Como é trabalhar na Tata Consultancy Services (TCS)?

Legal para quem está começando.

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: Possibilidades de aprender bastante coisa, muitos projetos novos, momentos propícios para que se crie uma boa estrutura de como TI funciona. Lugar legal para quem está começando.

Contras: Muita bagunça, liderança parece não ter muito pulso, muitas ações feitas meio que de forma desajeitada, sem muito pensamento, sem muito planejamento. Me foi dito que eu faria uma coisa, fiz por um mês, aí fui só caindo até que, pasmem, estava tendendo telefone no feriado do natal, ou melhor, fazendo nada, porque ficaram 3 pessoas paradas olhando pro teto. Nesse dia em especial foi a gota d'água. Fiquei pouco tempo na empresa.

Frustrated

Gerente de Projetos (GP) Júnior

Barueri, SP

Prós: Ambiente e amigos.

Contras: Não existe plano de carreira, salários incompatíveis com a função, só enrolam!

Conselhos para presidência: Não adianta dar conselhos.

TCS precisa de planejamento sério

Analista de SistemasEx-funcionário, saiu em 2016

Barueri, SP

Prós: A TCS proporciona muitas oportunidades de conhecimento inclusive internacional ("joga em fogueiras", sem qualquer suporte gerencial ou administrativo).

Contras: Embora tenha CMMI nivel 5, não faz "jus", empresa totalmente desorganizada, principalmente referente a gestão de pessoas (não há desenvolvimento de pessoas ou se importam com pessoas, muito menos re-alocação, acabou o projeto, "rua"). Esta é uma característica em todos os departamentos. Infraestrutura funciona, graças à "heróis", muito antiga e sucateada, sem investimentos.

Conselhos para presidência: Criar um plano estratégico sério com o olhar e investimento nas pessoas. Existe apenas o plano financeiro, visando lucro imediato visando o próximo mês.

Avaliação Empresa

Especialista de TelecomunicaçãoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Reconhecimento mundial da empresa no mercado de TI Reconhecimento mundial da empresa no mercado de TI Reconhecimento mundial da empresa no mercado de TI

Contras: Falta de transparência com o funcionário Falta de transparência com o funcionário Falta de transparência com o funcionário

Muito ruim mesmo

Analista de SistemasEx-funcionário, saiu em 2008

Barueri, SP

Prós: Salários e benefícios pagos em dia. Estrutura organizacional boa. Atenção ao processos e preocupação com a documentação.

Contras: O funcionário alocado no cliente não tem apoio da empresa, fica sujeito as vicissitudes do terceirizador. Lidar com os indianos por si já é um ponto negativo. Falta de respeito à cultura e valores do Brasil.

Conselhos para presidência: Prestar atenção ao péssimo tratamento dado pelos lideres indianos aos funcionários brasileiros. Duvido que alguém se preocupe com isso, mas fica a dica.

Possui infra para crescer, mas precisa fazer funcionarem os valores que dizem possuir.

Analista de Sistemas

Barueri, SP

Prós: CLT Full e funcionários abaixo de gerente batem ponto com digital

Contras: Promessas de carreira e salários infundadas, não investe em treinamentos e processo de avaliação ineficaz

Conselhos para presidência: Tratar funcionários como os ativos mais valiosos para uma consultoria que é o que são. E não como números, demitindo pessoas por email com desligamento imediato sem avisar ninguém (gestores, próprio funcionário, etc..)

Deveriam ter pessoas de palavra e competentes comandando a empresa. e não efetivar analista diretamente para diretores ou dar funções e títulos de gerente por exemplo, a analista Sr. E analista Jr. sem experiência e sem preparo. (Sem promovê-los propriamente dito)

Analista de SuporteEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Cultura multinacional entre brasileiros e indianos em diversos projetos. Cada empresa cliente que a TCS suporta é considerado um projeto específico e você tem chances de ser realocado entre eles de acordo com sua expertise caso também tenha um bom gestor/mentor com essa visão.

Contras: -Baixo salário -Beneficios com valor abaixo do mercado ou são caros para pagar Poucos beneficios (VR descontado R$1 na folha, VT só com comprovação, AM/AO fracos e caros) -Ambiente corporativo na sede em Tamboré é desanimador e visualmente antiquado (quase depressivo) e vazio pelo tamanho do prédio (eles perderam grandes clientes alguns anos atrás e soube que estão "empatando" já fazem 3 anos aqui no Brasil, mas na sede na Índia está com lucros cada vez maiores a cada ano que passa. -RH/DP fraco (é difícil pedir ajuda) -Cultura de muito trabalho e baixo salário (Querem trazer o real cenário na India para o Brasil) - menos para quem é indiano nativo e tem cargo alto

Conselhos para presidência: Valorizem os funcionários, criem gestores indianos com a mentalidade e visão do trabalhador brasileiro.

Ridículo

Analista de Desenvolvimento JúniorEx-funcionário, saiu em 2016

Barueri, SP

Prós: Eventos mensais e diversidade, de resto é ruim, fazer o que.. não sei mais o que dizer não sei mais o que dizer não sei mais o que dizer não sei mais o que dizer

Contras: Sem plano de carreira, muita ilusão, descaso com funcionário, infraestrutura de péssima qualidade, só quem é diretor se da bem, end, é isso..

prós e contras

Prós: Boa remuneração. Apesar de se localizar em Barueri, possui esquemas de fretados em vários pontos de São Paulo e outras cidades.

Contras: Sendo uma empresa de T.I., é bastante​ atrasada tecnologicamente. Processos que seriam simples se tornam extremamente burocráticos por conta de má gestão, falta organização nos projetos, muitas vezes não possui estrutura para atendê-los​, plano de carreira não existe. A cultura do "quem indica" predomina sobre a capacidade técnica e se tornou institucionalizada.

Conselhos para presidência: Refletir sobre todos os pontos negativos apresentados.

Precisa melhorar.

Analista de Processos

Barueri, SP

Prós: Estar atuando na empresa GRUPO Segurador BBMAPFRE, escritório bem localizado, comunicação facil com a empresa, não ser muito atormentado quando prestando consultoria, vide contras.

Contras: Empresa muito engessada, muitas regras que impedem o crescimento profissional, completa falta de organização, falta de alinhamento com os funcionários, ausência de transparência, ausência do RH.

Conselhos para presidência: Valorizar os funcionários

Tata Consultancy Services (TCS)

Descrição:A Tata Consultancy Services (TCS) é uma empresa de serviços de tecnologia da informação que pertence ao Grupo TATA. É líder mundial em consultoria de TI, terceirização de processos de negócios e engenharia de serviços, atuando em 50 países e possuindo mais de 115 mil funcionários. No Brasil, país onde chegou em 2002, tem 1.400 profissionais e presta serviços para mais de 30 clientes.