Como é trabalhar na Techint?

Empresa de grandes contrastes

Engenheiro JúniorEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Ambiente de trabalho que permite a integração com várias áreas da empresa, promovendo uma maior sinergia entre os funcionários. A busca pela inovação e um dos pilares da empresa e tem um grupo bem estruturado para a criação de projetos de inovação.

Contras: A pressão e estresse estão presentes em todos os setores da empresa, fazendo com que conflitos ocorram frequentemente. Avaliação de desempenho pessoal nem sempre e realizada pelo gestor da área ou de forma imparcial.

Satisfeito

Estagiário Superior

Prós: Acredito que a empresa possua uma real preocupação com seus funcionários, chegando até mesmo a ser um pouco "matriarcal". Somos valorizados, temos plano de carreira assim como também temos muitos benefícios.

Contras: Existem departamentos que possuem uma gestão crítica e que deveriam ser observados mais atentamente. Acredito que as lideranças destes departamentos sejam deficientes. Existem alguns cargos que embora importantes muitas vezes são subutilizados. É uma empresa que além de antiga, enfrenta muitos entraves com a sua matriz, o que acaba complicando o andamento de atividades e projetos.

Mecânico

Canaã dos Carajás, PA

Prós: Trabalho em equipe e muitas apredir pelo tempo que trabalheis nela e espero retorna o mas breve possível pos e uma empresa excelente no seu trabalho

Contras: Não tem porquê so aprendizagem que estiver enquanto estava nela foi excelente por iso so temnho de agradece a Deus e as pessoas que ali comvivi muito bom.

Conselhos para presidência: Trabalho com resprespeito a vida em primeiro lugar.

Esperava melhor interação

Jovem AprendizEx-funcionário, saiu em 2014

Prós: Ambiente neutro com diversidade de gêneros, ótima comunicação entre os gestores e heads de RH. ótimos benefícios, salários compatíveis com o mercado.

Contras: Um pouco frívolo, comunicação entre os líderes fraco. Presidência nunca presente. Gostaria que a empresa oferecesse cursos para melhores conhecimentos da área.

ótima empresa para quem é da matriz

Engenheiro de SuprimentosEx-funcionário, saiu em 2015

Itaboraí, RJ

Prós: Salários, benefícios em geral. Ambiente agradável para se trabalhar, na obra que eu estava tinha transporte até em casa. Refeitório a disposição.

Contras: Não dar oportunidade para quem não era fichado pela matriz, as pessoas ligadas ao canteiro se sentiam parte de uma outra empresa pois não tinham os mesmos benefícios e etc

Oportunidade de mudar de vida.

Eletricista Montador

Pontal do Paraná, PR

Prós: Empresa que oferece crescimento. Impõem respeito aos funcionários. Paga em dia salarios e beneficios. Da a oportunidade de crescer com um salario bom.

Contras: Creio que possa melhorar nossa alimentação, não que seja ruim pois sei que muitas pessoas gostariam de ter uma refeição igual temos aqui, mais isso é da empresa contratada.

Conselhos para presidência: Continuem dando oportunidade as pesssoas.

ótimo muito bom

Montador de Estruturas MetálicasEx-funcionário, saiu em 2017

São Carlos, SP

Prós: uma ótima empresa, onde os funcionários tem muitos benefícios, uma empresa internacional, que vem gerando muitos empregos.

Contras: não tenho muito que falar mau sobre a empresa, pois só vejo pontos positivos nela.

Conselhos para presidência: difícil de falar, pois na minha opinião a empresa é excelente.

Boa, mas poderia melhorar muito

Coordenador de EngenhariaEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Localização, independência no trabalho,

Contras: Falta transparência, método de reconhecimento de performance "duvidoso"

Conselhos para presidência: Menos panela, mais reconhecimento

precisa se atualizar dentro do segmento

Analista de Recursos Humanos (RH)Ex-funcionário, saiu em 2016

Prós: Horários flexíveis, excelente pacote de benefícios como alimentação, seguro saúde, seguro de vida e descontos nas empresas conveniadas. Exige alta performance dos funcionários mas possui recompensa em forma de PLR e, para os executivos o bônus anual.

Contras: ambiente extremamente competitivo, por conta das poucas obras que a empresa atua. ascensão dentro da empresa é por apadrinhamento e não por mérito

Empresa tradicional, processos burocráticos

EstagiárioEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: A empresa está tentando mudar sua cultura por reconhecer que o cenário atual já não é o mesmo de 70 anos atrás. Com o tempo, novas ideias estão sendo melhores aceitas e implementadas, há um incentivo para inovação, etc. Se o profissional der "sorte" de atuar na empresa enquanto ela está com diversas obras em curso, terá diversas oportunidades para crescer e atuar. Nos departamentos que atuei, as pessoas eram bem dispostas a ajudar e havia uma sinergia boa entre os times. Temos a liberdade de resolver problemas, os gestores estão abertos para conversar e ouvir novas proposições. Apesar de parecer, não existe um dress code. Segundo quem já atua lá há mais tempo ou veio de outras empresas, os salários são acima da média do mercado.

Contras: Apesar dos esforços para mudança, demoram muito para realmente colocar as coisas em prática e isso desmotiva quem está com a "sede de mudança". Por ser uma empresa com 70 anos, ela é muito tradicional e os processos são muito engessados, quadrados, utilizam ferramentas ultrapassadas, etc. Diversos procedimentos são feitos sem questionamento porque "sempre foi assim", há uma certa resistência a mudança, um comodismo cultural. Há também uma segregação entre engenheiros e não engenheiros, o que reflete até no salário para pessoas no mesmo cargo (estagiários, por exemplo). A empresa é do ramo de engenharia, mas focar apenas nos engenheiros, pode desmotivar as demais áreas que dão suporte à atividade fim da empresa. O programa de trainee prioriza os estagiários que já atuam na empresa, mas não é tão bem estruturado na questão de calendário, vagas, etc.

Conselhos para presidência: Estejam mais abertos ao novo, foquem na nova geração, não tenham medo de se reestruturar e valorizar os funcionários.

Techint

Descrição:É uma empresa italiana, fundada em 1945, e presente no Brasil desde o seu segundo ano de vida, que oferece serviço de engenharia, construção, fornecimento de equipamentos, operação e serviços de gestão de projetos de grande porte. Em todo o mundo, emprega mais de 22 mil pessoas. Atualmente, oferece serviços para clientes das seguintes áreas: energia, refinarias de petróleo, petroquímicas, arquitetura, petróleo e gás, mineração, infraestrutura e engenharia civil.