Como é trabalhar na ThoughtWorks?

Adoro estar aqui

Gerente de Projetos

Porto Alegre, RS

Prós: Ambiente físico, a energia é muito alto astral, posso ser eu mesma por aqui, ambiente colaborativo, benefícios, a comunicação ocorre de forma efetiva, valoriza a diversidade e aprendo a cada dia.

Contras: Hoje não identifico pontos negativos ou sugestões que pudessem melhorar o ambiente, o clima é muito bom. É um lugar que inspira você a se atualizar.

Ambiente ideal para crescimento pessoal e profissional

Desenvolvedor

Recife, PE

Prós: Oportunidade de viagens, de desenvolvimento pessoal e profissional, empresa com preocupação social, pessoas incríveis, ambiente de trabalho super incrível, diversidade cultural e cultura de feedback

Contras: Os primeiros meses dentro da empresa podem ser overwhelming, nem todas as pessoas são tão incríveis assim, encontrar equilíbrio entre vida profissional e pessoal pode ser desafiador no começo

Conselhos para presidência: Continuar propagando a cultura existente dentro da empresa e influenciando a comunidade de TI

Ótima oportunidade para aprender sobre desenvolvimento

Desenvolvedor

Porto Alegre, RS

Prós: É uma empresa que dá a oportunidade de experimentar novos espaços, novas tecnologias e novas práticas. Foi onde aprendi basicamente tudo o que sei sobre desenvolvimento de software. As pessoas estão muito dispostas a aprender, não só sobre Software, mas sobre tudo. Revisão salarial anual.

Contras: A minha experiência com A ThoughtWorks começou com amor intenso, e moveu-se até a decepção. O marketing cria uma imagem muito, mas muito mais forte do que a empresa realmente é. Existem muitas inconsistências entre o discurso e a execução, em TODOS os aspectos (desenvolvimento, análise, gerenciamento de projetos, escritórios, tudo). Quando entrei, tinha a impressão de que todo mundo era incrível. Hoje, a percepção é a de que ninguém sabe o que tá fazendo, direito. É uma empresa que não tem dificuldades em repassar responsabilidades, mas não acompanha isso com a remuneração. Tem muita gente ganhando muito bem sem fazer muita coisa, e muita gente ganhando o básico e sendo responsável em fazer as engrenagens girarem.

Conselhos para presidência: Descubram quem são as pessoas que fazem as coisas acontecerem, e reconheçam (com salário, não com um tapinha nas costas) Comecem a agir profissionalmente quando se trata de remuneração. Infelizmente percebo que nestes três anos, quem é amigo de quem tem poder sobe rápido, e isso demonstra uma grande falta de profissionalismo da parte de quem tem poder.

A melhor empresa para se trabalhar na America Latina.

Consultor Desenvolvedor

Prós: Oportunidade de crescimento com foco em capabilities do profissional. Oportunidade de crescimento sem ir para área gerencial. Muita diversidade e ambiente seguro para grupos oprimidos.

Contras: Sentimento de falta de capacidade ao ingressar na empresa, devido ao alto nível de conhecimento técnico e de consultoria que o atual grupo de empregados possui.

O lugar que todo mundo deveria ter a oportunidade de estar um dia

Consultor Sênior

Porto Alegre, RS

Prós: Ambiente descontraído. Projetos ultra-desafiadores. Um ambiente que propõe diversidade. Muitas pessoas referencia na área. Um lugar de grande aprendizado.

Contras: O único ponto que pode ser negativo é o fato de ser uma consultoria e não diferente de outras consultorias é que os projetos variam bastante e cada contexto apresenta diferentes desafios.

ThoughtWorks

Prós: Baixa hierarquia, auto-gestão, cultura, valores e propósitos são todos verdadeiros e fazem parte do dia. Busca por excelência e espaço para discussão.

Contras: Ao longo do tempo a empresa vem melhorando o posicionamento frente ao mercado trazendo maiores oportunidades e o pareamento dos benefícios de mercado.

Um lugar muito especial, diverso e cheio de respeito

Gerente de Projetos (GP)

Prós: Capacidade de inclusão de pessoas de grupo das minorias. Esforço diário para manter a cultura de respeito e cultivo e apoio a todas as pessoas. Autonomia na jornada, cada um define como será sua jornada de crescimento profissional. Baixa hierarquia e a que tem é muito igualitária. Lutamos pela agilidade nas empresas e o mindset ágil e lean é nosso guia.

Contras: Muitas vezes os possíveis clientes não entendem o que fazemos e porque fazemos com tanta paixão, e não nos contrata. Precisamos de esforço para fazer uma venda porque em muitos lugares eles não nos entendem e nem entendem nossa forte identidade e opiniões.

Conselhos para presidência: Vamos nos vender para o Brasil em todas as empresas.

Tw bh

Prós: Cultura da empresa, ambiente desafiador e encorajador para todas as pessoas, liberdade de escolhas, motivação pela excelência. Espaço enorme para aprendizagem e crescimento.

Contras: Como não temos a cultura de auto aprendizagem e auto gerenciamento pode ser difícil de se adaptar nos primeiros meses. Aqui você é quem decide o que quer fazer e para algumas pessoas isso pode ser desconfortável, pelo fato de não ter tarefas definidas direcionadas a você.

Eu amo trabalhar na ThoughtWorks!

Assistente Executiva

Porto Alegre, RS

Prós: A ThoughtWorks é uma empresa altamente inclusiva e aberta a críticas e sugestões, que respeita os seus funcionários proporcionando um ambiente altamente acolhedor e agradável para se trabalhar.

Contras: Devido a liberdade que temos de opinar, às vezes algumas pessoas confundem essa liberdade e questionam em demasia, muitas vezes de forma muito agressiva.

Empresa humana e que tenta genuinamente melhorar sempre

Desenvolvedor Pleno

Recife, PE

Prós: A empresa dá espaço para as pessoas mostrarem suas opiniões, se preocupa extremamente com a segurança e conforto da pessoas, não tolerando pessoas preconceituosas ou intolerantes, além de se esforçar ao máximo em pagar de maneira igual homens e mulheres que estão na mesma posição (algo que deveria ser o básico para qualquer área mas infelizmente não é a realidade no nosso país). O ambiente propicia o acúmulo de conhecimento, para que você sempre seja melhor, e esteja atualizado no mercado(tanto com diversos workshops, como dando um dinheiro semestral para compra de livros e cursos). A empresa sequer olha se você tem um curso superior, o que interessa a TW é você ter potencial, ser estudioso e interessado por tecnlogia, sendo uma pessoa que respeita diferenças e minorias.

Contras: Apesar do esforço em ser um ambiente seguro para qualquer tipo de opinião, isso infelizmente não ocorre na frequência desejada. Um exemplo é o cenário político. Nosso país sofre uma polarização e intolerância muito grande, em que as pessoas são definidas apenas por fazer um comentário (e comentário nenhum deveria definir a posição política de alguém, porque simplesmente não há insumos suficientes para isso) e infelizmente a TW não escapa disso. São poucas as pessoas que são capazes de falar sobre assuntos controversos sem querer culpar ou já ir taxando alguém de forma indiscriminada. Basicamente, se você não for de esquerda, você já é automaticamente mal visto, mesmo que você na verdade não seja de lado nenhum ou não tenha interesse no assunto. Na TW, não ser de esquerda quer dizer que você é a favor de pessoas intolerantes e ridículas, mesmo que você repita mil vezes que nunca votaria num ridículo, independente do lado em que este esteja. Se você for a favor de algumas ideias (sim, apenas algumas ideias, o que deveria ser normal) capitalistas ai o bicho pega. Infelizmente, é melhor não participar de conversas assim e ficar calado.

Conselhos para presidência: Trabalhar com as pessoas a diferença entre opinião e de fato o preconceito, pois discordar de alguém não deveria ser visto como preconceito.

ThoughtWorks

Descrição:Uma comunidade de pessoas apaixonadas com o propósito de revolucionar o design e a criação de software, enquanto defendem uma mudança social positiva. Trabalham com pessoas e organizações que possuem missões ambiciosas - estejam eles nos setores privado, público ou social. Montam equipes que amam desafios e pensam de forma disruptiva para ajudar seus clientes a alcançarem o sucesso. Suas ferramentas de desenvolvimento ágil ajudam clientes a melhorarem continuamente e a entregarem software de qualidade.