Como é trabalhar na Tata Consultancy Services (TCS)?

Uma empresa praticamente virtual. Mesmo. Até quando não deveria.

Analista de Negócios

Betim, MG

Prós: A flexibilidade de horários, a liberdade de poder trabalhar em home-office e o salário são os pontos mais interessantes. É possível se dedicar a uma ou outra tarefa da maneira mais confortável, e ainda assim estar em dia com os afazeres. Outro ponto interessantíssimo é a proximidade estabelecida para com outros membros do time locados no exterior. É muito comum uma simples reunião de alinhamento envolver pessoas em mais de três fusos diferentes, e isso sem contar os clientes, o que é, de fato, excitante.

Contras: Como efeito colateral dessa distância, qualquer decisão que não seja exclusivamente sua sofre um retardo gigantesco, principalmente por causa da burocracia envolvida nos inúmeros workflows. Se a demanda for parar na Índia, esqueça. Outro ponto é o fato de a maioria dos gestores -- mesmo locais -- serem estrangeiros (indianos, em sua maioria), o que reduz muito a sensibilidade da gestão quanto às circunstâncias. Por exemplo: ao prospectar um novo cliente, ou mesmo ao negociar com um cliente existente, fica claro que os gestores estrangeiros não percebem tão claramente as entrelinhas peculiares ao mercado brasileiro. Um outro ponto, particularmente estranho para nós aqui no Brasil, é a espécie de comensalismo que é estabelecida para com os clientes. Em cidades onde não há escritórios TCS (e mesmo nas que há) é muito comum a utilização da estrutura disponibilizada pelo cliente para um determinado projeto como uma base TCS para a execução e prospecção de outros projetos e mesmo clientes, o que torna incômodo o dia-a-dia para os funcionários brasileiros.

Satisfeito com a empresa.

Prós: Oportunidade de fazer parte de diversos projetos e aprender sobre diferentes empresas. setores e áreas.
    Grande oportunidade de conhecimento com treinamentos e capacitações online, inclusive reembolsos em certificações adquiridas.
    Contato direto com outra cultura e estrangeiros.

Contras: Salário abaixo do esperado.

Conselhos para presidência: A empresa possui profissionais de alto nível, devido sua cultura de desenvolvimento e aprendizado, e esses profissionais acabam se desmotivando quando seus salário já não reflete a qualidade do trabalho prestado para e pela empresa.

Uma ótima empresa para se ter no currículo, mas que precisa melhorar em muitos aspectos!

Analista de RedesEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Multinacional com chances reais de crescimento e realocação interna de funcionários, muitas oportunidades veiculadas no sistema de intranet, RH e DP muito acessíveis, bom salário (se negociar bem e for bem persistente), possibilidade de aumento do salário dependendo do seu desempenho e da avaliação do seu chefe. Também oferece programas culturais fora do expediente (como passeios, trilhas e eventos na sede para funcionários e familiares: filhos, esposa/marido).

Contras: Infelizmente a empresa tem um péssimo talento para a escolha de gestores e prepostos (bem qualificados, porém péssimos líderes, que deixam o ambiente de trabalho extremamente pesado e conturbado). O RH e DP, apesar de muito acessíveis, cometem muitos erros (perda de documentos, pagamento errado, outros). Por possuir um sistema (fraco) de educação na intranet (eBooks, Videoaulas, outros), a empresa não oferece treinamento em cursos/institutos e todos os reembolsos (viagem, taxi, certificação, outros) é extremamente lento e complicado. Há também um excesso de burocracia nos sistemas de intranet com preenchimento frequente de questionários, avaliações e outros. A empresa não mantém um sistema de cargos e salários. Você precisa negociar várias vezes com os líderes do projeto para que eles paguem o que é certo. A empresa não possui um esquema de cargos e salários bem definido e presenciei injustiças feitas com funcionários bem qualificados ganhando bem menos que funcionários sem qualificação nenhuma.

Conselhos para presidência: Escolham CARÁTER ao invés de QUALIFICAÇÕES/CERTIFICAÇÕES. Escolham BEM as pessoas que irão conduzir seus projetos. Tenham absoluta certeza que elas são LÍDERES e não apenas chefes. Incentivem seus funcionários ao invés de forçá-los. "Forme bem teus colaboradores para que possam partir. Trate-os bem para que não o queiram fazer" (Richard Branson, Virgin).

Muito boa, mas com muita burocracia

Analista Desenvolvedor JúniorEx-funcionário, saiu em 2014

Barueri, SP

Prós: A empresa oferece fretado e café da manhã todos os dias

Contras: É tudo muito burocrático, para pedir instalação de ferramentas básicas de desenvolvimento, como Eclipse, demora algumas semanas devido a burocracia exagerada

Passo em pedra firme

Prós: Uma empresa grande e estável. A empresa está crescendo muito, e com isso surgem as oportunidades de crescimento profissional também.

Contras: O salário geralmente não está no nível de mercado. O sistema de intranet é muito ruim e não funciona direito.

Conselhos para presidência: O gerenciador de e-mail da empresa é muito ruim tem pouco espaço que é facilmente lotado com e-mails que as vezes são desnecessários de assuntos da empresa.

Crescimento profissional

Analista de Suporte

Barueri, SP

Prós: - Comunicação com o RH - Treinamentos - Portal interno - Eventos socioculturais, esportivos, inclusivos - Oportunidades

Contras: - Projetos mal gerenciados - Método de avaliação ineficiente - Estrutura pequena no Brasil apesar de ser multinacional

Conselhos para presidência: Acompanhar mais de perto os profissionais que ficam alocados em clientes externos e fazer do programa de avaliação algo eficiente.

prós e contras

Prós: Boa remuneração. Apesar de se localizar em Barueri, possui esquemas de fretados em vários pontos de São Paulo e outras cidades.

Contras: Sendo uma empresa de T.I., é bastante​ atrasada tecnologicamente. Processos que seriam simples se tornam extremamente burocráticos por conta de má gestão, falta organização nos projetos, muitas vezes não possui estrutura para atendê-los​, plano de carreira não existe. A cultura do "quem indica" predomina sobre a capacidade técnica e se tornou institucionalizada.

Conselhos para presidência: Refletir sobre todos os pontos negativos apresentados.

Nāo recomendo para amigos, nem para inimigos

Líder TécnicoEx-funcionário, saiu em 2015

Barueri, SP

Prós: Trabalho Offshore, sites de e-learning como safaribooks.com . Certa flexibilidade com horários de entrada / saída e horário de almoço.

Contras: - Salarios abaixo do mercado - RH inexistente (falta de feedback, nāo ha planos de carreira, nenhum) - Condições péssimas de trabalho (no verão as salas chegam a 37C, problemas de internet e infraestrutura básica) - Gerencia totalmente despreparada para lhe dar com clientes e os funcionários acabam tendo que preencher as lacunas.

Bom para quem esta começando carreira.

Desenvolvedor JavaEx-funcionário, saiu em 2006

Prós: Estrutura grande, está em diversos países.

Contras: Baixo salário, oportunidade baixa de crescimento, visão imediatista

Conselhos para presidência: Avaliar e dar oportunidade de crescimento real as pessoas.

Muito ruim mesmo

Analista de SistemasEx-funcionário, saiu em 2008

Barueri, SP

Prós: Salários e benefícios pagos em dia. Estrutura organizacional boa. Atenção ao processos e preocupação com a documentação.

Contras: O funcionário alocado no cliente não tem apoio da empresa, fica sujeito as vicissitudes do terceirizador. Lidar com os indianos por si já é um ponto negativo. Falta de respeito à cultura e valores do Brasil.

Conselhos para presidência: Prestar atenção ao péssimo tratamento dado pelos lideres indianos aos funcionários brasileiros. Duvido que alguém se preocupe com isso, mas fica a dica.

Tata Consultancy Services (TCS)

Descrição:A Tata Consultancy Services (TCS) é uma empresa de serviços de tecnologia da informação que pertence ao Grupo TATA. É líder mundial em consultoria de TI, terceirização de processos de negócios e engenharia de serviços, atuando em 50 países e possuindo mais de 115 mil funcionários. No Brasil, país onde chegou em 2002, tem 1.400 profissionais e presta serviços para mais de 30 clientes.