Como é trabalhar na ThoughtWorks?

Muita coisa para mudar ainda para ser uma boa empresa

People Partner

Prós: O ambiente tinha tudo para ser bom, mas o que atrapalha é o alto turnover e a saída de profissionais para oportunidades em outras empresas, mas é justo citar que temos diversos benefícios como ajuda psicológica, lanchinhos diários e café de grão.

Contras: Ego e soberba de alguns funcionários, oportunidades em seus métodos e ferramentas, algumas lideranças são escolhidas para ter benefícios diferenciados, pouco momento ou quase inexistência de feedback construtivo.

Conselhos para presidência: As pessoas não aprendem na força e na marra, cuidado

Diversidade e tecnologia juntos

Technical Leader

Prós: Tudo até o momento. Os 3 pilares são muito fortes e você vive isso no dia a dia. Ambiente seguro tanto para troca de conhecimentos técnicos quanto para amadurecer o lado humano.

Contras: Nenhum até o momento.

Ambiente diverso com pessoas estimulantes e com múltiplas oportunidades de crescimento de carreira

Marketing

Porto Alegre, RS

Prós: A ThoughtWorks é uma empresa que claramente se preocupa com as pessoas que estão dentro dela. Uma cultura de muito apoio e compartilhamento. A empresa tenta sempre ser o mais transparente possível com todas as decisões que estão sendo tomadas e escuta muito o que todas tem a dizer. Há muito espaço para propor novas formas de fazer as coisas, começar iniciativas internas, etc. E sempre tem alguém por perto para te ajudar! O ambiente é diverso e procura ser cada vez mais, a jornada de aprendizado nesse sentido se torna infinita. Os times de trabalho muitas vezes são distribuídos pelo Brasil e pelo mundo, o que te dá oportunidade de conhecer e aprender diferentes culturas e línguas.

Contras: A mudança de papeis e liderança é constante, não acredito que seja um ponto negativo - é só algo que você precisa estar preparada para acontecer - necessário ser uma pessoa aberta a mudanças constantes :)

Uma empresa que verdadeiramente valoriza as pessoas.

Consultor de Desenvolvimento de Software Júnior

Pelotas, RS

Prós: O principal elemento da ThoughtWorks para ter me conquistado foi o seu terceiro pilar (Advogar por Justiça Econômica e Social), algo que é possível vivenciar no dia-a-dia da empresa. O ambiente é diverso, seguro e inclusivo.

Contras: Não consegui encontrar nenhum ponto negativo na empresa. Ela trabalha com a cultura do feedback, então sempre que algo não está funcionando da forma que esperamos, temos a liberdade e segurança para conversar e resolver da melhor forma para todos.

Consultor Líder

Prós: A empresa é muito engajada em causas sociais e é um excelente ambiente pra se questionar e crescer não só como profissional, mas como pessoa também. A empresa é muito transparente, pelo menos muito mais que todas as outras que já trabalhei. Flexibilidade no trabalho (incluindo home office), possibilidade de crescimento, rede de contatos global e incentivo a participação em eventos são diferenciais também. É uma das poucas empresas em que vejo o trabalho distribuído entre escritórios funcionar bem.

Contras: No escritório de São Paulo, a maioria dos projetos são alocados no cliente. A impressão que tenho é que a TW está aprendendo a lidar com esse perfil de projeto, e às vezes as coisas saem do planejado, resultando em ambientes nem tão saudáveis assim, ficando pesado principalmente para pessoas com menos experiência. O fato de estar constantemente no cliente também dificulta participar de atividades que acontecem no escritório.

Avaliação de uma empresa super bacana para se trabalhar

Consultor Desenvolvedor

Prós: O ambiente de trabalho é sensacional e muito inclusivo/seguro. Somos valorizados pelo que somos e pelo que fazemos. É possível crescer muito, tanto profissionalmente como pessoalmente.

Contras: Realmente não consigo trazer nenhum ponto que seja negativo para mim, até o momento. Talvez, vale a pena ressaltar que em alguns projetos é necessário se viajar bastante, tanto no Brasil como no exterior, o que pode ser visto de forma positiva ou negativa.

Uma empresa onde vale a pena trabalhar muitos anos ainda existe hoje.

Lead ConsultantEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: O terceiro pilar de Justiça Social e Econômica nos fazer abrir a consciência continuamente. Comecei a trazer para consciência mais intensamente meus privilégios e isto foi muito relevante para que eu consiga posicionar-me empaticamente em situações que meu viés inconsciente normalmente me conduziria. Os aprendizados foram muito intensos. A autonomia e considerável liberdade faz do ambiente muito propício para que busca continuamente desenvolvimento pessoal e profissional!

Contras: Alguns valores de organicidade original da criação da ThoughtWorks em suas raízes foram perdendo-se com o passar do tempo. Ao menos, foi minha sensação. Certamente os que hoje entram nem percebem isto, pois já entra em outro ambiente cultural.

Conselhos para presidência: Buscar compreender trajetória da ThoughtWorks e o que a torna uma empresa única, para garantir que o que é essencial não se perca, caso contrário, corre-se o risco de seguir uma trajetória infeliz na contramão do que as outras consultorias globais de peso perceberão que seria necessário seguir e o estão fazendo (em busca da Agilidade e além...). Em outras palavras, o renome do passado em Delivery de Desenvolvimento Ágil de Software não garantirá o mesmo num futuro com muitos outros players na jornada de transição (contexto extremamente similar/conectado com a realidade da maioria absoluta de potenciais clientes, diferente da ThoughtWorks).

Empresa excelente de se trabalhar, que valoriza as pessoas em lugar dos recursos humanos.

Consultor de Desenvolvimento

Prós: Empresa muito boa de se trabalha devido a cultura que ajuda a percepção do valor humano em lugar apenas de entender os seres humanos como recurso.

Contras: Para mim não existem pontos negativos. Alguns pontos de melhoria é permitir com que a diversidade, que é a base da fundação da empresa, seja mais ainda representada não apenas por mulher e pessoas negras mas por todas as diferentes formas de diversidade existente.

Gerente de Projetos

Porto Alegre, RS

Prós: Incentivo, busca e um ambiente de respeito à diversidade das pessoas. Muita possibilidade de crescimento e compensação justa pelos benefícios que cada um traz à empresa, independente do seu nível hierárquico.

Contras: Não há um programa de bônus ou PLR instituído ainda, mas está em processo de estudo há mais de 2 anos e parece estar avançando nos primeiros passos.

A melhor empresa de que já fiz parte

Consultor Desenvolvedor

Porto Alegre, RS

Prós: A empresa oferece total suporte para o desenvolvimento pessoal e profissional de suas funcionárias, tem um ótimo ambiente, horários flexíveis e projetos desafiadores. A empresa tem um olhar constante voltado a pessoas, buscando sempre se renovar e trazer boas experiências para todas as pessoas.

Contras: No momento ainda não encontrei pontos negativos na empresa. Comecei a pouco tempo, e me encontro realmente encantado com a experiência que estou vivenciando.

Conselhos para presidência: Continuar mantendo essa mesma formula que apaixona seus funcionários, o olhar voltado as pessoas e o pensamento de se manter evoluindo e buscando mais.

ThoughtWorks

Descrição:A ThoughtWorks é uma consultoria de tecnologia e desenvolvimento de software, além de uma comunidade de pessoas apaixonadas e guiadas por propósitos. Ajudamos nossas clientes a colocar a tecnologia no centro de seus negócios e, de forma conjunta, criamos as soluções que mais importam para seus objetivos. Dedicada à mudança social positiva, nossa missão é melhorar a humanidade através do software, e fazemos parcerias com muitas organizações que lutam na mesma direção. Fundada há mais de 20 anos, a ThoughtWorks se tornou uma empresa com mais de 5000 pessoas, incluindo uma área de produtos que desenvolve ferramentas pioneiras para times de software. Já contamos com mais de 500 pessoas no Brasil, divididas em quatro escritórios: Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte e Recife.