Como é trabalhar na Tata Consultancy Services (TCS)?

Empresa sem compromisso nenhum

Analista de BackofficeEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Nenhum. A empresa não dá valor para os seus funcionários. Sem compromisso ou respeito pelo mesmo. Descaso é a palavra que define essa empresa.

Contras: Demora para ressarcir ressarcir o vale alimentação e o vale transporte; Demora na devolução da carteira de trabalho (quase 1 mes) Salário super baixo e não tem uma definição de cargos e salários ( assistente e analista ganham a mesma coisa) Péssimo ambiente de trabalho Tentar falar com o RH é perda de tempo nunca te atendem To tentando me demitir desde agosto ja refiz varias vezes a minha carta de demissão e ate agora nada ... me pagaram 500 reais so e estão enrolando para pagar o resto!

Conselhos para presidência: Fechem a empresa pois vocês estão passando vergonha

Se dependesse da tcs para escrever esse titulo, estaria pendente de aprovação.

Senior Support Analyst

Barueri, SP

Prós: Oportunidades de crescimento. Por crescimento leia-se oportunidade de aprendizado, nao espere aumento de cargo/salario. Bom ambiente para se treinar o inglês.

Contras: Processos extremamente burocraticos e lerdos. Sistema de promoção existe somente no papel. Sobrecarga de trabalho constante. Projetos totalmente perdidos. Vc reporta para varias pessoas que são (ou não), seus superiores e de varias formas diferentes (retrabalho).

Legal para quem está começando.

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: Possibilidades de aprender bastante coisa, muitos projetos novos, momentos propícios para que se crie uma boa estrutura de como TI funciona. Lugar legal para quem está começando.

Contras: Muita bagunça, liderança parece não ter muito pulso, muitas ações feitas meio que de forma desajeitada, sem muito pensamento, sem muito planejamento. Me foi dito que eu faria uma coisa, fiz por um mês, aí fui só caindo até que, pasmem, estava tendendo telefone no feriado do natal, ou melhor, fazendo nada, porque ficaram 3 pessoas paradas olhando pro teto. Nesse dia em especial foi a gota d'água. Fiquei pouco tempo na empresa.

Frustrated

Gerente de Projetos (GP) Júnior

Barueri, SP

Prós: Ambiente e amigos.

Contras: Não existe plano de carreira, salários incompatíveis com a função, só enrolam!

Conselhos para presidência: Não adianta dar conselhos.

TCS precisa de planejamento sério

Analista de SistemasEx-funcionário, saiu em 2016

Barueri, SP

Prós: A TCS proporciona muitas oportunidades de conhecimento inclusive internacional ("joga em fogueiras", sem qualquer suporte gerencial ou administrativo).

Contras: Embora tenha CMMI nivel 5, não faz "jus", empresa totalmente desorganizada, principalmente referente a gestão de pessoas (não há desenvolvimento de pessoas ou se importam com pessoas, muito menos re-alocação, acabou o projeto, "rua"). Esta é uma característica em todos os departamentos. Infraestrutura funciona, graças à "heróis", muito antiga e sucateada, sem investimentos.

Conselhos para presidência: Criar um plano estratégico sério com o olhar e investimento nas pessoas. Existe apenas o plano financeiro, visando lucro imediato visando o próximo mês.

Avaliação Empresa

Especialista de TelecomunicaçãoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Reconhecimento mundial da empresa no mercado de TI Reconhecimento mundial da empresa no mercado de TI Reconhecimento mundial da empresa no mercado de TI

Contras: Falta de transparência com o funcionário Falta de transparência com o funcionário Falta de transparência com o funcionário

Muito ruim mesmo

Analista de SistemasEx-funcionário, saiu em 2008

Barueri, SP

Prós: Salários e benefícios pagos em dia. Estrutura organizacional boa. Atenção ao processos e preocupação com a documentação.

Contras: O funcionário alocado no cliente não tem apoio da empresa, fica sujeito as vicissitudes do terceirizador. Lidar com os indianos por si já é um ponto negativo. Falta de respeito à cultura e valores do Brasil.

Conselhos para presidência: Prestar atenção ao péssimo tratamento dado pelos lideres indianos aos funcionários brasileiros. Duvido que alguém se preocupe com isso, mas fica a dica.

Possui infra para crescer, mas precisa fazer funcionarem os valores que dizem possuir.

Analista de Sistemas

Barueri, SP

Prós: CLT Full e funcionários abaixo de gerente batem ponto com digital

Contras: Promessas de carreira e salários infundadas, não investe em treinamentos e processo de avaliação ineficaz

Conselhos para presidência: Tratar funcionários como os ativos mais valiosos para uma consultoria que é o que são. E não como números, demitindo pessoas por email com desligamento imediato sem avisar ninguém (gestores, próprio funcionário, etc..)

Deveriam ter pessoas de palavra e competentes comandando a empresa. e não efetivar analista diretamente para diretores ou dar funções e títulos de gerente por exemplo, a analista Sr. E analista Jr. sem experiência e sem preparo. (Sem promovê-los propriamente dito)

Tcs

Analista de Suporte Júnior

Barueri, SP

Prós: A empresa paga bons benefícios, salario sempre em dia e tem boa localização para trabalho, bom ambiente de trabalho e desenvolvimento de ideias.

Contras: A empresa tem um péssimo plano de carreira, muitas vezes prefere fazer contratação externas do que promover os funcionários que já estão dentro, ao ser alocado de projeto não tem atualização da carteira de trabalho e muitas vezes você vai fazer coisas que não foi contratado para fazer.

Empresa global gigante que se comporta como pequena

Analista Desenvolvedor

Barueri, SP

Prós: Café da Manha, Ambiente Agradável, Eventos Esportivos, Sociais e Culturais, Boa Localização (Alphaville), Oportunidade de Atuação em Projetos fora do Território Nacional (díficil, porém possível).

Contras: RH Problemático com Alta Rotatividade de Colaboradores, RMG (área conde recursos desalocados ficam) ineficiente, veriticais que não se conversam (contribuindo em partes com a ineficiência do RMG), Sistema de Avalição de Desempenho semestral/anual de colaboradores raramente são realizados corretamente, proporcionando atrasos no desenvolvimento profissional. Cargos mais baixos (Jovem aprendiz, Estagiário, Trainee e Júnior) são remuneados com valores bem abaixo dos valores oferecidos na média do mercado. Raramente oferece treinamentos presenciais de peso realizados fora da empresa para seus colaboradores (Se apoiam demais nas plataformas online internas de treinamento, muito raramente fecham turmas para treinamentos em empresas especializada em consultoria e treinamento em tecnologia como por exemplo a KA Solution).

Conselhos para presidência: Atentar aos processos internos e verificar como o RH está sendo conduzido pois a rotatividade é absurdamente alta para um RH. Investir pesado no RMG, centralizando todas oportunidade de projetos nesta área. Muitos recursos que estão desalocados acabam desligados da empresa mesmo tendo vagas disponíveis em projetos que são adequados aos perfis desses profissionais, por conta da ineficiência dos processos internos ligados ao RMG. Rever o modelo de verticais atualmente utilizado.

Tata Consultancy Services (TCS)

Descrição:A Tata Consultancy Services (TCS) é uma empresa de serviços de tecnologia da informação que pertence ao Grupo TATA. É líder mundial em consultoria de TI, terceirização de processos de negócios e engenharia de serviços, atuando em 50 países e possuindo mais de 115 mil funcionários. No Brasil, país onde chegou em 2002, tem 1.400 profissionais e presta serviços para mais de 30 clientes.