Como é trabalhar na ThoughtWorks?

Crescimento pessoal intenso

Consultant

Prós: A empresa valoriza muito o seu pilar social, de maneira séria, corajosa e responsável. Há muita pressão pelo desenvolvimento pessoal e crescimento na carreira, te colocando fora da zona de conforto grande parte do tempo. Tem uma equipe tecnicamente muito forte.

Contras: A gestão não é muito experiente, apesar de muito dedicada. São frequentes algumas falhas básicas de comunicação e a dificuldade de estabelecer e compartilhar uma visão clara de caminho a seguir.

Conselhos para presidência: Olhando para a gestão Brasil (mas não excluindo a Global) eu tenho visto muito uma característica que chamo de "coragem responsável". O crescimento de impacto da empresa na sociedade se deve muito à coragem de fazer escolhas difíceis com a responsabilidade de seguir as agressivas metas que mantém nosso negócio sustentável. Certamente isso vem colocando também pressão em todos os colaboradores, mas uma pressão positiva em termos de transformação pessoal e engajamento.

Uma empresa que não parece um trabalho

Analista Administrativo

Prós: A empresa motiva o desenvolvimento de autonomia, confiança nos funcionários, trabalhos colaborativos, formações de equipes pensando em diversidade. Nos planos de carreira a igualdade de gênero é coisa séria e para revisões salariais são levados em conta questões da vida e história da pessoa além das qualidades técnicas, fazendo com que as jornadas sejam mais justas.

Contras: Jornadas extensas, muitas acontecem ao mesmo tempo na empresa e fazem com que as pessoas fiquem muitas horas dentro dos espaços da ThoughtWorks. Existe uma auto cobrança em resultados, ainda que os pares e/ou lideranças não façam essas cobranças diretamente é muito fácil sofrer de síndrome do impostor

Conselhos para presidência: Cuidar excessos de horas extras para que as pessoas tenham vida após as jornadas de trabalho e não incentivar envios de e-mails nos finais de semana ou fora do horário de expediente.

Pessoas não são recursos

Sourcing Specialist

Prós: Estar cercada de pessoas incrivelmente inteligentes, preocupadas com respeito, dignidade, diversidade e excelência em tudo o que faz. Aqui nós temos muitas oportunidades de desenvolvimento, de aprendizado, de colaboração. Aprendi a ser uma pessoa focada e amar o que faço mais ainda. As pessoas te inspiram a ser melhor. Somos tratados como pessoas e não como recursos.

Contras: Gente, queria muito apontar coisas negativas de forma construtiva, mas sério, os meus desafios são muito mais com relação ao mercado do que com a ThoughtWorks. Absolutamente tudo que dou de feedback eu percebo uma preocupação grande de melhoramento. Eh uma posição da empresa.

Melhor empresa sem dúvidas

Gerente

Prós: Pessoas. Realmente são pessoas sensacionais com conhecimento técnico excelente além de extremamente inclusivas com ambiente muito seguro. A diversidade das tecnologias e tipos de projetos são outro lado por serem sempre diversos e interessantes.

Contras: Para quem não gosta a quantidade de viagens pode realmente cansar. Em geral para toda consultoria, viagens são parte do dia a dia portanto quem quer ser consultor já deve ter isso em mente.

Conselhos para presidência: Continuar a contratar as melhores pessoas considerando os pilares culturais da empresa.

Autonomia, diversidade e aprendizado

Recrutador

Recife, PE

Prós: Autonomia, ambiente diverso, cultura aberta, espaço para o desenvolvimento da sua jornada e confiança. Além disso, o time de recrutamento é estratégico para o negócio o que torna o papel estimulante e inspirador.

Contras: A princípio não teria pontos de melhoria. A cultura ágil estimula muito o aprendizado, a interação entre as pessoas, processos que entregam valor, transparência e confiança, o que torna a experiência profissional única.

Empresa com uma cultura muito forte de bom acolhimento de novos profissionais e crescimento pessoal

Consultor de Desenvolvimento de Software

Prós: É uma empresa incrível que não tenho palavras para definir o quanto é alinhada com os valores que eu acredito, tanto em termos técnicos como em termos de desenvolvimento das pessoas como "pessoas e não como recursos". Possui muitas pessoas com excelente nível técnico e que estão SEMPRE dispostas a te ajudar a crescer e muito, não importa sua cor, raça, origem, gênero, identidade de gênero, orientação sexual, etc. Os desafios técnicos que a empresa recebe do mercado são bem consideráveis e ela tenta resolvê-los sempre pensando, obviamente, na viabilidade do negócio, mas pensando muito (mas muito mesmo) em excelência técnica no desenvolvimento de software e sem esquecer nenhum segundo em advogar pela justiça social e econômica no meio ao qual está inserida. A valorização das pessoas e as oportunidades de crescimento pessoal formam um pilar essencial dentro da empresa, onde sempre somos levados a ter *pensamento crítico* sobre nossa jornada dentro da empresa e também nas nossas vidas pessoais, nos levando a refletir e agir em cima de algumas injustiças existentes a nossa volta. Eu, pessoalmente, acho isso demais!! :)

Contras: Um fato que não pode NUNCA ser considerado como um "ponto negativo" é o fato da empresa possuir uma hierarquia muito achatada (são poucos níveis até o CEO da empresa e todos os níveis hierárquicos estão, de certa forma, muito próximos), MAS esse fato trás junto alguns desafios na gestão e a alguns pontos negativos que é a dificuldade de se adaptar a um ambiente que você tem muita autonomia e que você tem que chamar a responsabilidade para si o tempo inteiro. Eu considero isso um ponto positivo, na verdade. Mas muitas pessoas sentem um pouco de dificuldade em se adaptar a esse cenário. É necessário muita atenção nessa caminhada, tanto do lado quem acabou de entrar na empresa, quanto das pessoas que estão na gestão para não transformar esse diferencial em um problema.

Conselhos para presidência: Continuem do jeito que estão e vamos juntos!

Balanço para vida profissional e pessoal, hoje e no futuro

Business Analyst

Prós: Autonomia: Já teve aquela sensação que você é dono do seu nariz e pode fazer o que quiser? Me sinto gente grande na TW. Testo meus limites profissionais e sempre recebo feedbacks do que estou fazendo bem e devo continuar fazendo e o que preciso melhorar. Nunca esquecendo que estou num contexto social, e que a interação com as outras pessoas é parte essencial da minha autonomia e aprendizado. Pessoas, não recursos: Todos os aspectos do meu dia-a-dia e alocações são discutidos comigo, me permitindo ajudar na decisões. Posso viajar? Posso entrar em um projeto? O que estou achando do escritório? O que estou achando do meu time? O que estou achando do meu cliente? Estou bem da saúde e tudo bem em casa? Diversidade e Justiça Social e Econômica, muito além da responsabilidade social: Olho para o lado e vejo que não há um padrão de histórias de vida, formação, cor de pele, gênero, sexualidade, etc. Daí é criado um contexto criativo sem igual. Muito além das ações de responsabilidade social, cada um está em uma jornada para contribuir com um mundo justo. Fico bem satisfeito em ver meus colegas advogando em prol da minha negritude. Excelência: Faz um bem danado para o ego ser reconhecido como um dos melhores do mercado. Estar com pessoas inteligentes que te ensinam coisas nova todos os dias. E ter acesso prévio à um mundo de conhecimento que ainda não está disponível para o mercado.

Contras: Todos os pontos positivos não vem sem custo: As pessoas se auto exigem muito. Você precisa construir você mesmo sua jornada/carreira e mesmo com a ajuda é uma tarefa difícil. Seu crescimento depende de muito alinhamento e conversas e uma boa dose de marketing pessoal. Os times são bem unidos e autonomos, a interação nos escritórios é boa, mas há uma desconexão entre o alto nível de gestão e o dia-a-dia dos projetos e times. O alto nível não parece estar no mesmo contexto. É necessário muita maturidade emocional para lidar com tamanha diversidade de pensamentos e idéias.

Ambiente construtivo que proporciona diversas oportunidades de crescimento pessoal e profissional

Desenvolvedor

Prós: Confiança e autonomia dadas às pessoas, oportunidades de desenvolvimento, conexão com líderes de pensamento, genuíno interesse em inclusão de grupos minorizados, consideração pelos aspectos pessoais, oportunidade de transformar organizações

Contras: É uma empresa de consultoria, então às vezes exige deslocamento até o local de clientes. Apesar da oportunidade de influenciar e transformar clientes, nem sempre o trabalho é com tecnologias de ponta.

Empresa excelente para o desenvolvimento pessoal e profissional

Recife, PE

Prós: O acompanhamento da jornada das pessoas e todos os compatilhamentos de conhecimentos realizados dentro da empresa. Aqui há uma valorização incrível por colaboração e o clima se torma muito favorável a troca. Além de ter uma cultura que apoia, valoriza a inclusão de minorias e justiça social. Algumas decisões são compartilhadas e trabalhamos com autonomia.

Contras: Uma empresa que cresce rápido, não acompanha a velocidade de ter processos estruturados e isso, em alguns momentos impactam na tomada de decisões. Ainda estamos aprendendo a nos preparar para sucessões de papeis em níveis estratégicos.

Diversidade

Analista de Negócios

Porto Alegre, RS

Prós: A primeira empresa que trabalho em 10 anos que respeita e tem uma intencionalidade verdadeira em busca de diversidade e a construção de um ambiente seguro para feedback e desenvolvimento pessoal.

Contras: Ainda é preciso investir mais em mecanismos de oportunidades internas, espaço e tempo para o desenvolvimento pessoal de carreira e conhecimento.

ThoughtWorks

Descrição:A ThoughtWorks é uma consultoria de tecnologia e desenvolvimento de software, além de uma comunidade de pessoas apaixonadas e guiadas por propósitos. Ajudamos nossas clientes a colocar a tecnologia no centro de seus negócios e, de forma conjunta, criamos as soluções que mais importam para seus objetivos. Dedicada à mudança social positiva, nossa missão é melhorar a humanidade através do software, e fazemos parcerias com muitas organizações que lutam na mesma direção. Fundada há mais de 20 anos, a ThoughtWorks se tornou uma empresa com mais de 5000 pessoas, incluindo uma área de produtos que desenvolve ferramentas pioneiras para times de software. Já contamos com mais de 500 pessoas no Brasil, divididas em quatro escritórios: Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte e Recife.