Como é trabalhar na Tecnisa?

Mais construtora por m2.

Prós: A Tecnisa é uma empresa que possui DNA, sua essência familiar foi preservada após o grande crescimento da industria da construção civil alcançada nos últimos anos. Uma empresa que valoriza seus colaboradores e colhe o resultado desta confiança.

Contras: Não vejo pontos negativos para descrever na empresa, realmente amo o trabalho que desenvolvo e as oportunidades que me foram dadas ao longo dos últimos 3 anos que ingressei na companhia.

Falta de transparência entre nossos superiores diretos e indiretos

Assistente TécnicoEx-funcionário, saiu em 2014

Santos, SP

Prós: Em relação ao pagamento, décimo terceiro e toda a parte burocrática da empresa, não há o que reclamar.

Contras: Porém, a transparência do relacionamento interpessoal nas esferas hierárquicas é totalmente desrespeitoso, coordenadores e engenheiros nem sempre falam a mesma língua, enquanto um atribui uma tarefa, outro te manda a desfaze-la, causando mal estar entre as equipes.
    Outro ponto negativo é, não existe transparência quando se trata de assuntos delicados, como uma chamada de atenção ou o mais importante, A PESSOA QUE TE CONTRATA NAO TEM O CARATER DE TE DIZER O MUITO PELO QUAL ESTÁ TE DISPENSANDO, atribuindo esta tarefa aos administrativos de obra.

Conselhos para presidência: Dois recados simples que aprendi ao longo de 12 anos de vivencia em meio a obras de todos os tamanhos.
    Primeiro: A pressa é inimiga da perfeição, toda vez que se executa um serviço na "correria" pode ter certeza que lá na frente de uma forma ou de outra, será refeito. Isso aconteceu muito na obra de Santos, o lema da obra deixou de ser a politica da qualidade para dar lugar a outra ideia - correr, correr e correr - esse era o lema!!! Usando as palavras de um engenheiro, dizia: "o importante e acabar de qualquer jeito, não importa como nem as condições". Isso os presidentes não enxergam, apenas querem ver números e isso não se faz obra.

Segundo: o excesso de qualidade é o ponto crítico entre - a execução correta x tempo perdido.
    O fato é que, se toda e qualquer obra realmente SEGUISSEM a "risca" todos os itens dos manuais de qualidade que são exigidos atualmente, uma obra deveria ser executada no dobro do tempo. Qualidade no serviços não significa sucesso do empreendimento!!!

Humildade - É preciso reconhecer que falta muito para ser mais construtora por m²

Prós: Remuneração e benefícios razoáveis

Contras: Existem pessoas realmente experientes e competentes dentro da empresa, porém são impedidas de desenvolver seu trabalho com mais sucesso devido às barreiras culturais.
    Os colaboradores não têm senso de urgência. Não atendem telefone, não respondem e-mails importantes, não são comprometidos com prazos ou com problemas causados por eles mesmos.
    Trata-se de uma grande empresa familiar.
    Cargos estratégicos dentro da gestão do negócio estão nas mãos de familiares que não conhecem o mercado de construção fora da empresa, ou seja, não trazem novas idéias e tampouco estão interessados em outros modelos de gestão.
    Não há plano de carreira definido e mesmo que houvesse, alguns cargos são "imexíveis"!
    Algumas áreas estão revestidas pela empáfia e arrogância. Se acham melhores do que todo o mercado sem ao menos saber o que o mercado pratica ou por utilizarem algumas técnicas de racionalização da produção que lá fora não é novidade para ninguém (por exemplo, fôrma pronta, projeto de alvenaria etc.)
    O planejamento é entendido apenas como cronograma físico, não está incorporado com o custo.
    As informações importantes que deveriam ser divulgadas, publicados e disponíveis aos gestores, ficam escondidas total ou parcialmente.
    Os canteiros não seguem nenhum padrão de organização, no geral, não há em seus colaboradores a cultura de organização, limpeza e segurança dentro dos canteiros. Por vezes, visitar um canteiro, causa profunda angústia em quem conhece padrões normais de organização, pois são vistos problemas muito simples e primários e que passam desapercebidos por todos os níveis da gestão, desde encarregados até a alta direção.
    Tenho a impressão de estar trabalhando com amadores, mas que se sentem extremamente orgulhosos por assumirem (indevidamente) estes rótulos de inovação.

Conselhos para presidência: Somos engenheiros e isso nos torna naturalmente capazes de analisar todos os processos, entende-los e melhorá-los sempre.
    Tenha humildade: tem muita construtora pequena que consegue organizar e gerenciar um canteiro de obras brilhantemente sem se vangloriar por isso, é apenas o arroz com feijão.
    Olhe para a concorrência: não a que faz igual porque tem o mesmo sobrenome, observe aquele que faz melhor e adapte a solução dele para sua realidade. Não é errado se espelhar no mérito dele.
    Mude o modelo de gestão de toda a engenharia. Cada departamento deve ter plena ciência de quem é seu principal cliente interno, na maioria das vezes o canteiro de obras.
    Suprimentos deve se reportar à obra, não o contrário.
    Planejamento e controle de custos devem ser incorporados.
    Escopo de orçamento encerra quando fecha o custo para lançamento. Depois disso, pode no máximo re orçar o empreendimento, sem interferência na obra.
    Gerentes de engenharia devem ter autonomia de decisão sobre todo o empreendimento, desde que se cumpra com o contrato. Se não podem mudar seu plano de contas, a forma de contratar, seus prazos parciais, as tecnologias empregadas, não são gerentes, são engenheiros semi residentes de luxo!
    Projetos deve atender solicitações de obra com urgência urgentíssima! Não dá para abastecer o avião em pleno voo.
    Então vocês vão responder: "mas quando demos autonomia, ocorreram muitos problemas!"
    Pergunto: as decisões dos gestores estavam alinhadas com sua direção? Se estavam e foram irresponsáveis, o que fazer? Vocês sabem a resposta, certo?
    Estudem o modelo de gestão clássico: as atribuições de diretores, gerentes, eng. residentes etc. Não tem como errar!

Prós: Ótima empresa pra trabalhar, ambiente profissional e com qualidade.

Contras: A TECNISA passou a não investir em seus colaboradores como fazia antigamente, as pós graduações eram pagas ou parcialmente pagas para funcionários com mais de 2 anos de empresa, cursos de capacitação tb.

Conselhos para presidência: Desenvolva um plano de carreira e invista no estudo de seus colaboradores

muita teoria e pouca prática

AnalistaEx-funcionário, saiu em 2012

Prós: Ambiente de trabalho era amigável.

Contras: Não continha plano de carreira e não possui programa de meritocracia concreto.

Conselhos para presidência: Para manter seus colaboradores motivados, precisa traçar um plano de carreira concreto, além de benefícios mais atraentes e programa de meritocracia real. Muito discurso e pouca prática não atrai os próprios funcionarios a optarem por seguir na empresa.

Arquiteto

Arquiteto

Prós: Ambiente de trabalho muito saudável.

Contras: Empresa não valoriza os funcionários. Apesar de existir um plano de carreira no papel, isso não é normalmente respeitado. A Tecnisa acaba perdendo muitos funcionários por conta dessa pouca evolução na carreira.

Ótimo empresa para se trabalhar e é visto a busca do crescimento e melhoria.

Prós: Oportunidade de aprendizado e confiança dada pelos meus superiores para novos trabalhos. Bom suporte do escritório na área de PeD, TI e qualidade.

Contras: Burocracia com alguns departamentos e contratações.

ótimo local de trabalho

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Ambiente de trabalho excelente, com pessoas dispostas a auxiliar o crescimento profissional de cada pessoa. Unidade entre os departamentos da empresa.

Contras: Empresa muito boa, mas com poucas possibilidades de crescimentos nos últimos anos devido a crise geral que tem afetado o Brasil. Localização.

Coerente

Coordenador

Prós: Bom ambiente de trabalho e empresa inovadora

Contras: Não há plano de carreira.

Falta plano de carreira na empresa.

Analista de Negócios I

Prós: Empresa com fácil acesso próximo de metrô e marginais, além de fornecer fretado. Tem a maioria dos benefícios. Flexibilidade no horário de trabalho

Contras: Empresa muito familiar, onde o crescimento profissional é voltado primeiramente pra quem é da família e da comunidade. Desmotivando assim os outros funcionários.

Tecnisa

Descrição:Com trinta e seis anos de atividade, a Tecnisa é uma das maiores, mais tradicionais e inovadoras empresas do mercado imobiliário brasileiro. Além de atuar de forma integrada (incorporação, construção e vendas), tem como diferenciais a forte reputação, foco no atendimento do cliente e qualidade de seus produtos, vendas pela internet e consistente rentabilidade.Fundada em São Paulo, Brasil, em 22 de setembro de 1977, já lançou mais de 5 milhões de m² quadrados em 27 cidades no país e mais de 10.000 clientes felizes, residindo e investindo em imóveis com a marca Tecnisa.