Como é trabalhar na Synergia - Engenharia de Software e Sistemas?

Um grande potencial desperdiçado

Analista de Sistemas DesenvolvedorEx-funcionário, saiu em 2017

Prós: Uma das poucas empresas em BH que executa corretamente o ágil. Um ótimo lugar para se começar a carreira. Local com um concentração enorme de pessoas que têm um conhecimento enorme. Pouca pressão(pode ser ruim dependendo do ponto de vista) e uma boa flexibilidade de horário. Uma ótima oportunidade para quem está fazendo mestrado.

Contras: A empresa perde muito com a sua diretoria que é composta por professores da UFMG e que têm um pensamento antiquado que muitas das vezes prejudicam a empresa. O marketing é muito ruim, praticamente não existe propagandas da empresa o que dificulta a chegada de novos projetos. A empresa possui apenas um projeto de grande relevância e alguns de pequena relevância. O fato de estar dentro da UFMG por um lado é bom, mas por outro dificulta muito, pois a empresa não têm uma autonomia própria. Não existe um plano de carreira para que os colaboradores se motivem a melhorar. Para se conseguir um aumento, é necessário implorar e muitas das vezes expor sua vida pessoal. A infraestrutura é muito precária, cadeiras quebradas e sem local de descanso. O site é péssimo para uma empresa que se diz referência no que faz. A empresa até têm pessoas com muita vontade de a melhorar, no entanto elas acabam se desmotivando e saindo ao longo do tempo. Um ótimo lugar apenas para começar a carreira.

Conselhos para presidência: Melhorem a infraestrutura, criem planos de carreiras atrativos para que não haja perca de talentos, deem mais autonomia aos seus funcionários, melhorem o marketing e o site.

Excelente empresa

Analista de Desenvolvimento I

Prós: A equipe é excelente, o ambiente é muito agradável, as tecnologias utilizadas são muito atuais. Aqui impera a colaboração e o auto gerenciamento.

Contras: Eu posso dizer que a remuneração não é condizente com o mercado e está sempre aquém do desempenhado. A diretoria faz parte do DCC da UFMG e fica um pouco distante da realidade das equipes.

Um boa empresa para se desenvolver

Prós: A liberdade de horário e a proximidade com o ambiente acadêmico são diferenciais. Além disso, possui uma equipe jovem e de alta capacitação técnica.

Contras: As instalações poderia ser melhoradas, trazendo um pouco mais de conforto para os times. O ambiente entre as pessoas é muito bom o local poderia refletir esse ambiente melhor.

Ótimo lugar para começar a trabalhar, péssimo lugar para construir uma carreira

Analista de DesenvolvimentoEx-funcionário, saiu em 2017

Contras: A política salarial e a falta de um setor de recursos humanos é a pior parte. A ausência total de um planejamento de carreira de longo prazo também prejudicam o ambiente de trabalho.

Conselhos para presidência: Melhorar a política salarial e de carreira.

Synergia - Engenharia de Software e Sistemas

Prós: A empresa trata o estagiário da maneira que se deve, entendendo que o estágio é feito para o aprendizado e formação de um novo profissional. Outro ponto positivo é a qualidade técnica de toda a equipe, que é acima dos padrões.

Contras: Salário abaixo do mercado e deixa a desejar na questão do Marketing. A empresa possui funcionários muito qualificados e com um marketing mais poderoso poderia atuar em grandes produtos com muito sucesso.

Conselhos para presidência: Melhorar o Marketing e melhorar a folha salarial dos empregados.

É uma boa empresa para começar.

Prós: É um bom lugar para começar na área de desenvolvimento de software, com profissionais qualificados e dispostos a compartilhar conhecimento. Tecnologias novas. Processos organizados.

Contras: A empresa não tem muitos projetos, sendo assim a possibilidade de continuidade do estagiário pode ser comprometida. Os salários são abaixo do mercado.

Conselhos para presidência: Melhorar o marketing da empresa para conseguir mais projetos.

Empresa muito boa para trabalhar, tem alguns pontos negativos mas o custo benefício é excelente.

Analista de Desenvolvimento

Prós: Horário flexível, ambiente agradável, projetos interessantes com boas oportunidades de aprendizado e crescimento profissional. Localização dentro da UFMG facilita muito a vida de quem quer/precisa trabalhar e estudar.

Contras: Salário abaixo do mercado e não há um plano de carreira definido. Todo aumento salarial requer uma conversa com o responsável por isso. Se por um lado é positivo negociar o salário diretamente com quem te paga, por outro, é uma situação bem incômoda.

Avaliação de Satisfação empresarial.

Analista de Prospecção

Prós: Ambiente de trabalho e oportunidade de crescimento profissional. Devido ser uma empresa pequena, a interação entre os departamentos é muito boa. A diretoria é acessível e de fácil trato.

Contras: Os processos não estão desenhados, ocasionado retrabalho. A comunicação é falha. Os departamentos não estão comprometidos com o mesmo objetivo.

Nem boa nem ruim

Engenheiro de Software

Prós: Flexibilidade de horários, ambiente muito bom, trabalhar dentro da UFMG. Normalmente a equipe é muito boa e qualificada e disposta a colaborar.

Contras: O salário é abaixo do mercado. Não existe política de progressão de carreira e a política de recursos humanos é muito simplória. Trabalho com tecnologias antigas ou já superadas no mercado

Um bom lugar pra aprender

Desenvolvedor

Prós: Ambiente tranquilo, flexibilidade de horário, localização (dentro campus UFMG). Realmente é uma empresa que não impõe pressão por prazos, desempenho, etc... É onde se usa o SCRUM de forma bem madura e consolidada. Facilidade de se matricular em cursos de Pós por estar na universidade.

Contras: 1- Infraestrutura: Cadeiras quebradas e política de TI super engessada e antiquada. Realmente eles pararam nos anos 90. 2- Resistência à mudanças: Só recentemente que a empresa passou a adotar tecnologias mais modernas como Git, Meteor e React. Mesmo assim, a gerência (composta de professores, eu acho) custou a aceitar as mudanças. 3- Falta de política salarial. Essa é a maior incoerência da empresa. Há pessoas que recebem altos salários, mas que não atuam na atividade fim da empresa. Enquanto outras, que são peças mais "vitais" recebem um salário bem menor. Além disso, não adianta você se preparar, capacitar e aprender novos métodos e tecnologias. Caso você queira algum aumento, você tem que quase implorar ao diretor, o que na minha visão, é muito constrangedor. Tentar provar seu valor para uma pessoa que, simplesmente não se importa, além de ser frustrante é desmotivador. Ainda mais quando se sabe dos altos salários de pessoas que passam o dia inteiro no whatsapp, sem fazer nada.

Conselhos para presidência: Criem uma política salarial e de progressão baseada em resultados. Deixem a equipe técnica decidir qual tecnologia usar. Isso não deveria ser atribuição dos professores

Synergia - Engenharia de Software e Sistemas

Descrição:O Synergia é o laboratório de Engenharia de Software e Sistemas do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atuando em ensino, pesquisa e extensão, pela busca constante de novas metodologias e tecnologias, oferecendo Desenvolvimento de Sistemas, Implantação de Processos, Consultoria em TI e Treinamentos diversos para órgãos públicos e empresas privadas.