Como é trabalhar na Tata Consultancy Services (TCS)?

Se dependesse da tcs para escrever esse titulo, estaria pendente de aprovação.

Senior Support Analyst

Barueri, SP

Prós: Oportunidades de crescimento. Por crescimento leia-se oportunidade de aprendizado, nao espere aumento de cargo/salario. Bom ambiente para se treinar o inglês.

Contras: Processos extremamente burocraticos e lerdos. Sistema de promoção existe somente no papel. Sobrecarga de trabalho constante. Projetos totalmente perdidos. Vc reporta para varias pessoas que são (ou não), seus superiores e de varias formas diferentes (retrabalho).

Legal para quem está começando.

Ex-funcionário, saiu em 2014

Prós: Possibilidades de aprender bastante coisa, muitos projetos novos, momentos propícios para que se crie uma boa estrutura de como TI funciona. Lugar legal para quem está começando.

Contras: Muita bagunça, liderança parece não ter muito pulso, muitas ações feitas meio que de forma desajeitada, sem muito pensamento, sem muito planejamento. Me foi dito que eu faria uma coisa, fiz por um mês, aí fui só caindo até que, pasmem, estava tendendo telefone no feriado do natal, ou melhor, fazendo nada, porque ficaram 3 pessoas paradas olhando pro teto. Nesse dia em especial foi a gota d'água. Fiquei pouco tempo na empresa.

Frustrated

Gerente de Projetos (GP) Júnior

Barueri, SP

Prós: Ambiente e amigos.

Contras: Não existe plano de carreira, salários incompatíveis com a função, só enrolam!

Conselhos para presidência: Não adianta dar conselhos.

TCS precisa de planejamento sério

Analista de SistemasEx-funcionário, saiu em 2016

Barueri, SP

Prós: A TCS proporciona muitas oportunidades de conhecimento inclusive internacional ("joga em fogueiras", sem qualquer suporte gerencial ou administrativo).

Contras: Embora tenha CMMI nivel 5, não faz "jus", empresa totalmente desorganizada, principalmente referente a gestão de pessoas (não há desenvolvimento de pessoas ou se importam com pessoas, muito menos re-alocação, acabou o projeto, "rua"). Esta é uma característica em todos os departamentos. Infraestrutura funciona, graças à "heróis", muito antiga e sucateada, sem investimentos.

Conselhos para presidência: Criar um plano estratégico sério com o olhar e investimento nas pessoas. Existe apenas o plano financeiro, visando lucro imediato visando o próximo mês.

Avaliação Empresa

Especialista de TelecomunicaçãoEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Reconhecimento mundial da empresa no mercado de TI Reconhecimento mundial da empresa no mercado de TI Reconhecimento mundial da empresa no mercado de TI

Contras: Falta de transparência com o funcionário Falta de transparência com o funcionário Falta de transparência com o funcionário

Muito ruim mesmo

Analista de SistemasEx-funcionário, saiu em 2008

Barueri, SP

Prós: Salários e benefícios pagos em dia. Estrutura organizacional boa. Atenção ao processos e preocupação com a documentação.

Contras: O funcionário alocado no cliente não tem apoio da empresa, fica sujeito as vicissitudes do terceirizador. Lidar com os indianos por si já é um ponto negativo. Falta de respeito à cultura e valores do Brasil.

Conselhos para presidência: Prestar atenção ao péssimo tratamento dado pelos lideres indianos aos funcionários brasileiros. Duvido que alguém se preocupe com isso, mas fica a dica.

Possui infra para crescer, mas precisa fazer funcionarem os valores que dizem possuir.

Analista de Sistemas

Barueri, SP

Prós: CLT Full e funcionários abaixo de gerente batem ponto com digital

Contras: Promessas de carreira e salários infundadas, não investe em treinamentos e processo de avaliação ineficaz

Conselhos para presidência: Tratar funcionários como os ativos mais valiosos para uma consultoria que é o que são. E não como números, demitindo pessoas por email com desligamento imediato sem avisar ninguém (gestores, próprio funcionário, etc..)

Deveriam ter pessoas de palavra e competentes comandando a empresa. e não efetivar analista diretamente para diretores ou dar funções e títulos de gerente por exemplo, a analista Sr. E analista Jr. sem experiência e sem preparo. (Sem promovê-los propriamente dito)

Empresa global gigante que se comporta como pequena

Analista Desenvolvedor

Barueri, SP

Prós: Café da Manha, Ambiente Agradável, Eventos Esportivos, Sociais e Culturais, Boa Localização (Alphaville), Oportunidade de Atuação em Projetos fora do Território Nacional (díficil, porém possível).

Contras: RH Problemático com Alta Rotatividade de Colaboradores, RMG (área conde recursos desalocados ficam) ineficiente, veriticais que não se conversam (contribuindo em partes com a ineficiência do RMG), Sistema de Avalição de Desempenho semestral/anual de colaboradores raramente são realizados corretamente, proporcionando atrasos no desenvolvimento profissional. Cargos mais baixos (Jovem aprendiz, Estagiário, Trainee e Júnior) são remuneados com valores bem abaixo dos valores oferecidos na média do mercado. Raramente oferece treinamentos presenciais de peso realizados fora da empresa para seus colaboradores (Se apoiam demais nas plataformas online internas de treinamento, muito raramente fecham turmas para treinamentos em empresas especializada em consultoria e treinamento em tecnologia como por exemplo a KA Solution).

Conselhos para presidência: Atentar aos processos internos e verificar como o RH está sendo conduzido pois a rotatividade é absurdamente alta para um RH. Investir pesado no RMG, centralizando todas oportunidade de projetos nesta área. Muitos recursos que estão desalocados acabam desligados da empresa mesmo tendo vagas disponíveis em projetos que são adequados aos perfis desses profissionais, por conta da ineficiência dos processos internos ligados ao RMG. Rever o modelo de verticais atualmente utilizado.

bagunça

Analista de Recursos Humanos (RH)

Barueri, SP

Prós: carreira, tamanho empresa, contato com estrangeiros, café da manhã todos os dias

Contras: investimentos em novos equipamentos e melhor tecnologia, organização, e RH com menos rotatividade

Conselhos para presidência: investir nos equipamentos e tecnologia, ter menos processos e burocracia que nunca funciona nada. ter informações consolidadas não perdidas

Analista de SuporteEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: Cultura multinacional entre brasileiros e indianos em diversos projetos. Cada empresa cliente que a TCS suporta é considerado um projeto específico e você tem chances de ser realocado entre eles de acordo com sua expertise caso também tenha um bom gestor/mentor com essa visão.

Contras: -Baixo salário -Beneficios com valor abaixo do mercado ou são caros para pagar Poucos beneficios (VR descontado R$1 na folha, VT só com comprovação, AM/AO fracos e caros) -Ambiente corporativo na sede em Tamboré é desanimador e visualmente antiquado (quase depressivo) e vazio pelo tamanho do prédio (eles perderam grandes clientes alguns anos atrás e soube que estão "empatando" já fazem 3 anos aqui no Brasil, mas na sede na Índia está com lucros cada vez maiores a cada ano que passa. -RH/DP fraco (é difícil pedir ajuda) -Cultura de muito trabalho e baixo salário (Querem trazer o real cenário na India para o Brasil) - menos para quem é indiano nativo e tem cargo alto

Conselhos para presidência: Valorizem os funcionários, criem gestores indianos com a mentalidade e visão do trabalhador brasileiro.

Tata Consultancy Services (TCS)

Descrição:A Tata Consultancy Services (TCS) é uma empresa de serviços de tecnologia da informação que pertence ao Grupo TATA. É líder mundial em consultoria de TI, terceirização de processos de negócios e engenharia de serviços, atuando em 50 países e possuindo mais de 115 mil funcionários. No Brasil, país onde chegou em 2002, tem 1.400 profissionais e presta serviços para mais de 30 clientes.