Como é trabalhar na Telefônica Brasil (Vivo)?

1966 postagens (452 avaliações nos últimos 12 meses)

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2010

Prós: O pacote de benefícios é muito bom, incluindo o plano de celular, previdência privada em que a empresa contribui com o mesmo montante que o colaborador, e uma Diretoria de Saúde que cuida da qualidade de vida dos colaboradores e dependentes. Além de ser líder de mercado e contar com ótimos produtos, o ambiente é descontraído e jovem. Há diversas ações de endomarketing para engajamento por meio da comunicação interna eficiente, divulgação antecipada de produtos e serviços, novas diretrizes estratégicas e institucionais, pesquisa de clima, etc

Contras: A política de remuneração não é divulgada abertamente, assim como critérios de promoção e movimentação interna. Após a fusão, os processos se tornaram lentos e burocráticos, e há excesso de áreas sem sinergia que executam a mesma atividade, ou ociosas. Pessoas foram demitidas para serem contratadas novamente. Além disso, o plano de demissão voluntária prejudica aqueles que aderem ao plano e são negados, prejudicando a carreira destes profissionais.

Conselhos para presidência: Fazer aquilo que fala
    Estar mais próximo da operação (lojas e call center)
    Eliminar áreas e funções duplicadas
    Simplificar para ficar mais ágil (ex: processos de compras, diversas pesquisas de clima e poucas ações de correção)
    Primar pela qualidade e atendimento ao cliente
    Apoiar a inovação e o intraempreendedorismo
    Dar mais importância às celebrações e comemorações

Boa opção em telecom

Consultor de Marketing

Prós: Ambiente informal, equipes jovens e vejo constantemente os analistas serem promovidos. O prédio novo dá gosto de trabalhar (não tem comparação com a Martiniano ou Chucri). O estacionamento dentro do prédio - embora pago para quem não é gerente - é uma comodidade e tanto, principalmente considerando que o valor é caro mas é menor que na região. O plano de saúde é muito bom, tem inclusive o Sirio Libanes para todos os cargos (mas a Vivo pretende mudar o plano de saúde em 2015, veremos o que acontece). O vale refeição e alimentação parecem ser acima da média em telecom e todos tem celular grátis.

Contras: Na área de marketing o ambiente é caótico, surgem demandas urgentes de uma hora para outra, projetos mudam de escopo o tempo todo e o retrabalho é algo frequente. Trabalha-se muito e é proibido fazer horas extras. Como conciliar essas duas coisas? Muita gente bate o ponto e continua trabalhando, os gestores sabem e não fazem nada. A comunicação interna é muito ruim, decisões tomadas pelos diretores muitas vezes não são divulgadas direito inclusive entre os próprios gerentes. Acredito que em parte isso seja provocado pelo próprio mercado, que é muito dinâmico, mas não vejo grandes preocupações em melhorar isso.

A pesquisa de clima não tem efeitos práticos. Quando o gestor recebe má avaliação, ele reune a equipe e começa a investigar ponto por ponto para entender o que houve e não faz nada. Compensa mais dar uma nota boa e evitar esse desperdício de tempo.

Conselhos para presidência: Pensem mais nos clientes. Resultados são importantes, mas estamos tomando decisões pensando cada vez menos no longo prazo.

Pontos bons e pontos ruins

Atendente de Call Center

Prós: salario + beneficios e muitos colegas que admiro

Contras: Falta de autonomia para resolver problema do cliente e ainda tem area que não permite que a gente entre em contato de hipotese alguma afetando a experiencia do cliente que tem que ficar ligando,ligando e ligando,a solução não enfiar um mult skill para triplicar nosso trabalho até por que continuaremos ainda sem autonomia,a solução e termos os canais faceis de acesso com ouvidoria+ regionais para facilitar o andamento para os nossos clientes ,e com certeza isso nunca vai ocorrer,qual operadora tem interesse de resolver o problema definitivo? trabalhei na Oi e também era assim pra pior o cliente só tinha nossa callcenter pra reclamar e a gente só tinha os malditos protocolos pra registrar!!! alô GVT vamos melhorar isso está impactando seus clientes e nossos resultados !!! fica a dica!

Pouco investimento e reconhecimento dos funcionários

Consultor de Marketing

Prós: Marca reconhecida, empresa grande e reconhecida, oportunidade de aprendizado, fácil contato com executivos, bons benefícios (celular corporativo e ótimo programa de previdência).

Contras: A empresa constantemente recebe prêmios por excelência em RH, mas isso não se traduz no dia-a-dia dos funcionários. Ultimamente, pouquíssimos funcionários recebem aumento, mesmo com alguns merecendo por boa performance. Cortaram o sistema de movimentação interna, que divulgava vagas na empresa, e não há um programa formal de avaliação de desempenho ou feedbacks. O RH fica distante das demais áreas. Os cargos de chefia são ocupados normalmente por pessoas competentes tecnicamente, mas com pouca formação de liderança. Há pesquisa de clima, mas é pró-forma. Nos últimos anos, houve muitos cortes e programas de demissão voluntária.

Conselhos para presidência: Pensem nos funcionários, eles tocam o dia-a-dia da empresa. Criem um programa formal de avaliação, treinem os líderes, tomem ações concretas para o clima.

insatisfação

Analista de SistemasEx-funcionário, saiu em 2013

Prós: Beneficios apresentados, estabilidade

Contras: Plano de carreira, se não fazer parte da Panela, nem adianta se empenhar nunca vai crescer

Conselhos para presidência: Fui demitido porque não respondi a Pesquisa de Clima de acordo com que o gerente queria

A ser bem avaliado.

Gerente Titular

Prós: Empresa conta com pacote de benefícios vantajoso.
    Conhecida no mercado.

Contras: Falta de valorização dos funcionários, proposta de aumento de salário só acontece quando o funcionários vão pedir demissão.
    Demanda excessiva de trabalho, prazos e metas. Muitos dias na semana se trabalha mais de 18 horas por dia.
    Forma agressiva de alguns líderes lidarem com seus funcionários, em busca de metas e interesses pessoais.
    Protecionismo e paternalismo com alguns funcionários que não merecem e não fazem por onde para estar trabalhando na empresa.
    Diretoria ausente e distante das equipes.
    Salário abaixo do mercado deixando de ser atrativo e compensador considerando a carga horária exaustiva.
    Pressão excessiva e dificuldade de diálogo e comunicação de alguns líderes com seus superiores.

Conselhos para presidência: Sugiro que seja feita uma reavaliação ou treinamento para que a forma com que os funcionários sejam tratados seja mais humana, respeitando o horário de descanso e valorizando os funcionários que realmente vestem a camisa pela empresa. Muitos fazendo muito e alguns fazendo nada, ainda na era da estatal.
    São poucos os funcionários que vem do mercado que suportam a pressão e carga horária da empresa.

Boa empresa para se trabalhar

Porto Alegre, RS

Prós: Chances de crescimento, facilidade de ingresso

Contras: Falta uma melhora na remuneração

excelente empresa com pontos a melhorar

Especialista

Prós: Beneficios Estratégicos, Gerentes

Contras: Estrutura lenta, salários e reestruturações

Conselhos para presidência: Básico para um ambiente de inovação é ter maestria, colaboração e estabilidade. Ninguém espera ter emprego pra a vida toda, mas mudar de gerência a cada semestre devido a reestruturações engesa processos e inibe o sonho de ser uma Telco Digital

adoro a gvt

Auxiliar Técnico

Prós: Muito boa,salario otimo amo trabalhar na gvt

Contras: Falta de armario na minha cidade

Conselhos para presidência: Liberar mais armarios na minha cidade pois tem como expandir

Prós: Reconhecimento, bons benefícios, ótima gestão, ambiente agradável, horário flexível, plano de carreira, incentivo a educação. Pagamento em dia, participação dos lucros duas vezes ao ano e campanhas motivacionais. Além disso, a empresa patrocina vários ações comunitárias e sociais.

Contras: Metas difíceis de alcançar e na maioria dos cargos trabalha-se sábados, domingos e feriados.

Conselhos para presidência: Acredito que um maior investimento na comunicação entre setores (vendas, suporte técnico e atendimentos gerais) seria conveniente para os funcionários, evitando o desgaste de reparar erros por informações divergentes. E maior investimento na equipe técnica de campo, pois acredito que esse é o maior índice de reclamações e motivos de cancelamento da linha. A demora no atendimento para suporte em campo desgasta os atendentes, gera insatisfação do cliente e sobrecarrega a equipe regional.

Telefônica Brasil (Vivo)

Quer construir seu futuro com a gente?
#SejaTelefônica