Como é trabalhar na T-Systems do Brasil?

Neutra. Há grandes possibilidades de experiência, mas não há plano de carreira.

Analista de Suporte Júnior

Blumenau, SC

Prós: Ótimo ambiente de trabalho e possibilidade de crescimento. Empresa aposta em funcionários com idiomas como Inglês e principalmente Alemão. Tem programa de incentivo ao estudo de idiomas.

Contras: Porém o incentivo ao estudo de idiomas, no meu ponto de vista, é deficiente. A empresa poderia solicitar aos professores relatórios mais detalhados de desempenho dos colaboradores, e com isso apostar mais nos colaboradores que têm melhor desempenho. A taxa de evasão dos cursos de idiomas é grande! Outro ponto é o salário que destoa totalmente de qualquer indicativo vindo de pesquisas de mercado. Conseguir promoção nesta é empresa é outro ponto negativo, o reconhecimento ao profissional demora demais a vir.

Conselhos para presidência: Cobrar mais os gerentes e gestores. Principalmente com indicativos tangíveis, como relatórios de KPI (Key Performance Indicators) e pesquisas de satisfação com colaboradores mais freqüentes. As pesquisas de satisfação anual são muito sucintas e fazem com que muitos colaboradores esqueçam problemas importantes do passado para responder a pesquisa somente com questões pontuais que geralmente não poderão melhorar o ambiente de trabalho. Em resumo: monitorar e cobrar retorno dos projetos mensalmente, de forma hierárquica, fazendo auditorias periódicas deste processo.

Vale pela experiência

Técnico de Siporte e Sustentação IEx-funcionário, saiu em 2014

Blumenau, SC

Prós: Possibilidade de participar de projetos grandes; Experiência em uma empresa multinacional; Benefícios.

Contras: Funcionários não são reconhecidos; Muito difícil de conseguir aumento ou promoção; Ambiente de trabalho; Horários de trabalho ruim e sem flexibilidade, muitas horas extras.

Conselhos para presidência: Valorizar mais os funcionários, melhorar o ambiente

Fica bonito no CV.

Técnico de Siporte e Sustentação IEx-funcionário, saiu em 2013

Blumenau, SC

Prós: Empresa multinacional. Bons benefícios. Plano de saúde integral, não repassa coparticipação de exames e consultas. Vale refeição acima da média para Blumenau. Fica bonito no CV. Oferece oportunidade para projetos internacionais em algumas áreas.

Contras: A responsabilidade é alta para o salário que oferecem. Deveria alocar melhor os profissionais em cada projeto.

Conselhos para presidência: Prestar atenção nos profissionais que têm na empresa e dar mais chances a estes. Como mudança de área, promoção, etc.

Boa empresa, mas precisa melhorar muito o seu ambiente se quiserem funcionarios bem humorados.

Analista de Sistemas

Blumenau, SC

Prós: Processos bem definidos.
    Organização.

Contras: Pior ambiente de trabalho que ja vi (referindo a ambiente físico)
    Lugar sem estacionamento.
    Sem , janelas. Só tem parede, não tem um verde. Nao sabemos se esta caindo o mundo la fora, nevando, se esta chovendo ou se estamos sendo atacados, porquê enfim, nao temos visão do mundo lá fora (#cuba?)
    ar condicionado barulhento (isso irrita profundamente)
    Um banheiro para cada 300 mil funcionarios, mas ate ai, quem precisa de banheiro né? pff

Trabalhar na T-Systems é a realização de um sonho.

Juiz de Fora, MG

Prós: Destaco o comprometimento dos profissionais a busca pela satisfação do cliente. Este fatores aliados as oportunidades de crescimento fazem da T-Systems uma ótima empresa.

Contras: Por se tratar de uma empresa com atuação global,muitas das vezes sentimos no Brasil reflexos de problemas ocorridos no exterior, algo que muitos profissionais ainda não conseguem entender plenamente.

Conselhos para presidência: Eu diria que a presidência deve ouvir mais as equipes técnicas e que estão mais próximas aos clientes, ouvindo queixa e elogios, nosso feedback seria de grande ajuda para tomada de algumas decisões.

O reconhecimento e a importância com a qualidade de vida dos funcionários ainda tem muito o que evoluir!

Técnico em Suporte e Sustentação II

Blumenau, SC

Prós: Os únicos benefícios que considero pontos positivos na T-Systems Blumenau é o plano de saúde Unimed no qual não possui coopartipação e descontam apenas 50 reais por mês do seu salário. Outro ponto positivo seria a possibilidade de Home Office, mas tudo depende de quem é o seu Gestor. Além disso, não possuimos cartão ponto, por isso a empresa confia que você fará suas 8 horas por dia sem este controle. Não existe férias coletivas.

Contras: Não existe nenhum feedback semanal, mensal ou semestral sobre o seu trabalho. Os reconhecimentos financeiros são inexistentes, principalmente se você trabalha no projeto Offshore em Alemão e/ou Inglês. Se você quer um bom salário dentro da T-Systems Blumenau, entre na empresa pedindo um bom salário, pois depois disso os seus aumentos ocorrerão de 2 em 2 anos e serão no máximo 50 reais por mês (e isso para eles é considerado muito bom). As médias de salários são absurdamente menores do que a média do mercado atual. A empresa não possui estacionamento e a mensalidade para algum estacionamento perto do local é mais de 180,00 reais por mês, por isso adicione isso no seu gasto fixo mensal. O ticket restaurante só pode ser usado em restaurantes pertos do Shopping Neumarkt, nunca em mercados. Não existe opção de Ticket Restaurante ou Alimentação, além disso eles descontam 80 reais do seu salário para conseguir entregar um Ticket com 440,00 reais por mês. Provavelmente em 99% dos casos você entrará em um projeto com "gestores" péssimos, que não possuem estudo ou graduação nenhuma na área de TI ou na área de gestão de pessoas ou projetos. Para subir de cargos na T-Systems será necessário pedir isso ou puxar o saco. A área de recursos humanos da T-Systems Blumenau não existe, nem nunca existiu. Na minha visão a área de Recursos Humanos deveria ser chamada de "Departamento de contratações e demissões", acredite, nunca conte com eles para nada a não ser que seja para pedir demissão.

Conselhos para presidência: Acreditem, ignorar o quanto as pessoas estão ganhando financeiramente dentro da empresa não é a melhor opção, vocês estão perdendo bons funcionários com qualidades ótimas para outras empresas. Além disso, inserir pessoas completamente despreparadas como "lideres" de projeto só vai fazer a empresa afundar ainda mais, pelo menos ensinem e paguem cursos sobre como se deve "lidar" com os funcionários no qual eles deveriam liderar. O RH tem muito o que melhorar e aprender a valorizar a qualidade de vida e a motivação dos funcionários dentro da empresa. Palestras e reconhecimentos no geral (não digo aqui apenas financeiros) são importantes e fazem funcionários melhores. Dizer que "não temos dinheiro" para organizar uma festa por ano para os funcionários chega a ser um exemplo absurdo, afinal quem quer corre atrás e consegue, e os funcionários também não se incomodariam em ajudar financeiramente... acredite! RH não deveria realizar apenas contratações e demissões.

Boa empresa para começar, mas se quer ganhar bem, saia dela e volte mais tarde

Técnico de Suporte III

Blumenau, SC

Prós: Ambiente de trabalho, colegas, horário bom, não precisa passar o cartão ponto, pode sair da empresa pra resolver assuntos particulares, não é tão pressionado quanto outras empresas, etc.

Contras: Dificuldade pra conseguir aumento, máquinas extremamente antigas para um ambiente de tecnologia, deveria ser exemplo e ter máquinas sempre novas.

Conselhos para presidência: Valorizar mais os funcionários antigos. Não deveríamos precisar ficar implorando aumento. Poderiam perceber se tocar sozinhos quando o funcionário já está precisando de aumento, ainda mais quando os feedbacks (registrados em ferramenta) já indicam só elogios.

Alemã de 1a categoria!

ProgramadorEx-funcionário, saiu em 2014

Blumenau, SC

Prós: Carga horária de apenas 40h semanais (sindicato da categoria = 44h); Profissionais bem qualificados e vestem a camisa da empresa (são "T"); Excelente pacote de benefícios; Possibilidade de viagens internacionais; Infraestrutura moderna e escritórios bem planejados.

Contras: Colaborador enfrenta dificuldade em mudança de área/projeto; Falta de transparência em processos seletivos internos; Falta de transparência na seleção de colaboradores para cursos de línguas.

Conselhos para presidência: Já faz tempo que a ociosidade de recursos incomoda os colaboradores. Já passou o momento de vocês agirem.

Gosto muito da política da empresa, sinto por alguns gestores.

Analista de Suporte Técnico

São Bernardo do Campo, SP

Prós: Sempre buscando aprimoramento, sempre olhando para frente, sempre ouvindo, sempre dando oportunidade.

Contras: Alguns gestores atrasados no tempo, dificultando e até impedindo o progresso e aplicações de normas atuais ou modernas aos quesitos de atendimento e crescimento tanto empresarial quanto humano.

Conselhos para presidência: Alguns gestores não estão preparados para o mundo moderno, ficaram estacionados em conceitos truculentos do passado e não conseguem ser exemplo e acabam virando piada interna, sem expressão idéias inovadoras e sequer conseguem encerrar e realidade ou até aceitar algumas diretrizes da empresa, chegando ao cúmulo de dizer "eu acho isso uma besteira, mas já que veio de cima fazer o que..."
    Olhem para os seus gestores, nem todos vestem a camisa como dizem que vestem, por baixo usam outra.
    Eu tenho muito orgulho de ser T-Systems.

Oportunidade de conhecer e aprender a trabalhar em uma multinacional e como tratar com o cliente.

Prós: No local que trabalho não tenho prós da empresa.
    Acredito que outros setores tem uma gestão melhor, pois alguns colegas de outros setores na T-Systems falam muito bem dos seus gestores.

Contras: Não tenho intensivo de crescimento nem treinamento no meu departamento.

Conselhos para presidência: O departamento responsável por fiscalizar as equipes/departamentos deveriam focar um pouco mais nas equipes que trabalham internamente nos clientes(Front Office). Funcionários antigos não recebem oportunidades, e novos funcionários são contratados para cargos acima, criando desanimo e intrigas nas equipes.

T-Systems do Brasil

Descrição:Com uma infraestrutura global de data centers e redes, a T-Systems opera com Tecnologia da Informação e Comunicações (ICT) para corporações multinacionais e instituições do setor público, bem como com soluções integradas para o desenvolvimento e o gerenciamento de aplicativos e serviços, visando adicionar um valor significativo aos negócios dos clientes de todo o mundo. Como uma das principais parceiras globais da SAP, a T-Systems provê serviços de gestão, tecnologia e outsourcing para mais de 3,4 milhões de usuários SAP no mundo, sempre comprometida com a inovação. Possui hoje 48,2 mil colaboradores em mais de 20 países, com faturamento de EUR 9,2 bilhões em 2011.