Como é trabalhar na Tata Consultancy Services (TCS)?

Analista de TIEx-funcionário, saiu em 2015

Prós: Empresa com salários na media do mercado, presença global, grande "player" do mercado. Boa politica de contratações, permitindo indicações diretas as vagas de trabalho.

Contras: Distanciamento total do RH, processo extremamente engessados presos a costume e conceitos da sede na Índia, existe esforço para corrigir isso mas sem sucesso ainda.

Ex Trainee > Analista Funcional

Analista Funcional Júnior

Prós: Presença global, projetos muito bons, beneficios são “ok”, pagam certinho até horas extras, a hierarquia da empresa é bem clara e como crescer lá dentro seguindo o plano de carreira. A empresa proporciona diversos eventos na sede, townhall, festas e comemorações.

Contras: Empresa muito grande, há pouquissimo contato com o RH (isso quando eles resolverem te dar atenção), tudo que você precisar vai demorar muito... a empresa é extremamente burocratica e tudo depende de 50 aprovações. O VR é o mesmo pra todo mundo independente da área da cidade que você fique alocado, o que as vezes pode ser dificil de almoçar bem com 22 reais por dia. A empresa e o RH prometem muito e não cumprem, se questionados, dizem que nunca foi prometido. Os gestores proximos a você não tem autoridade nenhuma para dar aumento, promoção e outras coisas que podem ser merecidas.

Conselhos para presidência: Menos burocracia, mais liberdade para os gestores cuidarem de suas equipes, um RH mais dinâmico e preocupado com o bem estar de seus funcionários.

Boa empresa, todavia sem perspectiva de crescimento profissional

Especialista de Redes

Barueri, SP

Conselhos para presidência: Foco nos funcionários lotados em clientes, politica mais clara de cargos e salarios

Ótima empresa

Desenvolvedor.NETEx-funcionário, saiu em 2015

Barueri, SP

Prós: Plano de carreira bem definido. Ótimo ambiente de trabalho, apoio no desenvolvimento dos funcionários. Sistema hierárquico bem definido......

Contras: A empresa é extremamente burocrática e com muitos processos, o que complica o bom andamento do dia a dia de trabalho, causando desperdício de tempo e foco.

Piso Salarial Baixo

Analista BPO Júnior

Barueri, SP

Prós: Oportunidade de aprendizado de trabalho,pois empresa onde ficamos alocadas oferece chance de crescimento profissional. Empresa pode ser boa lá fora.

Contras: Plano médico descontos absurdo,piso salarial baixo,muito de fala grande da empresa mais pouco se reconhece o trabalho. Funcionário alocado em empresa boa mais com diferença salarial.

Ótima empresa, com muitas oportunidades de crescimento profissional e pessoal

Analista de Sistemas Pleno

Barueri, SP

Prós: Estimula o crescimento através de treinamentos e subsidia o custo de certificações, salario compatível com mercado, empresa grande com muitas oportunidades em diversas tecnologias e projetos.

Contras: Tenho 6 meses de empresa, não foi possível avaliar ainda pontos negativos, estou alocado em cliente onde meu contato maior é com a cultura da empresa no qual atuo.

Uma boa empresa para se trabalhar, mas seria excepcional se houvesse uma maior adequação ao mercado local

Analista de Recursos Humanos (RH)

Londrina, PR

Prós: Oportunidade de Aprendizado, acesso a lideranças, diversidade cultural, estrutura global, uso intensivo do inglês, flexibilidade de horário, nível alto de compliance em relação a controle e pagamento de horas-extra

Contras: Apesar de possuir várias iniciativas de RH muito interessantes, que são aplicadas a nível global, a empresa é bastante resistente em relação a adoção de práticas de mercado locais. Isso faz com que a empresa fique sempre atrás de outras empresas de T. I do mesmo porte em relação a benefícios, L&D e employee experience

Conselhos para presidência: Olhar com um pouco mais de atenção as práticas das empresas de T. I aqui no Brasil

Ótima empresa para adquirir experiência.

Pré-Vendas Trainee

Barueri, SP

Prós: A empresa disponibiliza muitos cursos de aperfeiçoamento em diversos assuntos, tem possibilidades de mudanças de áreas em diversos momentos. É ótima para pessoas com muitos conhecimentos técnicos.

Contras: Apesar da empresa dar muitas oportunidades, a questão de salários ainda é bem ruim. Pessoas podem entrar na empresa e passar por vários cargos diferentes sem alteração de remuneração.

Empresa não valoriza o funcionário

Estagiário de TIEx-funcionário, saiu em 2016

Prós: O campus da TCS em Pune possui ótima infraestrutura. O local é bem limpo e possui toda estrutura necessária para um bom desempenho profissional. O salário é compatível e até maior que o mercado.

Contras: Os gerentes de projetos possui certa indiferença ao funcionários no projeto. Todo processo de alocação é muito burocrático e é alheio à boa vontade dos setores envolvidos. Não há plano de carreira.

Conselhos para presidência: Valorização do profissional.

Neutro

Analista de Suporte Júnior

Vitória, ES

Prós: Benefícios, relacionamento com os colegas de trabalho, ticket alimentação, auxílio creche, job rotation, cursos obrigatórios, coordenação, gerentes.

Contras: Diferença salarial, plano de carreira não tem, não divulga vagas internas, é raro ter PL, cursos que não condizem com a nossa função.

Tata Consultancy Services (TCS)

Descrição:A Tata Consultancy Services (TCS) é uma empresa de serviços de tecnologia da informação que pertence ao Grupo TATA. É líder mundial em consultoria de TI, terceirização de processos de negócios e engenharia de serviços, atuando em 50 países e possuindo mais de 115 mil funcionários. No Brasil, país onde chegou em 2002, tem 1.400 profissionais e presta serviços para mais de 30 clientes.