se experimentar, criar novas iniciativas internas. - Para pessoas em início de carreira, é uma experiência sensacional o tanto que se aprende, as viagens, as incertezas, tudo. - Existe gente estudando e aprendendo um monte de coisas o tempo todo. - Permite um intercâmbio de conhecimento e cultural particular. A empresa não para!

Contras: - Apesar do discurso de só ter profissionais sensacionais, tem também profissionais que não condizem com tal fama. - Os projetos do Brasil são bem menos interessantes e desafiadores do que os projetos que são divulgados como case ou dos projetos existentes em outros países. - Apesar da baixa hierarquia, a hierarquia existente é muito distante do dia a dia da grande maioria das pessoas. - Existe espaço para todo tipo de discussão, desde que você não discuta assuntos tabus, principalmente relacionados à hierarquia existente. - Apesar do discurso ser diferente, o negócio vem muito, mas muito mesmo, na frente das pessoas. Seja no desenvolvimento das pessoas, seja no bem estar das pessoas, seja na qualidade de vida das pessoas. Isso é secundário. - O ambiente para pessoas mais experientes que chegam de fora é inóspito e agressivo. Sua experiência pouco vale pois lá é tudo diferente (ainda que não seja)!

Conselhos para presidência: Clareza. - Não é claro o que se espera e o que não se espera das pessoas. Pior ainda, a mensagem é de que cada um é livre para fazer suas escolhas. Desde que não sejam as escolhas erradas (que você só descobre depois de fazê-las). - Não é claro quais são as relações de poder dentro da empresa. Quem manda, quem não manda. Quem pode mandar, quem não pode mandar. O que se pode discutir, o que não se pode discutir. Com quem se pode discutir, com quem não se pode discutir. - Muito se fala a respeito de P3 dentro da empresa, o que acaba sendo uma bandeira que atrai muita gente. Mas tem assuntos que a empresa não pode comprar a briga. Um exemplo: não dá para a empresa dizer que o prolema do mundo é a luta de classes e ser uma empresa de um único dono e ter, em países menos desenvolvidos, mão de obra barata para países mais desenvolvidos. Mas dá para a empresa comprar a briga de igualdade de gênero no mercado de TI, por exemplo.

Analista ProgramadorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Oferece formação e aprendizado de novas competencias

Contras: Não valoriza suficientemente a formação acadêmica

Conselhos para presidência: A experiência não pode ser comprada nem antecipada

Precisa ter o perfil para crescer

Desenvolvedor

Prós: Ambiente agradável, flexibilidade de horário, pessoas dispostas a ajudar, muito inclusiva, feedback constante e alguns da gerencia conseguem entender as necessidades pessoais de cada um.

Contras: Muitas Viagens, reconhecimento dos funcionários não é feita de forma justa e pouca inovação nos projetos. Exigência em fazer coisas extras o que faz trabalhar mais que 8h por isso.

ThoughtWorks uma ótima empresa para iniciantes.

Consultor Sênior

Porto Alegre, RS

Prós: Baixa hierarquia. É possível criticar várias coisas polêmicas dentro da empresa, até decisões executivas, gerenciais ou de diretores. É possível levantar discussões sobre direção da empresa sem nenhum tipo de repreensão, ao contrário, as pessoas participam e gostam disso.

Contras: Uma vez negociado o salario inicial, não é mais possível renegociar. O principio de revisão salarial é baseado em evolução desde o ponto de entrada na empresa, e não é aceitável nenhum tipo de comparação de salários com os colegas em função similar. Isso tira o poder de negociação do funcionário, e basicamente se a entrada foi mal avaliada, a pessoa fica uns 3 anos atrasado em termos de revisão salarial. Toda a parte de evolução salarial, como é baseado em evolução, mas a evolução percebida é muito avaliado no quão boa a pessoa é em fazer marketing. Se você é introvertido e entrou com um salário base ruim, você vai ter grande dificuldade (anos) para chegar a um salário competitivo. Existem tetos para aumento de folha, ou que reforça que renegociações não são possíveis, então aposte todas as suas fichas no salário de entrada. Você é exegido e avaliado por várias coisas, inclusive coisas fora de horário de trabalho, já que ao mesmo tempo é exigido que trabalhemos 40h para o cliente semanalmente.

Conselhos para presidência: Apesar da empresa querer quebrar tabu, dinheiro ainda é tabu, pessoas que falam de dinheiro e querem negociar melhor dado sua situação ou se achando injustiçados comparado à colegas que exercem função similar com mesma responsabilidade são mau visto, inclusive ficam com imagem de imaturidade, até pelo foco social que a empresa tem. Empresa pode falar de dinheiro e números o tempo todo, funcionários não. Mostrem-se mais abertos a falar de dinheiro sem que isso seja tabu.

Ambiente não é tão seguro quanto dizem

Ex-funcionário, saiu em 2016

Porto Alegre, RS

Prós: O ambiente é muito divertido, pessoas felizes, ótimos benefícios, salário é bom também. Costumam fazer momentos de integração e sempre pedem a opinião dos funcionários para tal

Contras: Diz ser um ambiente seguro para todos mas a verdade é que o ambiente não é seguro se tu não faz parte das minorias sociais. Há uma discriminação velada para determinado grupo de pessoas (os que, de fato, não sofrem discriminação no dia a dia). Opinião política vale muito e se tu não for de direita, nem opine.

Conselhos para presidência: Fiquem de olho nos líderes que só lideram quem eles se identificam

As pessoas são ótimas, mas a empresa que lhe vendem na entrada nem sempre é de verdade

Porto Alegre, RS

Prós: Tem pessoas ótimas como colegas de trabalho Respeita diversidade Ótima oportunidade de troca de conhecimento Sem cobrança diária Pratica agile

Contras: Baixos salários A sensação de liberdade de expressão é falsa Estimulam você a falar, mas quando não gostam demitem sem critério Falta critério nas demissões

Proporciona muito aprendizado e experiências diversas, mas peca na gestão

Desenvolvedor Pleno

Prós: Aprendizado com pessoas que são referência no mercado. Existe a possibilidade de viajar para fora do país e isso trás experiências diversas e uma melhor visão do mercado de trabalho fora do Brasil. A empresa incentiva discussões e ações com relação a justiça social e econômica, e dá espaço para contribuirmos com a comunidade através do nosso trabalho. É possível fazer home office tranquilamente. Temos autonomia para tomar decisões dentro do seu time, e encontrar o melhor formato de trabalho.

Contras: Não é muito claro o que a empresa espera do funcionário, tanto dentro do seu projeto quanto dentro da empresa como um todo. Existe um gap em trabalhar com expectativas. E se isso não fica claro o funcionário pode se desmotivar por não atingir seus objetivos ou desenvolver certas habilidades. Nem todos os escritórios tem projetos inovadores. Então alguns projetos/clientes podem ser bem motivadores/desafiadores, outros nem tanto. Isso desmotiva alguns pessoas a longo prazo.

Conselhos para presidência: Levar em consideração a motivação dos funcionários e suas habilidades. Explorar o que cada pessoa tem de melhor. A empresa investe em cada pessoa em algum momento de sua carreira, e perder um funcionário é um grande prejuízo para a empresa.

Uma empresa com um ambiente rico em diversidade

Desenvolvedor de Software

Porto Alegre, RS

Prós: A empresa consegue atrair e contratar excelentes profissionais e investe forte em diversidade cultural, de origem, etnia e orientação de gênero. Isso torna o ambiente bastante rico, interessante e motivador.

Contras: O conhecimento e evolução técnica dos funcionários é pouco ou mal reconhecida pelas lideranças da empresa. Oportunidades de avanços na carreira estão bastante atreladas a quão bem o funcionário se torna conscientemente visível e a sua capacidade de construir e cultivar um relacionamento próximo com as lideranças. Muito disso, acredito eu, se deve ao fato de que as principais lideranças no atual momento vêm de um histórico profissional não-técnico e/ou não intimamente ligado aos detalhes e circunstâncias do desenvolvimento de software.

Boa empresa para crescer profissionalmente

DesenvolvedorEx-funcionário, saiu em 2014

Recife, PE

Prós: Eles fazem um ótimo recrutamento e só selecionam pessoas que realmente caibam na cultura, esse é o melhor fator da empresa na minha humilde opinião

Contras: O salário é muito baixo para a realidade da cidade, então basicamente só dava para sobreviver, mas eles estão sempre procurando melhorar esse quadro.

Só falta um salário bom

Consultor de Desenvolvimento

Porto Alegre, RS

Prós: A empresa tem um ambiente muito bom tranquilo, utiliza metodologias ágeis para ajudar na entregar do trabalho, se importa muito com pessoas. Para quem entra como júnior tem a possibilidade de receber aumento a cada seis meses no processo de performance review, tem uma transparência muito grande.

Contras: O que mais me incomoda na empresa são os baixos salários, tenho responsabilidades de pessoas com salários maiores que os meus e mesmo assim não ganho tanto quanto eles.

Conselhos para presidência: O que é levado em consideração na hora de dar os aumentos deveria ser mais claro.

ThoughtWorks

Descrição:Uma comunidade de pessoas apaixonadas com o propósito de revolucionar o design e a criação de software, enquanto defendem uma mudança social positiva. Trabalham com pessoas e organizações que possuem missões ambiciosas - estejam eles nos setores privado, público ou social. Montam equipes que amam desafios e pensam de forma disruptiva para ajudar seus clientes a alcançarem o sucesso. Suas ferramentas de desenvolvimento ágil ajudam clientes a melhorarem continuamente e a entregarem software de qualidade.