Como é trabalhar na ThoughtWorks?

ThoughtWorks uma ótima empresa para iniciantes.

Consultor Sênior

Porto Alegre, RS

Prós: Baixa hierarquia. É possível criticar várias coisas polêmicas dentro da empresa, até decisões executivas, gerenciais ou de diretores. É possível levantar discussões sobre direção da empresa sem nenhum tipo de repreensão, ao contrário, as pessoas participam e gostam disso.

Contras: Uma vez negociado o salario inicial, não é mais possível renegociar. O principio de revisão salarial é baseado em evolução desde o ponto de entrada na empresa, e não é aceitável nenhum tipo de comparação de salários com os colegas em função similar. Isso tira o poder de negociação do funcionário, e basicamente se a entrada foi mal avaliada, a pessoa fica uns 3 anos atrasado em termos de revisão salarial. Toda a parte de evolução salarial, como é baseado em evolução, mas a evolução percebida é muito avaliado no quão boa a pessoa é em fazer marketing. Se você é introvertido e entrou com um salário base ruim, você vai ter grande dificuldade (anos) para chegar a um salário competitivo. Existem tetos para aumento de folha, ou que reforça que renegociações não são possíveis, então aposte todas as suas fichas no salário de entrada. Você é exegido e avaliado por várias coisas, inclusive coisas fora de horário de trabalho, já que ao mesmo tempo é exigido que trabalhemos 40h para o cliente semanalmente.

Conselhos para presidência: Apesar da empresa querer quebrar tabu, dinheiro ainda é tabu, pessoas que falam de dinheiro e querem negociar melhor dado sua situação ou se achando injustiçados comparado à colegas que exercem função similar com mesma responsabilidade são mau visto, inclusive ficam com imagem de imaturidade, até pelo foco social que a empresa tem. Empresa pode falar de dinheiro e números o tempo todo, funcionários não. Mostrem-se mais abertos a falar de dinheiro sem que isso seja tabu.

Ambiente não é tão seguro quanto dizem

Ex-funcionário, saiu em 2016

Porto Alegre, RS

Prós: O ambiente é muito divertido, pessoas felizes, ótimos benefícios, salário é bom também. Costumam fazer momentos de integração e sempre pedem a opinião dos funcionários para tal

Contras: Diz ser um ambiente seguro para todos mas a verdade é que o ambiente não é seguro se tu não faz parte das minorias sociais. Há uma discriminação velada para determinado grupo de pessoas (os que, de fato, não sofrem discriminação no dia a dia). Opinião política vale muito e se tu não for de direita, nem opine.

Conselhos para presidência: Fiquem de olho nos líderes que só lideram quem eles se identificam

As pessoas são ótimas, mas a empresa que lhe vendem na entrada nem sempre é de verdade

Porto Alegre, RS

Prós: Tem pessoas ótimas como colegas de trabalho Respeita diversidade Ótima oportunidade de troca de conhecimento Sem cobrança diária Pratica agile

Contras: Baixos salários A sensação de liberdade de expressão é falsa Estimulam você a falar, mas quando não gostam demitem sem critério Falta critério nas demissões

Ambiente incrível

Consultor de Desenvolvimento de SoftwareEx-funcionário, saiu em 2015

Porto Alegre, RS

Prós: Ambiente saudável e equilibrado, liberdade para desenvolver seu trabalho. Oportunidade de se trabalhar com diversas tecnologias e soluções de grande escala, e viagens.

Contras: Salário abaixo da média de mercado, estrutura de cargos muito complexa. Falta de uma visão estratégica para a empresa a longo prazo. Alguns departamentos funcionam isolados e não se comunicam bem. O escritório é pequeno para comportar a quantidade de pessoas e se torna barulhento, às vezes.

Boa opção para quem quer crescer

Desenvolvedor

Recife, PE

Prós: - Ambiente seguro para trabalhar - A empresa e os funcionarios estão sempre trabalhando para mitigar as injustiças sociais - Salario competitivo com o mercado local. - Muitas pessoas boas e com grandes conhecimentos técnicos. - Muitas oportunidades para aprender e evoluir. - Pouca burocracia - Revisões de salarios anuais e com varias pessoas envolvidas na avaliação do salario (não é só uma pessoa que decide quanto vai ser o aumento salarial da pessoa). - Muitos grupos internos de estudos que oferecem muitas oportunidades para aprender. - Possibilidade de trabalho desde casa alguns dias (depende do projeto)

Contras: - Alguns projetos não são muito interessantes. - Tem muitas pessoas boas porém também tem pessoas que não levam tão a serio o trabalho ou não se esforçam para melhorar. - Liberdade de gerenciamento de tempo produz que as pessoas as vezes gerenciem errado o tempo e acabem não contribuindo nos projetos por estar envolvidas em outras atividades. - Se tentar participar das coisas que acontecem fora do projeto pode acabar trabalhando muitas horas.

Conselhos para presidência: + Seria legal se houvesse mais possibilidades para trabalhar remoto.

Proporciona muito aprendizado e experiências diversas, mas peca na gestão

Desenvolvedor Pleno

Prós: Aprendizado com pessoas que são referência no mercado. Existe a possibilidade de viajar para fora do país e isso trás experiências diversas e uma melhor visão do mercado de trabalho fora do Brasil. A empresa incentiva discussões e ações com relação a justiça social e econômica, e dá espaço para contribuirmos com a comunidade através do nosso trabalho. É possível fazer home office tranquilamente. Temos autonomia para tomar decisões dentro do seu time, e encontrar o melhor formato de trabalho.

Contras: Não é muito claro o que a empresa espera do funcionário, tanto dentro do seu projeto quanto dentro da empresa como um todo. Existe um gap em trabalhar com expectativas. E se isso não fica claro o funcionário pode se desmotivar por não atingir seus objetivos ou desenvolver certas habilidades. Nem todos os escritórios tem projetos inovadores. Então alguns projetos/clientes podem ser bem motivadores/desafiadores, outros nem tanto. Isso desmotiva alguns pessoas a longo prazo.

Conselhos para presidência: Levar em consideração a motivação dos funcionários e suas habilidades. Explorar o que cada pessoa tem de melhor. A empresa investe em cada pessoa em algum momento de sua carreira, e perder um funcionário é um grande prejuízo para a empresa.

Aprendizado e crescimento contínuo e acelerado

Consultant

Prós: Cultura de estudo e desenvolvimento pessoal acelerado. Muita gente boa para trabalhar junto e uma grande possibilidade de aprendizado. Muito fácil manter contato com pessoas de outros escritórios ao redor do mundo.

Contras: Gestores não muito experientes acabam assumindo responsabilidades que não possuem as capacidades necessárias para gerenciar. Muitos programas de capacitação de lideranças que não envolvem a participação de pessoas que exercem liderança efetiva na empresa. Um pouco de confusão entre gestão e liderança.

Conselhos para presidência: Ter clareza com relação à diferença entre gestores e líderes, apoiando e fortalecendo a formação de lideranças dentro da organização.

Excelente cultura e ambiente para crescimento pessoal e profissional.

Consultor Sênior

Prós: Ambiente e cultura excelentes. Pessoas com o nível técnico excelente que sempre estão dispostas a ajudar. Oportunidades imensas de crescimento.

Contras: Até o momento não foi detectados pontos negativos. Nada que afetasse meu dia a dia de forma pertinente ou que me prejudicasse ao tentar fazer meu trabalho.

Melhor lugar para trabalhar no Brasil.

Consultor de Desenvolvimento Humano

Recife, PE

Prós: Cultura ágil; ambiente seguro para todos; trabalho constante de evolução da comunidade; fortes pilares dentre eles, justiça social; pessoas antes de processo.

Contras: Espaço físico em expansão mas da forma que está já é um diferencial com muitas empresas do ramo; vagas limitadas para estacionamento mas que também está sendo resolvido;

Além de crescimento profissional, o pessoal e coletivo é levado em conta.

Desenvolvedor

Recife, PE

Prós: pessoal: A variedade de grupos e pessoas com várias visões foi o que mais me impactou ao entrar na TW. É muito bancana se reuinir por uma hora ou 30 minutos para estudarmos algo ou compartilharmos experiências. Pessoalmente é muito enriquecedor trabalhar nela. profissional: a criação e o desenvolvimento de uma jornada profissional é visto com muita importância. Seu papel no coletivo, no negocio e no pessoal são muitos importantes. técnicos: trabalhar com clientes de ourtros paises é uma experiência e tanto, seja no lado do time, seja no lado de desafios como comunicação. O olhar de consultor é muito importante.

Contras: Por ser uma consultoria, nem sempre se trabalha com clientes que usam as tecnologias mais novas do mercado. Além de nem sempre o cliente ter a mesma linha de pensamento, seja em processos, tecnologias ou cultura. Muitos desses pontos podem ser convertidos em desafios.

ThoughtWorks

Descrição:Uma comunidade de pessoas apaixonadas com o propósito de revolucionar o design e a criação de software, enquanto defendem uma mudança social positiva. Trabalham com pessoas e organizações que possuem missões ambiciosas - estejam eles nos setores privado, público ou social. Montam equipes que amam desafios e pensam de forma disruptiva para ajudar seus clientes a alcançarem o sucesso. Suas ferramentas de desenvolvimento ágil ajudam clientes a melhorarem continuamente e a entregarem software de qualidade.