Como é trabalhar na Techint?

Empresa tradicional, processos burocráticos

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: A empresa está tentando mudar sua cultura por reconhecer que o cenário atual já não é o mesmo de 70 anos atrás. Com o tempo, novas ideias estão sendo melhores aceitas e implementadas, há um incentivo para inovação, etc. Se o profissional der "sorte" de atuar na empresa enquanto ela está com diversas obras em curso, terá diversas oportunidades para crescer e atuar. Nos departamentos que atuei, as pessoas eram bem dispostas a ajudar e havia uma sinergia boa entre os times. Temos a liberdade de resolver problemas, os gestores estão abertos para conversar e ouvir novas proposições. Apesar de parecer, não existe um dress code. Segundo quem já atua lá há mais tempo ou veio de outras empresas, os salários são acima da média do mercado.

Contras: Apesar dos esforços para mudança, demoram muito para realmente colocar as coisas em prática e isso desmotiva quem está com a "sede de mudança". Por ser uma empresa com 70 anos, ela é muito tradicional e os processos são muito engessados, quadrados, utilizam ferramentas ultrapassadas, etc. Diversos procedimentos são feitos sem questionamento porque "sempre foi assim", há uma certa resistência a mudança, um comodismo cultural. Há também uma segregação entre engenheiros e não engenheiros, o que reflete até no salário para pessoas no mesmo cargo (estagiários, por exemplo). A empresa é do ramo de engenharia, mas focar apenas nos engenheiros, pode desmotivar as demais áreas que dão suporte à atividade fim da empresa. O programa de trainee prioriza os estagiários que já atuam na empresa, mas não é tão bem estruturado na questão de calendário, vagas, etc.

Conselhos para presidência: Estejam mais abertos ao novo, foquem na nova geração, não tenham medo de se reestruturar e valorizar os funcionários.

Techint

Descrição:É uma empresa italiana, fundada em 1945, e presente no Brasil desde o seu segundo ano de vida, que oferece serviço de engenharia, construção, fornecimento de equipamentos, operação e serviços de gestão de projetos de grande porte. Em todo o mundo, emprega mais de 22 mil pessoas. Atualmente, oferece serviços para clientes das seguintes áreas: energia, refinarias de petróleo, petroquímicas, arquitetura, petróleo e gás, mineração, infraestrutura e engenharia civil.